Connect with us

Colunistas

2 anos de Batman vs Superman – Se o filme fosse do Scorsese seria elogiado

Edi

Published

on

LOJA DC 4

Muita coisa mudou, muita coisa! Batman vs Superman completa dois anos e eu vi o filme pelo menos 4 vezes, juro que o filme não me agradou tanto quanto a versão estendida (tópico deste artigo), mas muita gente, mesmo que indiretamente deve a esse filme, inclusive nós do Cabana do Leitor. 

Antes de Batman vs Superman, o que era o site Rotten Tomatoes? Na verdade, eu mesmo só ouvia falar, mas não precisava entrar nele para fazer qualquer matéria. Jamais a crítica ganhou tamanho protagonismo como no advento de Batman vs Superman, até hoje se usa a critica para se justificar uma opinião, qualidade dos filmes da Marvel e DC. Hoje,  é medida pelos números do site agregador de críticas. E veículos como Omelete, CinePop, Adoro Cinema e, até mesmo Cabana do Leitor, se vêem quase obrigados a postar sobre as notas deste site sobre qualquer firme, para ajudar (ou manipular) a opinião do público sobre determinado filme ou série.

Certa vez estava conversando com um colega de determinado veículo do mesmo segmento que o meu, maior que o CDL e hoje faz seus vídeos solos. Estávamos falando de Watchmen – O Filme, e ele disse o seguinte “Coisas acertadas em Watchmen, Zack Snyder fez sem querer…” e então eu indaguei “Quer dizer que Zack Snyder quando acerta é sem querer e quando erra a direção dele é ruim? Sério? Está tirando todo o mérito do cara até nas coisas que ele faz e você gosta?”- este meu amigo se calou contemplando a opinião errada que tinha… Igual a ele, existem muitos por aí que odeiam o trabalho de Zack Snyder, mas não percebem que o diretor tinha esses mesmos fetiches em 300 – filme que abarcou uma aclamação popular, mas hoje você detona, porque descobriu opiniões que considera melhores que sua…

Hoje, veículos se preocupam mais em trazer pessoas que sejam fãs de quadrinhos para fazer críticas especificas, apesar disso ser um avanço, fica complicado. Acho que os maiores haters dos universos de heróis são os próprios fãs de quadrinhos. Quer apostar? Os próprios fãs da DC acham que Shazam será um lixo porque viram UMA LOGO, e determinaram que por isso todo o filme será um lixo. Tivemos muitos fãs da Marvel desmerecendo Pantera Negra, porque é um filme que fala sobre representatividade “ah, não curti…”, – sério? A gente já tem tanta oposição no Oscar, entre os críticos deuses do cinema, que complica. O que mais me entristece é saber que talvez nunca mais (ainda mais depois agora de a Disney ter comprado a Fox), a gente vá ver um filme de quadrinhos como esse.

A grande verdade é que o filme se torna cult e muito bom quando o crítico ler os créditos, se no final de Batman vs Superman aparecesse “Direção de Martin Scorsese”. Se isso estivesse exposto, com certeza seria estudado na Escola de cinema Darcy Ribeiro.

LOJA DC 4
Comments