Connect with us

Livros

Dia das Crianças | 5 livros que toda criança deveria ler

Rachel Guarino

Published

on

LOJA DC 4

Livros são como um portal para outros mundos, outras dimensões. Um livro pode te levar a outros países em questão de segundos, te fazer mergulhar em grandes aventuras e histórias, além de trazer informações essenciais. Dessa forma, é muito importante que o hábito da leitura comece desde criança.

Os livros estimulam a criatividade, imaginação, inteligência, além da capacidade verbal e de concentração das crianças. Pode também aumentar a habilidade em escutar, desenvolver seu sentido crítico, além de criar alternativas de diversão e prazer. E o mais importante: aumento da sua curiosidade com as coisas do mundo.

São muitas as vantagens de começar o hábito de leitura desde cedo, estimulando a leitura desde a infância. Pensando nisso, separamos 5 livros que toda criança deveria ler e, assim, começar sua jornada literária.

  1. Saga Harry Potter

Não há uma pessoa que não conheça a história do bruxo mais querido do mundo. A obra de J. K. Rowling conta a história de Harry Potter, um menino que no seu aniversário de 11 anos descobre ser um bruxo e que irá estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. São 7 livros no total, e a cada um, novas aventuras e desafios aparecem estimulando a nossa imaginação. Repleto de magia e personagens fantásticos, com certeza, são livros que toda criança deveria ler.

  1. Percy Jackson e os Olimpianos

E quem não conhece a história do filho do deus Poseidon? A saga de Rick Riordan centra a trama em Percy Jackson, um garoto que com seus 12 anos descobre que é um semideus (filho de uma humana com um deus do Olimpo, no caso, Poseidon, o deus do mar) e vai passar as férias no Acampamento Meio-Sangue, junto com outros semideuses. A partir de um roubo de um artefato muito importante para Zeus, deus do céu, dos raios e das tempestades, uma série de aventuras se desencadeia. Os 5 volumes da série mistura mitologia grega com século XXI e mostra para as crianças como elas podem fazer parte de uma aventura por conta própria.

  1. O Pequeno Príncipe

Considerado um clássico da literatura, sendo o terceiro livro mais vendido do mundo, O Pequeno Príncipe, mesmo narrado por um adulto, é direcionado primordialmente às crianças, mais especificamente à infância. Através de um pequeno habitante do asteroide B 612, leva o leitor a olhar para o próprio planeta e as coisas boas oferecidas e como deixamos de lado em prol das dificuldades da vida adulta. Antoine de Saint-Exupéry deixou um livro que marcou toda uma geração, e ainda marca, com suas mensagens de otimismo, simplicidade e amor, afinal, “o essencial é invisível aos olhos”.

  1. Onde vivem os Monstros

Um livro que mostra a dualidade entre a liberdade almejada pelas crianças e a autoridade dos pais. O garoto Max, com sua fantasia de lobo, faz uma malcriação tão grande para sua mãe, que é mandado para o quarto sem jantar. Lá, ele embarca em uma aventura em direção à ilha onde vivem os monstros e só há uma regra nesse lugar: não há regras. Max então fica livre para fazer o que bem entender. Tudo vai da melhor forma possível até apertar a saudade de casa e aí que entra a dúvida sobre suas escolhas. Maurice Sendak narra de forma simples e imaginativa os sentimentos e emoções que são silenciados na infância.

  1. Extraordinário

“Não julgue um menino pela cara” e é com essa frase que o livro traz uma mensagem tão forte, inteligente e sensível, destinado à todos os públicos, mas principalmente, às crianças. August Pullman, mais conhecido como Auggie, é uma criança que nasceu com uma síndrome genética, que fez com ele que passasse por severas cirurgias faciais, resultando em um rosto um tanto quanto diferente. Auggie sempre estudou em casa até os 10 anos, quando os pais resolveram colocá-lo em uma escola particular em Nova York. A partir daí, ele segue com uma missão de suma importância: convencer seus colegas que ele, apesar da aparência incomum, é um garoto como qualquer outro. A obra de R. J. Palacio é um livro lindo com um personagem cativante e com uma mensagem impactante.

LOJA DC 4
Comments