Connect with us

HQs

5 Adaptações de Alice no País das Maravilhas que você precisa conhecer

LOJA DC 4

Mesmo depois de ter completado 150 anos da sua primeira edição, Alice no País das Maravilhas continua sendo uma obra icônica da literatura. Atemporal, o conto cultiva milhares de fãs pelo mundo, de todas as idades, o que rende vendas certeiras à cada novo relançamento.
Um sucesso desse não poderia ter outro destino que inspirar dezenas de escritores e aspirantes à adaptar a história tão querida da menina Alice seus amigos exóticos, em formatos e cenários tão inusitados quanto a versão original.

Eu, como uma das apaixonadas pelo clássico, não perco a oportunidade de obter um mashup da obra, o que acredito que seja a vontade também de todos os fãs; por isso, listo algumas que acredito cativar à todos, assim como comigo:

O lado mais sombrio - Cabana do LeitorO lado mais Sombrio
A. G. Howard

Como o próprio nome sugere, essa versão mostra um País das Maravilhas mais dark, com criaturas por vezes assustadoras e nem um pouco receptivas. Dessa releitura, nem mesmo o Coelho Branco e o Chapeleiro escaparam, e viraram personagens esqueléticos, desmembrados e macabros.
O livro conta a história de Alyssa Gardner, tataraneta de Alice; que no mundo real, convive com o desprezo e bullying das pessoas à sua volta, pelo histórico de insanidade das mulheres Liddell. A “maldição” começou com Alice, e perdura até os tempos atuais, levando sua mãe, Alisson à ser internada num hospício. Alyssa teme que tenha o mesmo fim que a mãe, por isso, esconde do mundo seu dom de ouvir os pensamentos das plantas e animais. Mas o que ela não esperava, era que a chave para salvar ela mesma e sua mãe da “maldição”, estaria no próprio País das Maravilhas; bem como a revelação de vários segredos do seu passado.
A autora disse ter se baseado no estilo de Tim Burton. O livro foi um sucesso de vendas aqui no Brasil e no exterior, e conta com uma sequência já traduzida para o português, o Atrás do Espelho. Esperamos mais dois livros da saga chegar aqui, são eles Ensnared Untamed.

O lado mais sombrio saga - Cabana do Leitor

Alice no país das Armadilhas - Cabana do LeitorAlice no País das Armadilhas
Mainak Dhar

Zumbis em Wonderland? Porque não?!
No futuro, a Terra foi devastada por um ataque nuclear  e boa parte da sua população se transformou em Mordedores, mortos-vivos que se alimentam de sangue e, com sua mordida, fazem dos humanos seres como eles. Alice é uma jovem humana de 15 anos que mora no País das Armadilhas, nos arredores da cidade que um dia foi Nova Déli, na Índia. As coisas mudam quando Alice decide seguir um Mordedor por um buraco no chão: ela descobre a estarrecedora verdade por trás da origem das criaturas e se dá conta da profecia que ela mesma está destinada a consumar — uma profecia que se baseia nos restos chamuscados do último livro encontrado no País das Armadilhas, uma obra chamada Alice no País das Maravilhas. Alice no País das Armadilhas pode parecer só mais uma história de zumbi, mas é uma metáfora instigante de como tendemos a demonizar aquilo que não compreendemos.

Alice no País dos Corações - Cabana do Leitor Alice no País dos Corações
QuinRose | Soumei Hoshino

Claro que um sucesso tão grande como Wonderland não poderia escapar de ter uma versão em Mangá.
Alice Liddell é uma garota insegura que se vê arrastada para uma situação bem bizarra: enquanto cochilava ela é levada por um homem-coelho chamado Peter White, para um estranho e perigoso mundo de fantasia conhecido como Wonderland. Lá ela encontra uma galeria de personagens carismáticos e totalmente misteriosos que parecem sempre estar escondendo segredos obscuros. Longe de ser um lugar pacífico, Alice descobre que o poder de Wonderland está sendo disputado por diferentes grupos e essas facções estão prestes a ter sua disputa abalada com a chegada da garota que apenas quer voltar para casa. Porém, confiar em qualquer um dos habitantes de Wonderland pode ser um erro fatal, já que esse país das maravilhas mais parece um tabuleiro insano, onde Alice se encaixa como uma peça fundamental neste arriscado jogo!
Série completa em seis volumes com lindas ilustrações em preto e branco.

Rainha de Copas - Cabana do LeitorRainha de Copas
Colleen Oakes

Essa talvez essa a obra mais diferenciada dessa lista, pela história seguir uma linha diferente, focando em um novo personagem ao invés da própria Alice. Metade fantasia épica, metade conto de fadas distorcido, esta deslumbrante saga terá leitores vibrando com a natureza furiosa de Dinah e o devastar de sua ira no País das Maravilhas.
Esta é a história de uma princesa que se tornou uma vilã. A traição de um pai. Um Reino com um segredo obscuro. Uma princesa lentamente se desfazendo. Como princesa de um Palácio no País das Maravilhas e futura Rainha de Copas, os dias de Dinah são uma monotonia sem fim de chás, tortas e uma série de humilhações cruéis nas mãos de seu pai, o Rei de Copas. Conforme a coroação de Dinah se aproxima, uma sequência de eventos suspeitos e sangrentos sugere que há algo errado acontecendo nos extravagantes salões do País das Maravilhas. Cabe a Dinha desvendar os mistérios que se escondem dentro e fora do Palácio antes que ela perca a cabeça para o inimigo sagaz e sem rosto.

Alice no país dos Enigmas - Cabana do LeitorAlice no país dos Enigmas

Este livro, apesar de não ser uma obra litrária, contém desafios existentes na história de Lewis Carroll e alguns novos que se baseiam nos seus personagens. Os enigmas começam de nível fácil e vão gradativamente subindo para níveis mais difíceis. A edição é cheia de ilustrações e citações da obra original. Ótima opção pra quem gosta de jogos mentais.

Eu ainda sim, espero que cada vez mais obras adaptadas de Alice chegue até nós, um mundo tão diverso e abrangente, merece e incentiva a criação várias versões da história.

LOJA DC 4

24 anos, fotógrafa, Grifinória, apaixonada por livros principalmente de fantasia; de Harry Potter, Alice no País das Maravilhas à Crônicas de Gelo e Fogo.

Comments