Connect with us

Colunistas

Algumas pessoas acham que Senhor dos Anéis e Game of Thrones começaram em 2013

LOJA DC 4

*Este artigo é uma opinião pessoal, o Cabana do Leitor apenas abre espaço para seus editores e colaboradores expressarem suas opiniões.

O ator John Boyega fez uma declaração sobre a falta de diversidade de atores negros em Game of Thrones, segundo ele:

“Não tem nenhuma pessoa negra em Game of Thrones. Você não consegue ver uma pessoa negra em Senhor dos Anéis. Eu não estou pagando pra assistir o mesmo tipo de pessoa toda vez no cinema. Nós vemos pessoas de diferentes culturas e lugares todos os dias. Até se você for um racista tem que viver com isso. Nós podemos provocar as pessoas.”

A consideração do ator seria mais pertinente se ele dissesse “falta atores negros em destaque em Game of Thrones…”  pois atores negros existem na serie só não são protagonistas, até por que, na serie de livros, os negros também não são protagonistas, mas até mesmo a simples reclamação de não haver personagens negros é complicada, pois tanto o Senhor dos Anéis quanto Game of Thrones foram escritos em épocas anteriores as redes sociais, e problematização não era uma das formas de se chamar atenção no mundo (pelo menos, as pessoas não ligavam para isso na época), em Game of Thrones nem os escravos são negros, se eles fossem negros haveria reclamação. Se também levarmos em consideração que a serie se baseia em uma série de livros, acredito que os fãs destas respectivas obras (não os que conheceram a historia pela série, mas antes delas pelos livros) devem ser respeitados.

Algumas outras séries em determinadas temporadas não apresentam um negro sequer, talvez por que não façam tanto sucesso quanto Game of Thrones, mas as pessoas não questionam, porque o troco de tal argumento é simplesmente ganhar views e destaque, John infelizmente fala de algo que não parece ter visto, no caso de GOT e ignora a época que foram escritos, e o local de inspiração destes autores.

No caso de John Boyega, ele é rico, poderia ajudar na produção de uma série foda de fantasia somente sobre o senhor Ananci (um dos deuses africanos que a série American Gods aproveita brilhantemente), mas não, é mais fácil criticar o que está fazendo sucesso e ignorar o que posso fazer para melhorar isso. Apesar de criticas serem feitas para aprimorar nosso trabalho, devemos entender que criticar algo que faz sucesso hoje, mas foi feito em um contexto de época diferente, é uma coisa tola.

LOJA DC 4
Comments