Connect with us

Colunistas

As filosofias por trás de Professor X e Magneto!

Diego Gustavo

Published

on

LOJA DC 4

O novo longa dos nossos Mutantes preferidos estreia hoje, e todo mundo conhece o Professor X e Magneto, revelados mundialmente pelas revistas dos X-Men, da editora Marvel Comics e de 2000 pra cá, pelos filmes da Fox. Mas vocês sabem o que serviu de inspiração para criação dos personagens? Não? Então senta aí que lá vem história.

Os personagens foram criados durante o movimento de direitos civis nos Estados Unidos. Charles Xavier foi baseado em Martin Luther King Jr., um pastor protestante e ativista político estadunidense que tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. O grande legado de King foi a busca pelo sonho de maior igualdade e harmonia, misturando elementos constitucionais e espirituais em sua oratória, inspirando assim, movimentos pela paz, igualdade de gênero, imigração e direitos gays.

professor x

Enquanto Magneto teve suas origens vindas de Malcolm X, um dos maiores defensores do Nacionalismo Negro nos Estados Unidos, e defendia que a violência não era uma barbárie, mas sim uma forma de auto-defesa, um meio legítimo de conquistas, pois todas as mudanças históricas se deram de maneira violenta. Na verdade, Malcolm recusava a igualdade racial e a integração à sociedade branca, defendendo o separatismo dos negros e afirmando que a violência era um recurso aceitável para a autoproteção.

Malcolm-X-and-Magento-570x320

Ambos lutavam contra a opressão pelas quais os mutantes passavam diariamente, mas Professor X escolheu lidar com isso de uma maneira pacífica e diplomática, enquanto Magneto usou força e uma forma mais agressiva.

LOJA DC 4

Prazer, Diego. Sou, apreciador de uma boa cerveja, eletricista em horário comercial e salvo o mundo como Calvo Vigilante depois das 20hrs. Vamos desbravar a nona arte juntos?

Comments