Connect with us

Colunistas

Dia Internacional da Mulher | Autoras Influentes que criaram personagens fortes e poderosas

LOJA DC 4

Não é apenas de personagens fortes que vivem as histórias dos livros, muitas delas há uma grande escritora por trás, afinal, não haveria forma de escrever sobre elas sem ter conhecimento do assunto. Nós selecionamos algumas autoras que consideramos as mais influentes na literatura atualmente.

Com gêneros diferentes e outros não tão diferentes assim, em épocas também diferentes, mas que por trás de cada cena ou diálogos, há algo que nos ensina e fortalece. Se não fosse por muitas dessas autoras, provavelmente, algumas pessoas hoje não teriam o hábito de ler.

Agatha Christie

Uma mulher aventureira que estava muito a frente de seu tempo.

Ainda que seus pais tenham feito de tudo para que ela seguisse carreira de cantora lírica ou pianista, Agatha Christie preferia os contos. Seus mais de 90 livros publicados, e traduzidos em todo o mundo, fizeram dela a Rainha do Crime e maior escritora de romances policiais de todos os tempos. Além dos consagrados contos e romances de mistério, Agatha ainda publicou seis romances românticos sob o pseudônimo de Mary Westmacott.

Um de seus personagens mais conhecidos é Miss Marple, uma senhora solteirona que vive no vilarejo de St. Mary Mead e atua como detetive amadora. Ela desvenda os mais intrincados mistérios, baseando-se apenas em seu profundo conhecimento da natureza humana. Junto com Hercule Poirot, é uma das mais famosas e amadas personagens de Christie.

Os livros mais populares da autora são: O assassinato no Expresso do Oriente, A Casa é Torta, Os Crimes do ABC.

Suzanne Collins

É uma escritora e roteirista de ficção científica e literatura infantojuvenil americana, conhecida pela trilogia Jogos Vorazes e criadora da protagonista Katniss Everdeen, uma personagem que representa a força da mulher, sem se deixar abalar pelas perdas, na verdade, sua tristeza a deixa sempre mais forte. Katniss é uma personagem que tanto homens quanto mulheres, respeita.

A trilogia Jogos Vorazes passou 300 semanas consecutivas na lista de best-sellers do New York Times desde a publicação em setembro de 2008, e também apareceu de forma consistente no EUA e em listas dos mais vendidos Publishers Weekly. Ele foi vendido em 56 territórios em 51 idiomas. Em 2010, Suzanne Collins foi nomeada para a lista das 100 pessoas mais influentes pela revista Time, bem como os artistas Entertainment Weekly da lista Ano.

Jojo Moyes

Jojo, 46 anos, é uma jornalista e escritora inglesa que atualmente possui 13 livros publicados. Em 2002, após ter o sua primeira história divulgada, ela resolveu desistir da carreira nos jornais para se dedicar a de romancista.

Seu romance mais conhecido, Como eu Era Antes de Você, conquistou o mundo inteiro e não apenas por ser mais um livro dramático, mas por mostrar a força, a generosidade e energia contagiante de Louisa.

Moyes é um dos poucos autores que ganhou o Prêmio de Romance do Ano da Associação de Romancistas duas vezes. Ela ganhou o prêmio em 2004, por A Casa das Marés e, em 2011, para A Última Carta de Amor.

Gillian Flynn

Uma escritora americana e crítica televisiva na Entertainment Weekly. Ela publicou quatro livros: Objetos Cortantes, Lugares Escuros, o fenômeno Garota Exemplar e O Adulto.

Flynn é uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, com mais de 200 mil exemplares vendidos no Brasil e publicados em vinte e oito países.

O que torna Gillian Flynn de muitas outras autoras, é o fato de suas protagonistas serem más, pois estava cansada de ver livros nas prateleiras de personagens boas e que só fazem o certo, é por isso que o livro Garota Exemplar se tornou um sucesso.

J.K. Rownling

É claro que iríamos falar da britânica Joanne Rownling… Mas o que dizer em poucas palavras, sobre essa autora que, todos da equipe de livros aqui do Blog admira muito? A autora que transformou vidas, que construiu personagens onde cada um de nós se identifica. Sim, estou falando da saga Harry Potter que, embora o personagem principal seja o Harry, nós nos deparamos com Gina, Hermione, Molly, Professora Minerva e Lily, mãe de Potter.

J.K. Rownling é um fenômeno e exemplo para muitas pessoas, inclusive, escritores. Uma autora que enfrentou preconceitos por ser mulher a escrever um livro e que não desistiu após receber 12 respostas negativas, e foi por causa de Harry Potter que despertou à muitas pessoas o interesse pela leitura de jovens e adultos.

Comments