Connect with us

cinema

Batman vs Superman – Como podemos levar a sério um crítico que vai assistir o filme com a camisa do Homem de Ferro?

LOJA DC 4

Sabemos que grandes sites se dividiram até agora sobre o filme Batman vs Superman: A Origem da Justiça. Mas sabemos também que, muitas dessas críticas negativas se referem simplesmente aos gostos pessoais dos críticos, transparecendo sobre o que realmente deveria ser o objeto da análise: O filme.

Eu até hoje me lembro da vez em que fui ver o filme do Lanterna Verde, coloquei poster do filme no meu quarto, no meu notebook, só faltou uma tatuagem, infelizmente o hype durou pouco, sai da sessão de cinema decepcionado. O filme prometia tanta coisa e no fim foi um tremendo fracasso, por mais que eu goste muito da DC não poderia ignorar que o filme foi ruim. Existe uma diferença entre ser militante e ser fã. Militante trata tudo como um verdadeiro fla-flu ou Corinthians vs Palmeiras, tem dificuldade de uma co-existência de quem pensa diferente, ver o mundo de forma diferente. Fã reconhece que seu objeto de glorificação é uma coisa linda, teme por variações do mesmo e tenta defender, mas quando não da, se cala, buscando entender porque aquilo não deu certo, o por quê da falha. Man of Steel foi um exemplo, enquanto para mim o filme funcionou super bem, para outros não foi uma coisa tão boa assim.

O crítico ou a pessoa que vai ao cinema por algum site, tem que entender que geralmente ela ou ele não é crítico de cinema profissional (não são formados em cinema ou, ás vezes, nem é muito fã daquele personagem que está sendo representado na tela), assim vimos um grupo de pessoas que não gostaram de Star Wars: O Despertar da Força, mesmo que a maioria dos fãs gostaram (no fim isso que importa), mas seria completamente anti-ético ir com uma camisa de Star Trek durante a sessão, ora estou ali como representante de um veículo de comunicação, não como membro de uma gangue de pivetes na internet. Tenho que jogar fora durante o filme tudo aquilo que não pertence aquele universo e assim auto-examinar o mesmo, com uma linha tênue de retidão, moralidade e ética profissional.

batman_v_superman__dawn_of_justice_wallpaper_by_touchboyj_hero-d90a58w

A Marvel não vai perder seu espaço de filme pipoca, porque felizmente a DC vem com outra proposta. Querer fazer disso uma guerra séria de facções ou simplesmente usar um veículo inteiro só porque o filme não vem com um selo Disney, é um jornalismo falso, sem comprometimento com a verdade. No CDL fazemos assim, convidamos fãs e não fãs para as estreias em que somos convidados, mas não espere uma ideia ridícula de mandar uma pessoa que não é fã da Marvel assistir um filme da mesma e vice versa. Alguns sites ou veículos não conhecem a credibilidade jornalistica, pois alguns somente saíram como VJs da MTV ou até mesmo mandaram uma pessoa ver um filme porque escreve bem, mas não sabe o que foi fazer naquela sessão.

Não é questão de defender uma crítica favorável ou não (até porque não esperava uma crítica boa do Lanterna Verde ou uma unanimidade por Man of Steel), mas não da para confiar em uma crítica que coloca Arrow com 100% de aprovação enquanto Demolidor teria 80% ou até mesmo um determinado crítico que vai com uma camisa do Homem de Ferro em uma Premiere promovida pela Warner do Batman vs Superman, vá ao cinema e confira você mesmo e simplesmente seja o crítico, para que você mesmo as questione depois.

Revisado por: Bruna Vieira.

LOJA DC 4
Comments