Connect with us

Livros

A Biblioteca Invisível, de Genevieve Cogman: um livro para os apaixonados por livros!

LOJA DC 4

“Até onde você iria para resgatar um livro?”

Assim que o livro, A Biblioteca Invisível chegou na minha casa, fiquei apaixonada. Eu não sabia muito sobre ele e fui pesquisar sobre a autora antes de começar a ler, por pura curiosidade. O livro veio com uma chave e quem o leu, vai entender a razão da existência dessa chave.O que me deixou mais empolgada com a história, ao ler a sinopse, foi descobrir que envolvia muita coisa que eu gostava em uma leitura: investigação, espionagem, mistério e fantasia, muita fantasia. Entretanto, essa série é uma fantasia para jovens-adultos. O que torna a ideia diferente e instigante.

Quando comecei a ler, achei que a história tinha a ver com a série de TV, The Librarians, mas descobri, logo em seguida que a história era completamente diferente, embora há algumas semelhanças. A série, a Biblioteca Invisível, é uma série para quem gosta de ler e é apaixonado por livros, seja eles raros ou não. Não foi difícil me identificar, não é?

Entretanto, acho que vocês devem estar se perguntando: esse livro é a respeito de que, aliás? O que significa A Biblioteca Invisível? A Biblioteca é diferente, não é como a que conhecemos, esta há passagens secretas entre cidades alternativas, que explico mais abaixo o que significa. Essa biblioteca invisível é especial, pois ela armazena livros raros e os protege para que não sejam esquecidos.

Como é um mundo diferente, não igual ao nosso, pois é um mundo criado pela autora Genevieve Cogman, mesmo que as cidades tenham os mesmos nomes que a terra, o mundo criado pela autora é um mundo alternativo, onde há várias “Londres”, “Nova Iorque” e muitas outras cidades, mas que em cada uma dessas cidades, embora tenham os mesmos nomes, as leis cientificas não são as mesmas. Havia cidades onde tecnologia, vampiro e outras criaturas coexistiam, mas em outras, isso não acontecia muito bem. Em cada “cidade” alternativa, algo diferente acontecia.

E como a Biblioteca tem o objetivo de proteger livros raros e totalmente únicos para que eles não fossem apagados da história de cada alternativo, foi incumbido a Irene a tarefa de encontrar o livro dos Irmãos Grimm (pois em cada alternativo, os livros não são iguais, embora escritos pela mesma pessoa), entretanto, ela não esperava que, ao chegar nesse Alternativo, pudesse encontrar o caos, que o defini ao meus olhos como estado de calamidade, ou seja, uma bagunça, tudo está fora de controle.

Irene, personagem inteligente e destemida, é uma Bibliotecária júnior, seu trabalho consiste em ir aos vários mundos alternativos recolher edições de livros que sejam importantes para a Biblioteca. Ela não pode interferir com esses mundos e precisa fazer o trabalho da forma mais objetiva e discreta possível.

Ao lado de seu “pupilo” Kai, um rapaz que há pouco tempo se tornou parte da “Biblioteca” e estava estudando para se tornar um Bibliotecário como Irene algum dia, eles vivem as mais loucas aventuras em tão poucos dias. São atacados por muitas criaturas que aparecem inexplicavelmente para atrapalhá-los em sua busca. Com muito mistério e alguns personagens cativantes como o Conde Vale, a aventura de Irene acontece.

O livro é conduzido de maneira lenta, tanto que em alguns momentos, achei a narrativa um pouco cansativa, mas nada que atrapalhasse o interesse para descobrir o que iria acontecer, onde estava o livro dos irmãos Grimms e quem era o misterioso Alberich.

Como é um livro com mistério e muita investigação, em alguns momentos, você se sente aflito para descobrir logo o que acontece e confesso que dei uma espiadinha na última página só pra descobrir, mas não adiantou muito, pois precisava ler todos os acontecimentos para entender.

O livro é bom, não chega a ser espetacular, pois mesmo que seja narrado de maneira lenta e tenha muitos detalhes, alguns que achei muito desnecessários e cansativos, ainda senti falta de algo, eu não consegui me conectar totalmente com a história, mas mesmo assim, quero ler os próximos livros. Quero muito saber qual vai ser a aventura de Irene, Kai e o senhor Vale agora que ela se tornou a bibliotecária responsável pelo alternativo do senhor Vale.

Curiosidades sobre o livro: 

  • 1º livro da série “A Biblioteca Invisível”
  • Já vendeu mais de 5 mil exemplares no Brasil desde seu lançamento em setembro/2016
  • “Melhores Ficções Científicas e Fantasias de 2016” – Barnes & Noble
  • “Melhores Livros de 2016” na categoria Ficção e Fantasia – Amazon.com

Este é o primeiro livro da série, A Biblioteca Invisível, que contém 5 livros e todos os outros serão lançados no Brasil pela editora Morro Branco em breve, aguardem!

LOJA DC 4

Escritora e devoradora de livros seja ficção, comédia, fantasia e muitos outros gêneros, o importante é a história prender sua atenção.

Comments