Connect with us

Livros

Bloqueio Criativo

Daniela Sadzinski

Published

on

LOJA DC 4

Como essa é minha primeira vez escrevendo para a Cabana Do Leitor eu não sabia muito bem sobre o que escrever e aceitei a sugestão de falar sobre um tema que é a causa dos pesadelos de muitos escritores jovens e experientes. Vou falar sobre: O Bloqueio Criativo.

Eu acredito que todo o escritor de verdade já tenha passado por isso pelo menos uma vez na vida, e quem passou sabe que é uma coisa muito chata. Você tem vontade de escrever, tem tempo para isso e quando você senta na frente do computador ou pega a caneta na mão não escreve nada e acaba depois de um frustrado por ter a sensação de que poderia ficar horas ali e nada aconteceria, você continuaria sem escrever uma linha.

É difícil dizer de onde vem o bloqueio literário, pois eu acredito que ele possa ter muitas causas, porém eu posso dar algumas dicas básicas que podem vir a te ajudar a evitar o bloqueio, ou sair dele.

Evitar um bloqueio pode ser mais fácil do que você imagina, basta apenas você seguir uma regra simples que é a de ler e escrever muito. Sim, parece óbvio, mas ler e escrever muito são as partes essenciais da vida de qualquer pessoa dedicada à literatura.

 

Tome a escrita como um exercício e, se possível, escreva todo o dia, mesmo que você não vá trabalhar naquele texto que é o seu foco no momento. Escrever muito vai fazer com que você desenvolva plenamente seu estilo, e ter um estilo bem definido além de aumentar a qualidade de sua escrita pode ajudar a evitar bloqueios.

Ler é outra atividade prioritária, pois nenhum escritor pode escrever sem conteúdo. Um escritor precisa ter um domínio sobre o quer vai escrever, para tal, a melhor maneira de se buscar esse conhecimento ainda é por meio da leitura de bons livros.DEPRESSÃO 2

Outro ponto da vida do escritor é o estudo, o escritor está sempre estudando e aprendendo. Não é preciso que você se torne um perito em teoria de literatura, contudo buscar o conhecimento básico sobre essa área é de grande valia se você almeja se tornar profissional e ter seu livro publicado. Existem muitos vídeos no youtube, feitos por escritores experientes que dão dicas e aulas para principiantes que são ótimos para criar uma noção do que é a teoria da literatura e as fontes que você deve procurar para saber a respeito.

Esses vídeos também podem ensinar outra coisa importante para evitar o bloqueio que é o planejamento, afinal um bom planejamento pode evitar qualquer bloqueio durante o processo de escrita. Quanto mais definida sua história estiver desde o início do processo menor será as chances do bloqueio acontecer, isso porque já tem o caminho a seguir.

Existem muitas maneiras de se planejar um romance e para que essa postagem não fique muito extensa não vou detalhá-las, muito menos sugerir que uma seja melhor do que a outra (estou longe de ser algum tipo de perita para fazer algo assim). O que você deve fazer é encontrar aquela que se encaixe a sua necessidade, pois o processo de criação é algo muito singular para cada escritor.

Ainda que você siga todas as dicas de leitura, escrita e estudo o bloqueio pode vir a acontecer, por isso agora vou dar algumas dicas que podem ajudar você a se livrar desse fantasma.

#1 – Reflita e procure descobrir sobre o motivo de seu bloqueio. Muitas vezes a história seguiu um rumo diferente do que o esperado no começo e esse pode ser o motivo (nesse caso o melhor é sentar e pensar qual é o rumo que você deseja para a história, voltar a parte do planejamento), outras vez a falta de concentração naquele momento pode ser a cauda do bloqueio.

#2 – Releia o que você escreveu e volte às raízes de sua inspiração. Reler o que você escrever é uma dica que eu vi em uma das minhas séries favoritas e que conservo desde então e sempre que estou meio desanimada com algo e releio para reencontrar minha inspiração. Espero que essa dica ajude também a muitos outros, mas se apenas reler não ajudar voltar a certos hábitos que tinha enquanto escrevia como ouvir uma determinada música ou estar em um determinado local pode ser que ajude. Procure inspiração nas pequenas coisas que acontecem em seu cotidiano, você pode se espantar ao ver o quanto elas podem ser grandiosas quando descritas da maneira adequada.

#3 – Relaxe! Essa talvez seja a mais importante das dicas, pois como qualquer forma de arte a escrita também precisa de tempo. Se mesmo depois de tentar de tudo você ainda não conseguiu voltar a escrever seu texto, talvez tempo seja o que você precise. Dê uma pausa naquele texto e se concentre em outros projetos literários.

No momento certo as palavras virão e não podemos apressar isso, deixar uma história de lado por um tempo não é errado desde que você não desista dela. Todo escritor precisa ser paciente, perfeccionista e persistente, aceitem esse conselho de alguém que já apanhou muito para aprender o caminho certo.

LOJA DC 4
Comments