Connect with us

Livros

Cinco motivos para você começar a ler S.

Quando eu era mais jovem, com meus 15 anos na escola, conheci um jovem chamado Oscar, ficamos amigos (até hoje somos). Ele vivia falando de um determinado livro chamado Livro de São Cipriano, dizia que era um livro que deveria ser evitado pois coisas estranhas aconteciam ao lê-lo. Hoje eu passei por um momento parecido, mas o livro não é mais São Cipriano, ele é S.,idealizado por J.J. Abrams.

São Cipriano não deveria ser temido por ser um livro ruim (no quesito de mal escrito), mas por tratar de questões místicas e esotéricas. S. é um tipo de livro que inicialmente devemos temer, mas por um motivo diferente, se você é o tipo de pessoa que não pode negar a si mesmo de resolver um mistério, S. será um banquete para você. Estas dicas que darei agora são para você começar a ler S. quando puder e principalmente tiver tempo, porque se não assim como eu, você poderá ter um grande problema, o de querer resolver todo o mistério o quanto antes.

Este livro não é para pessoas ansiosas

Cada detalhe lido em S. deve ter toda a atenção possível, citações a pessoas existentes na vida real são confundidas com pessoas fictícias criadas por Abrams, logo cada frase ou letra se torna um mistério, se tornando parte do quebra cabeça que se desenrola dentro do livro e fora dele. Além de oferecer três histórias que correm dentro do mesmo, S. ainda brinca com a nossa mente de maneira quase como um suspense psicológico.

Não se pode ler S. e simplesmente pensar que é um simples livro. Pois, não é.

Você não está lendo sozinho este livro

Poucos livros podem mexer com o seu psicológico a ponto de você se sentir como se estivesse realmente imerso dentro daquela história. Quando estava lendo S. não parecia que estava sozinho, parecia que estava ao lado dos personagens que conhecemos a margem de cada página; que eu estava ao lado deles enquanto discutiam sobre o paradeiro do autor desconhecido V.M. Straka. Era uma sensação muito esquisita, tendo em vista que o livro não é de terror.

IMG_3554-1024x682

Já experimentou ver Lost no escuro? Com S. a experiência de estar ao lado ou dentro de uma Iniciativa Darma ganha literalmente vida, isso é um ponto que vamos discutir agora no próximo item.

Este livro sai da estante e vai para o mundo real com pistas espalhadas em vários meios de comunicação

Para ler S. você precisa estar preparado. Várias pistas foram espalhadas em diversos veículos de comunicação, como Podcast do Itunes, YouTube, revistas…. vários foram os caminhos encontrados para se espalhar as pistas do livro pelo mundo.

capture-20160611-213230

Um dos casos mais emblemáticos talvez seja a da confissão de um dos personagens do livro que está no YouTube. A Confissão de Summersby? Foi colocada no site no dia 28 de outubro de 2013, um dia antes do lançamento de S. nos EUA. Na descrição do vídeo temos a seguinte mensagem. “Eu não posso revelar onde essa gravação foi encontrada, por favor não entre em contato comigo. O livro que está saindo está faltando alguns detalhes importantes que alguns de nós tem conhecimento há muitos anos. Eu precisava desta gravação para ser ouvida”.

Um perfil no Tumblr com o nome de The Ilsa Files que, de maneira estranha ficou fora do ar, foi postado dias antes do vídeo ser publicado, o link para o vídeo trazia a seguinte frase:

“Isto foi descoberto por alguém e pode ser uma confissão gravada por Victor Martin Summersby. Supostamente ele tinha um fascínio como ocultismo e desapareceu de repente em 1951. Se isso for verdade, então você pode datar esta gravação àquela época”.

Ou seja, ainda existem uma gama de pistas que ainda não foram descobertas.

Objetos

Como se não bastasse, S. ainda vem dentro de si com uma variedade de objetos e matérias que fazem parte do livro e de sua história. Cartas, bilhetes, guardanapos… Ao todo são mais de 20 objetos que se compreendem por dentro da obra. Vale o destaque a editora Intrínseca para elaborar a obra, pois foram dois anos de preparação para o lançamento dele no Brasil. Talvez com essa foto você possa entender melhor o que estou falando.

anexos-1024x682

S. é exigente

Não adianta, S. não é um livro para se ler com pressa, no avião, no metro, no ônibus. S. é uma obra de arte, não um livro qualquer, é uma experiência que sai das folhas de papel e viajam até o seu subconsciente. Simplesmente é um livro para ser vivido, não simplesmente lido.

Para as pessoas que gostam de mistério e experiências fora do comum, S. é a melhor escolha. Simplesmente é um livro único, feito para pessoas com hábitos exigentes. O livro parte do seguinte principio: “Você consegue me desvendar?”. A ideia de S. é bastante parecida com a ideia de Lost.

J.J. Abrams foi colocando um monte de coisas e no fim parece não saber resolver ele mesmo este mistério, ou será que se pode resolver? Será que ele parece ser tão complexo e tão simples ao mesmo tempo? Ta aí, não é porque Lost teve um fim, que parece não ter explicado tudo, que não signifique que tudo já estava resolvido e, talvez, ao não prestarmos atenção em algo perdermos a resposta para os seus mistérios? Por isso que S. é incrível, não sabemos tudo ou já sabemos de tudo, mas não prestamos atenção a ponto de desvendar.

Revisado por: Bruna Vieira.

Continue Reading
Click to comment

Basta usar o cupom CDLLOJADCCOMICS

O CDL é hospedado pela DreamHost

Copyright © 2018 Cabana do Leitor.