Connect with us

cinema

Como Eu Era Antes de Você – “Prepare o coração e a caixinha de lenços”

Daniele Soares

Published

on

LOJA DC 4

Como Eu Era Antes de Você é um romance adaptado do livro homônimo da autora Jojo Moyers. O filme conta a história de Louisa (Emilia Clarke) e Will Traynor (Sam Clafin), Louisa é uma jovem, doce e meiga de 26 anos, acomodada e sem muita perspectiva de vida, “ Lou” se vê desesperada quando perde o emprego de garçonete e acaba aceitando o emprego de cuidadora, indo trabalhar na casa dos riquíssimos Traynors, cuidando de Will que é tetraplégico. A trama não é a mais surpreendente, somos apresentados aos já conhecidos clichês românticos; de início Will é arrogante e amargo com Louisa, aos poucos, com seu jeito paciente e cândido, Lou vai quebrando as barreiras de Will e o conto de fadas vai se desenrolando.

A dinâmica dos protagonistas segue o mesmo fluxo das histórias que já conhecemos como A Bela e a Fera e My Fair Lady, especialmente porque Lou é a jovem funcionária pobre e Will o jovem belo e rico que apresenta um novo mundo para ela. Mesmo fazendo uso das fórmulas que já conhecemos, a adaptação é cativante e, antes que você consiga notar, já se envolveu com a trama. Emilia Clarke está tão fofa no papel da protagonista que nos faz esquecer da poderosa Daenerys – mãe dos dragões -, o mesmo vale para Sam Clafin que demonstra grande carisma durante toda a película.

O filme é leve, tenta  emplacar como comédia e deixar o romance em segundo plano, mas acontece justamente o contrário, as cenas cômicas não são tão engraçadas, porém o romance é bem equilibrado, funciona e encanta até os mais amargurados. Quem leu o livro e está preocupado com a fidelidade da obra pode respirar tranquilo, Jojo como roteirista adaptou muito bem o livro para as telas, com algumas diferenciações é claro. No livro, por exemplo, somos apresentados a um importante fato na vida de Louisa, fato esse importante para a profundidade do personagem, este arco foi cortado do filme, então a protagonista pode parecer mais superficial para alguns, mas nada que gere o desgosto com relação ao personagem, Lou se mantém envolvente.

É um filme dinâmico e leve, sem todo o dramalhão dos filmes do gênero e ainda nos traz uma questão séria com relação a como encaramos as limitações motoras e sobre o uso da eutanásia, mesmo que essas questões não sejam muito focadas no filme, nos levam a pensar. Vale a ida ao cinema, desde que é claro acompanhado (a) de uma caixa de lencinhos, é um filme tão doce e humano que emociona até os corações mais relutantes.

Como Eu Era Antes de Você estreia dia 16 de junho.

Revisado por: Bruna Vieira.

LOJA DC 4

Estudante de jornalismo. Viciada em séries, filmes, boa comida e conversa fiada em mesa de bar. Nas horas vagas escreve, produz curtas e sonha acordada.

Comments