Connect with us

e-Sports

Conheça o novo projeto que chegou para unir de vez educação e e-Sport

LOJA DC 4

A Agência Ghames está lançando oficialmente nesta quinta-feira (23), a Liga Escolar Brasileira de League of Legends. Um projeto pioneiro, cujo objetivo principal é incluir o esporte eletrônico no casamento perfeito entre esporte e educação, juntamente a escolas de todo o Brasil, em uma competição da qual envolverá jovens matriculados no ensino fundamental e médio, no esporte eletrônico de maior sucesso do momento, o League of Legends.

A ideia inicial surgiu do crescimento desenfreado do e-Sport, que já não é mais uma promessa e sim realidade, aliado a esta nova leva de jovens, dos quais passam grande parte do seu dia-a-dia conectados a internet e jogando. Muitos deles inclusive, dedicam horas do seu tempo não só se divertindo, mas também tentando aprender e se aprimorar cada vez mais em seus games, como é feito em qualquer outra modalidade esportiva. Ao mesmo tempo, os pais se preocupam que todo este esforço possa retirar o foco do que há de mais importante nesta fase: os estudos. Por isso, o projeto tem esta aliança fortíssima com a educação e as escolas, realizando uma liga anual onde o trabalho em equipe, a responsabilidade e a socialização do jovem, serão bem trabalhados.

Para que tudo isso possa se tornar realidade, a Liga Escolar Brasileira de League of Legends se estruturou, buscou parceiros e, também, idealizou um formato forte e consistente. Sendo assim, não nos limitaremos apenas a organizar um campeonato. Vamos muito além disso, fomentando o e-Sport de inúmeras maneiras distintas não só entre os alunos, mas também para os professores e pais, que terão acesso a informativos de modo que possam ficar mais antenados sobre o assunto, além de atrelar a participação de cada competidor com seu boletim escolar, ou seja, para jogar e competir, boas notas serão fundamentais.

“Boa parte do público de league of legends tem de 13 a 17 anos e é com esse público que queremos trabalhar. Entendemos que o LOL é parte da vida do jovem, porém, os pais têm o receio de que eles joguem muito e estudem pouco. Nós queremos levar isso a outro nível. Queremos que eles desenvolvam seu trabalho em equipe, sua liderança, controle emocional e toda a educação que é envolvida em qualquer outro esporte. Ele vai continuar jogando, porém, levando isso mais a sério, como um esporte, entendendo que é necessário saber separar as coisas: jogar e estudar para manter um bom desempenho dentro da sala de aula, senão ele não será mantido em seu time.”, disse Gabriel Ghames, Diretor da Agência Ghames.

Para concretizar o início desta nova caminhada, já foram fechadas ao todo oito parcerias com organizadores franqueados, de diferentes estados brasileiros (São Paulo SP, Rio de Janeiro RJ, Belo Horizonte MG, Recife PE, Fortaleza CE, Brasília DF, Goiânia GO, Florianópolis SC e Maringá PR), dos quais irão trabalhar com macrorregiões: dois no Norte/Nordeste, dois no Centro-Oeste, três no Sudeste e dois no Sul. Eles serão responsáveis pelas seletivas municipais e, posteriormente, pelas regionais (todas presenciais), que será de onde sairão os representantes de cada macrorregião.

Cada um destes times campeões de sua própria região irá representá-la na última etapa do torneio, a nível nacional, em um evento totalmente presencial. O calendário da 1ª edição da liga será divulgado em breve, juntamente com as demais cidades que participarão do projeto.

LOJA DC 4

Editora de Games e E-Sport do site, jornalista, amante das causas minoritárias, participante ativa do movimento negro brasileiro e do feminismo. Para sugestões de pauta enviar para: anaschuchd@hotmail.com

Click to comment