Connect with us

Colunistas

Cosplay – Como evitar o assédio de um mau fotógrafo

Fabricio Modesto Dolci

Published

on

LOJA DC 4
Há quase dois anos comecei a fotografar cosplayers, primeiro em eventos e,atualmente, fazendo ensaios externos e mais específicos.
 
Sou relativamente novo nesse meio, mas acho que já posso falar um pouco sobre o assunto, pois nesse pouco tempo já fiz diversos ensaios, conheci bastante gente e aprendi muitos aspectos da fotografia de cosplayers. Fotografia cosplay é algo que vem crescendo (aos poucos, mas cresce) de um tempo pra cá, muitos cosplayers tem procurado fotógrafos para fazerem fotos profissionais de seus cosplays, com isso a qualidade dos cosplays tem melhorado cada vez mais, pois todo cosplayer quer dar o melhor de si para ficar bem nas fotos, desde a confecção do figurino até maquiagem e estudo do personagem. Imortalizando a imagem de sua obra, no trabalho de bons fotógrafos (algo que não acontecia tanto antigamente).
b29a1914-9593-4260-9254-d122765b8555
 

Como em todas as áreas, existem bons e maus profissionais. Existem fotógrafos que se consideram completos, os melhores, assim estagnando a evolução da qualidade do seu trabalho e entregando fotos, diga-se de passagem, bem “feijão com arroz”… Assim como existem também profissionais (como eu, acredito) que estão sempre correndo atrás de melhorar seu trabalho, estudando, praticando, etc. Buscando incessantemente a evolução, pois afinal, nunca estamos prontos, sempre temos o que aprender.

Pessoalmente, acredito que esses fotógrafos que se acham os “melhores do mundo”, provavelmente nunca atingirão a excelência, já que não são suficientemente autocríticos, não buscam novos olhares e, acreditando na própria excelência, se mantém bem atrás de fotógrafos novos, esforçados e que mantém a mente aberta, surgindo no mercado a todo momento.

 

Eu sou o primeiro a divulgar trabalhos e promoções de fotógrafos que eu conheço e admiro, e acho que todos deveriam agir assim, afinal há espaço para todos nós!

Falta humildade para alguns fotógrafos? Claro. Respeito pelo trabalho dos outros? Mais ainda. Eu mesmo sou muito criticado por alguns fotógrafos antigos que vêem que estou conseguindo meu espaço nesse mundo cosplay. Já espalharam tanta coisa sobre a minha pessoa por aí que quem não me conhece com certeza tem medo de mim, mas fico feliz que todos que eu fotografo confiam em mim, no meu trabalho e preferem pagar pelo meu serviço, do que fazer ensaios de graça com alguns desses fotógrafos tão profissionais, que insistem em falar mal dos outros para se autopromover.

Atualmente algo que está muito em alta é fotografia sensual, até mesmo no segmento de cosplay (onde eu mais atuo).


Quanto mais sensual, mais seguidores, mais pessoas curtindo suas fotos, mais engajamento e tudo mais.

40aa24b3-ed6f-42b7-a62a-d3bd18ae186bExistem projetos lindos envolvendo fotografia sensual e cosplay, como o After Dark Brazil, mas também existem pessoas que agem de má fé, se intitulam como fotógrafos, se aproveitando dos modelos para fazer coisas bem antiéticas.

Já vi “fotógrafo” carregando fotos de própria autoria no celular, com decotes e nudez… Não para promover o próprio trabalho, mas para mostrar para outros homens e se gabar por fotografar “gostosas”, “delícias” e afins.

Eu ainda não trabalho com fotografia sensual, mas um dia me aventurarei para esses lados, com a certeza de que os modelos e clientes que já fotografei não se importariam de posar com pouca roupa, ou até nuas pra mim, pois é necessários ser ético sim, quando se trata desse tipo de trabalho e exposição. É pra isso que eu trabalho e vivo, para ter a confiança das pessoas e tentar fazer sempre um trabalho diferente e autoral, quero que as pessoas olhem o meu material e saibam que é meu.
 
Nunca estragaria minha carreira ou minha dignidade (mesmo se eu não fosse casado), desrespeitando ou dando em cima de modelos. Deve-se escolher muito bem sempre com quem se trabalha. Os casos de assédio nesse ramo, infelizmente ainda são bem altos e todo cliente que deseja um ensaio fotográfico precisa pesquisar bastante.

Algumas dicas para modelos e cosplayers (pra todo mundo na verdade):

  • Nunca mande fotos suas para alguém, que de alguma maneira, você não quer que seja visto publicamente.
  • Se algum fotógrafo te convidar para fotografar (sensual principalmente) e você não conhecê-lo, veja se ele já fotografou alguém que você conhece, converse com seus amigos em comum etc

Não é pra botar medo em ninguém, mas é necessário sempre ter cautela. O que existe de gente de má fé por aí…

Espero que cada vez mais esse meio cosplay cresça e que surjam ótimos cosplayers e fotógrafos especializados.
 
Que cada vez mais cosplayers vejam a importância do trabalho de um bom fotógrafo e passem a valorizá-los como profissionais. Pois eles são parte integrante da disseminação da cultura cosplay.
LOJA DC 4

Fotógrafo profissional a pouco menos de 2 anos, fotografando principalmente cosplayers e LEGO! Tenho um projeto de fotografias sangrentas chamado "projeto eugnas" pelo qual sou apaixonado!

Comments