Connect with us

Livros

“Create Space” o serviço do Amazon que pode falir as editoras

LOJA DC 4

Você passa um tempo escrevendo um livro, depois de meses ou anos, você termina o seu “filho”. Agora é hora de publicar. Mas como chegar lá? Depois dos preparativos. Você manda seus originais para as editoras e depois de algum tempo (meses, anos, décadas…) você recebe sua resposta. Se você não receber um sincero “Não” fique feliz! Seu livro é publicável e espere boas vendas… Opa! Desculpa, mas boa parte das historia não acaba assim.

Tem algumas editoras que publicam qualquer historia, tem até uma que emite notas fiscais frias e que arranca até o último centavo do novato escritor, está em especial, cobra em média, 15 mil reais para publicar seu manuscrito. Pode ser o novo “Harry Potter”, mas mesmo assim, ela vai tirar seu dinheiro. Tem umas que apenas publicam obras de pessoas famosas, influentes ou aqueles livros que já são best sellers nós países estrangeiros. Outras editoras até publicam o seu livro, mas se ele for muito bom, muito bom “Muito bom mesmo” mas demoram muito para avaliar, na verdade, com a demora na avaliação, você acha que o seu livro não foi aceito.

Existe uma maneira de fugir disso? Sim existe e o nome disso se chama Create Space.

O Create Space é um serviço da gigante Amazon que ajuda o escritor a publicar seu livro de forma independente, ou seja, sem uma editora. Cada exemplar sai em media com o valor de 2 dólares. Você terá que ter um cartão internacional e entrar no site Create Space. Lá você vai se cadastrar e entrar em um painel. Você manda sua capa e todo o conteúdo do livro para eles, que fazem tudo (logico que todo o texto no Word ou PDF devem estar diagramados e uma capa bem feita é sempre bem-vinda). Depois de mandar a capa e finalizar os canais de venda (inclusive no Amazon e na Barnes & Noble) seu livro estará disponível. Uma dica, caso não saiba muito inglês, você pode driblar esta problema com o aplicativo de tradução do Google Chrome, que pode ser baixado clicando Aqui!

Infelizmente este serviço está atualmente apenas privilegiando os Estados Unidos, mas nada que você não possa resolver. Depois de pronto você vai exportar seu livro para o Brasil. Por base no livro que escrevi que tem 139 paginas, eu comprei 50 exemplares e gastei 500 reais para trazer ao Brasil. Agora faça as contas, se você vender cada livro por 20 reais, você terá um lucro de 500 reais, caso decida vender por 30 reais, você terá recebido no final das suas vendas 1500 reais.

A única dificuldade seria na parte de divulgação, nada que um bom orçamento voltado para isso não resolva, existem milhares de coisas que podem ser feitas para divulgar seu livro sem o auxilio das editoras. As estrategias de divulgação independente mais usadas são através das paginas do Facebook e o envio de livros para blogs e sites, para que os mesmos façam resenhas. Agora imagine se este serviço chegasse em massa no Brasil? Todos os escritores que se tornaram ociosos pela burocracia brasileira na publicação, resolverem migrar para este serviço? Não haveria sistema que aguentasse.

Por essas e outras razões o Amazon intimida as editoras. Não é lenda o fato do Amazon ser o responsável pelo falecimento de inúmeras editoras americanas. Até a gigante Barnes & Noble (a maior livraria dos Estados Unidos ) está para fechar as portas devido ao enjangamento do Amazon no mercado de livrarias, que vende os livros mais baratos, quase sem lucro durante um tempo. Neste cenário uma coisa é certa, “O Amazon pode ser tornar a maior editora do mundo se as editoras não acordarem”

Ah, é o mais importante: É Tudo de Graça!

LOJA DC 4
Comments