Connect with us

cinema

Das páginas para as telas | 13 livros que serão adaptados para o cinema que você precisa conhecer

LOJA DC 4

 

Entrando na onda da estreia da semana, O Lar das Crianças Peculiares, a mais recente adaptação cinematográfica vinda direto dos livros, vamos falar e listar os próximos livros que devem chegar aos cinemas em breve.

Há um ano, as adaptações cinematográficas de livros YA (ou jovem adulto) eram as sensações do momento, Jogos Vorazes, Divergente, Maze Runner e outros. Todos tinham o objetivo de alcançar o sucesso das franquias Harry Potter e Crepúsculo, embora alguns não obtiveram tal sucesso.

Jogos Vorazes foi a franquia que chegou mais perto do objetivo, mas o público, que foi bombardeado de adaptações, logo ficou cansado do gênero e o espaço para essas adaptações foi dado como saturado – posição que, para alguns, agora é ocupada pelos filmes de super-heróis.

Os longas que chegaram ‘atrasados’ como A 5ª Onda, O Doador de Memórias e Convergente, se tornaram fracassos de bilheteria. E a queda de renda resultou numa parcial extinção de tais filmes nos cinemas.

Mas o tempo passou, os estúdios esperaram o mercado ficar vago novamente e, nos próximos anos, devem voltar com tudo para tentar preencher o espaço deixado pelas franquias YA.

Vamos listar os próximos livros do gênero que ganharam adaptações cinematográficas:

1° – O Orfanado da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

tg

 

Jacob é um garoto que ao seguir as pistas deixadas por seu falecido avô, acaba dando de cara um orfanato abandonado. Lá, ele encontra crianças com poderes especiais conhecidas como peculiares. Jacob também conhece os inimigos poderosos de seus novos amigos, e descobre que apenas a sua própria peculiaridade especial pode salvá-los.

A estreia da semana não poderia ser deixada de fora, certo? O Lar das Crianças Peculiares, longa é baseado nos livros de Ransom Riggs, é dirigido por Tim Burton e conta com Asa Butterfield (Ender’s Game) e Eva Green (Penny Dreadful) no elenco. Confira as resenhas da série aqui, aqui e aqui.

2° – O Chamado do Monstro

rg

Conor é um garoto cheio de problemas. Seu pai é muito ausente, a mãe sofre de câncer em fase terminal, a avó é uma megera, e ele é maltratado na escola pelos colegas. No entanto, todas as noites Conor tem o mesmo sonho, com uma gigantesca árvore que decide contar histórias para ele, em troca de escutar as histórias do garoto. Embora as conversas com a árvore tenham consequências negativas na vida real, elas ajudam Conor a escapar das dificuldades através do mundo da fantasia.

A adaptação do premiadíssimo livro escrito por Patrick Ness está prestes a ser lançada e promete ser uma das maiores surpresas do ano. No Brasil, o título do filme foi deturpado pela distribuidora e passou a ser Sete Minutos Depois da Meia-Noite. Do diretor Juan Antonio Bayona (O Orfanato e O Impossível) e estrelado por Liam Neeson e Felicity Jones, o filme estrearia em 27 de outubro deste ano, porém foi adiado para janeiro de 2017, para concorrer ao Oscar.

3° – Animais Fantásticos e Onde Habitam

thrth

Newt Scamander chega à cidade de Nova York com sua maleta, um objeto mágico onde ele carrega uma coleção de fantásticos animais do mundo da magia que coletou durante as suas viagens. Em meio a comunidade bruxa norte-americana que teme muito mais a exposição aos trouxas do que os ingleses, Newt precisará usar suas habilidades e conhecimentos para capturar uma variedade de criaturas que acabam saindo da sua maleta.

O filme é a tentativa da Warner Bros. de reviver a franquia Harry Potter. O livro que deu origem ao filme é apenas um sumário literal das criaturas do universo bruxo, mas a própria autora J.K. Rowling se encarregou do roteiro do longa. Não há muitas dúvidas quanto ao sucesso do filme, visto que os fãs de Harry Potter devem comparecer em massa. Com Eddie Redmayne, Katherine Waterston e Colin Farrell no elenco, o longa estreia em 17 de novembro deste ano.

4° – Jogador N°1

jogador-numero-1-capa

No ano de 2044, Wade Wats, assim como a maioria da população mundial passa seu tempo no OASIS. Dentro do famoso jogo de realidade virtual, há um Easter Egg colocado pelo falecido criador do jogo, quem o encontrar terá direito a inestimável fortuna de James Halliday o e controle do próprio OASIS. Mas em algum momento entre o lazer e a caça ao Easter Egg, o OASIS se tornou perigoso.

Do escritor Ernest Cline, o filme do aclamado livro homônimo terá a direção de Steven Spielberg e conta com Tye Sheridan (X-Men: Apocalypse) e Olivia Cooke (Bates Motel) nos papéis dos protagonistas Wade Watson e Art3mis. As filmagens estão atualmente em vigor e o longa deve estrear apenas em março de 2018.

5° – Por Lugares Incríveis

capa-por-lugares-incriveis

Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. E então, ela passa a contar os dias até o fim das aulas, quando ela poderá ir embora da cidadezinha onde mora. Theodore Finch é um garoto o esquisito que pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e encontra Violet, também prestes a pular. Graças a Finch, a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Com a pré-produção quase que finalizada, as filmagens do longa devem começar no fim do ano. O filme tem o roteiro escrito pela própria autora, Jennifer Niven, e já conta com uma adição no elenco: Elle Fanning (Malévola), que viverá a protagonista Violet Markey.  A estreia do longa deve acontecer ainda em 2017. Confira a resenha aqui.

6° – Maze Runner: A Cura Mortal (trilogia Maze Runner)

curamortal

Por trás de uma perspectiva cura para o Fulgor, Thomas descobrirá um grande plano, executado pelo CRUEL, que poderá trazer decorrências catastróficas para a humanidade. O protagonista, então, decide entregar-se para o Experimento final.

A adaptação da famosa série de James Dashner esteve bem conturbada, A Cura Mortal estava agendado para estrear em 2017, mas após um infeliz acidente com o astro do filme, Dylan O’Brien (Thomas), e a gravidez de Kaya Scodelario (Teresa), a produção foi adiada, e até pouco tempo atrás não se sabia se a Fox continuaria com o projeto, por fim, foi marcada uma nova data de estreia: janeiro de 2018.

7° – O Motivo (trilogia Mundo em Caos)

o_motivo

Num futuro há apenas homens e uma doença chamada ruído, na qual todos compartilham resquícios de pensamentos uns dos outros. Todd ainda não é um homem, na verdade, ele é o único garoto restante, o que faz dele um isolado. Mas ele está próximo da idade de se tornar um homem, e com isso seus dias de dor acabarão, mas durante uma caminhada no pântano, o ruído agoniante desaparece, deixando apenas o silêncio, e ele vem de uma garota.

Também escrito pelo autor Patrick Ness, o primeiro volume da trilogia futurista Mundo em Caos, O Motivo, será adaptado para os cinemas e já tem Daisy Ridley (Star Wars) no elenco como a protagonista Viola.O longa será dirigido por Doug Liman, que recentemente foi anunciado como o diretor de Liga da Justiça Sombria. As filmagens devem começar no final deste ano.

Mundo em Caos é a grande aposta da Lionsgate e tem a tarefa de atingir o sucesso de Jogos Vorazes e Crepúsculo, e ser a franquia teen do estúdio, visto que Divergente não teve o sucesso esperado.

8° – A Rainha Vermelha

capa-a-rainha-vermelha

O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos, os lascados destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses. Porém quando Mare arruma um emprego no palácio, ela descobre que nem tudo é o que parece.

O livro da autora Victoria Aveyard, lançado em 2015 foi um sucesso, e logo os estúdios foram a leilão atrás dos direitos da obra. A Universal foi o estúdio vencedor e já correu para produzir o longa. Elizabeth Banks (A Escolha Perfeita) foi contratada como diretora e Adelaide Kane (Reign) interpretará a protagonista, Mare Barrow. Confira a resenha aqui.

9° – Fúria Vermelha (trilogia Red Rising)

furia-vermelha-capa-globo-livros

No futuro, Marte tem sua sociedade dividida num sistema de cores. Darrow é um Vermelho, escravo, mas ele não tem noção disso. Após uma tragédia, o Rebelde Vermelho resolve se reerguer e se infiltrar entre aqueles que se acham deuses, os Ouros, para guiar seu povo à liberdade.

O filme do primeiro livro da trilogia Red Rising escrita por Pierce Brown já está a um longo período sendo desenvolvido na Universal, e espera-se que logo saia do papel. Marc Forster (Guerra Mundial Z) é o diretor do longa e o próprio autor, Pierce Brown, está encarregado do roteiro.

10° – A Seleção

a-selecao

Um romance futurista numa sociedade dividida por castas no qual America Singer, uma jovem de casta Cinco que entra para A Seleção, onde tem que competir com outras 34 garotas se tornar a noiva do Príncipe Maxon, e conseguir o título de princesa e futura rainha de Illéa.

A trilogia escrita por Kiera Cass encantou milhares de garotas ao redor do mundo e já teve uma tentativa de adaptação para série de TV, porém o piloto não foi aprovado. A Warner Bros. comprou os direitos da obra, e desta vez a tentativa é de torná-lo um filme. O estúdio anunciou que Thea Sharrock (Como Eu Era Antes de Você), será a diretora do longa.

11° – O Nome do Vento (trilogia A Crônica do Matador do Rei)

o-nome-do-vento-capa

Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano – os lendários demônios que assassinaram sua família no passado.

Do escritor Patrick Rothfluss, a aclamada trilogia chegará aos cinemas pelas mãos da Lionsgate que tem dado a devida atenção ao projeto, deixando a produção do mesmo sob os cuidados de Robert Lawrence, e recentemente foi confirmado Lindsey Beer (Transformers 5, Círculo de Fogo 2) para escrever o roteiro do longa, que ainda não possuí data para chegar aos cinemas.

12° – Mentes Sombrias (trilogia The Darkest Minds)

mentes-sombrias

O livro conta a história de Ruby, uma garota que aos dez anos se descobre vitima de um vírus fatal que a dá poderes. Rejeitada por seus pais, ela é entregue para a polícia especial. Mais velha, aos 16 anos, Ruby escapa do campo de reabilitação qual foi confinada e então acompanhamos a trajetória dessa fugitiva com incríveis habilidades especiais.

Apenas recentemente, a Fox começou a se movimentar para adaptar Mentes Sombrias. O estúdio deixou a direção a cargo de Jennifer Yuh Nelson (Kung Fu Panda 3) e o roteiro com Chad Hodge (Wayward Pines). O longa também encontrou sua protagonista, Amandla Stenberg, a Rue de Jogos Vorazes, dará vida a Ruby. O filme ainda não possui uma data de estreia, mas as gravações devem começar em 2017.

Com isso, a nossa lista chega ao fim. E está claro que os estúdios estão se preparando para preencher o mercado de adaptações com grande foco no público jovem adulto (YA) nos próximos anos, e muita coisa boa pode vir daí, basta aguardar. Já leram algum desses livros? O que vocês esperam das adaptações?

Revisado e adaptado por: Bruna Vieira.

LOJA DC 4

Estudante, escritora e colunista do CDL. Maníaca por livros, séries, filmes e HQ's, agora está se aventurando nos mangás e animes. Hater nas horas vagas.

1 Comment