Connect with us

Mangá

Death Note – Quem é a verdadeira justiça, Kira ou L?

LOJA DC 4

Para você, quem é a Justiça?

Para quem conhece Death Note, se sentir dividido entre L e Kira é algo totalmente natural. Uns podem acreditar que a maneira de Kira fazer justiça seria correta, enquanto outros acreditam que L é a verdadeira justiça, por defender as leis. Mas por quê não tentar entender os ideais de cada um, vendo seus pontos positivos e negativos, formando assim uma melhor observação para julgar as atitudes dos personagens?

Light Yagami é um estudante do ensino médio que vive entediado. É um gênio, talentoso e calculista, planejando tudo com antecedência. Ele acredita que o mundo está podre, e ao encontrar o caderno da morte (Death Note) começa a fazer “justiça” com as próprias mãos, na intenção de limpar o mundo da sujeira, no caso, das injustiças e violências.

L Lawliet é um detetive considerado o melhor do mundo. Veio de um orfanato para super-dotados e foi basicamente acolhido por Watari (que acaba se tornando o Albert na vida do Batman, no caso, o L). Durante os assassinatos misteriosos de criminosos, L (como é denominado) passa a investigar o caso, chamando-o de Caso Kira.

Listando os motivos aos quais os fãs de Kira o defendem, o principal é que ele queria um mundo melhor para todos, sem violência, mesmo que para isso ele teve que matar pessoas inocentes. “Matar pessoas inocentes é inaceitável, porém, se ele não o fizesse algumas vezes, todo o seu plano estaria arruinado”. Para muitos ele é a justiça, pois as mortes que ele causava causavam sensação de felicidade e sentimento de paz a um grupo maior de pessoas, mesmo que isso ocasione algumas mortes.

Já os fãs de L defendem que ele sempre estava a um passo à frente de Kira. L conseguia mexer com o psicológico dele o tempo inteiro, sempre esperando alguma falha. Suas emoções eram sempre controladas, mantendo-se sempre sereno e calmo. Ele foi morto por estar em desvantagem em relação à Kira, que havia alguns métodos que os ajudavam, como, por exemplo, os olhos de shinigami, porém era claro o fato de Kira temer L.

Os fãs de Kira julgam L como egoísta, orgulhoso e, de uma certa forma, assassino. Explicando melhor as críticas: L só assume os casos que melhor lhe convém, que o interessa, isso para manter seu ego inflado. Ele não se importa em quebrar leis para vencer, estando junto com bandidos, ameaçando demitir aliados caso não cooperassem com suas investigações. Além disso, deixa que outras pessoas sejam mortas para tirar suas conclusões à respeito de suas pesquisas.

Enquanto isso, os fãs de L julgam Kira como insano, egoísta, frio, cruel, desprovido de amor, assassino, enfim… Explicando também as críticas: Kira tem um excesso de confiança em si mesmo e mantém uma crença que sempre está certo. Desenvolve uma personalidade totalmente cruel e insana desde o momento que repudia assassinos mas usa o mesmo método para fazer “justiça”. Além disso, causa a morte do próprio pai, usa e abusa de vários admiradores, sem aparentar nenhuma misericórdia.

Death Note não apresenta herói ou vilão, apresenta apenas a vontade de muitos seres humanos: de ter um mundo melhor, independente dos sacrifícios, além de mostrar também que o mal é apenas um ponto de vista.

Mas afinal, para você, qual a face da verdadeira justiça, L ou Kira?

Comments