Logo no início de Pan, o jovem Peter Pan pergunta “onde está o bacon” quando está a ser servido uma tigela de mingau aguado em um orfanato na Segunda Guerra Mundial em Londres.
Mal sabia diretor britânico Joe Wright e a Warner Bros. o tão profética a questão se tornaria.
No fim de semana, a ambiciosa história de origem de Peter Pan bombardeou na bilheteria norte-americana, arrecadando um reles R$ US 15.500.000 apesar de um orçamento de R$ US 150.000.000 de produção e uma classificação amigável PG (livre). Pan, da Warner Bros. e a parceira que co-financiou RatPac-Dune Entreteniment, poderá perder mais de $ 100 milhões a menos que o filme live-action faça um enorme sucesso no exterior, uma proposta difícil.
O filme arrecadou R$ US 20.500.000 internacionalmente neste fim de semana a partir de 52 mercados, o que representa 40% do mercado estrangeiro e colocando seu total global de início a um preocupando patamar de R$ US 40.600.000 (que abriu na Austrália há duas semanas). Uma esperança é a China, onde Pan rola para o fim de outubro dia 22. Até agora, ele está fazendo muito melhor na América Latina, enquanto lutava na Europa.
O grande plano de Wright para sua viagem à Neverland não deu certo. O público lucrativo familiar rejeitou o filme live-action, estrelado por Hugh Jackman, Rooney Mara, Garrett Hedlund e o recém-chegado Levi Miller e muitos efeitos especiais. É mais um golpe para a liderança dos Warners, que sofreu uma série de acidentes neste ano, incluindo títulos caros como Jupiter Ascending e The Man from UNCLE.
O estúdio não quis comentar o desempenho de Pan, mas um executivo da Warner disse: “Ele veio em muito mais leve do que qualquer coisa que poderíamos ter previsto. O filme não conseguiu trazer uma audiência de qualquer tamanho.”
Apenas 23% do público estava com menos de 18 anos. A título de comparação, 44% dos ingressos das pessoas que foram ver o live-action da Disney Cinderela no início deste ano tinham menos de 18 anos de idade.
Pan foi devastado também pela crítica. Alguns críticos descreveram como uma espécie de Indiana Jones e Blackbeard de Jackman em comparação com o vilão em Mad Max: Fury Road. E a decisão de Wright de colocar um Barba Negra e sua gangue de piratas cantarem Nirvana “Smells Like Teen Spirit” foi fortemente debatida.
“Reboots são sempre complicados”, disse o analista de bilheteria Phil Contrino. em entrevista ao THR “Há sempre o risco de que os fãs de uma propriedade não estará em sintonia com a nova visão e que parece ser o que aconteceu aqui.”
Adiciona um executivo de um estúdio rival, “Pan é nem carne nem peixe. Ele está tentando ser muitas coisas.”
E você o que achou de Pan?