Connect with us

séries

George R. R. Martin e produtores de Game of Thrones pegaram emprestado da história o plano de Cersei

Edilson Cândido Rezende

Published

on

LOJA DC 4

Ao longo da sexta temporada de Game of Thrones, tudo deu a entender que Cersei poderia encontrar uma forma de esquentar as coisas em Porto Real, ainda mais quando o Rei Louco quase explodiu a cidade. Esse plano foi interrompido quando Jaime Lannister matou Aerys II, mas o material perigosamente explosivo permaneceu escondido, até que Cersei exigiu vingança contra seus inimigos no último domingo.

A explosão do Septo de Baelor  matou seu inimigo religioso do Alto Pardal, Margaery e quase todos os que estavam no caminho de Cersei. Recordou o plano ficcional ‘Aerys’, mas também se assemelhou a uma frustrada tentativa que realmente aconteceu: a Conspiração da Pólvora.

Em 1605, um tipo diferente de tensão religiosa agarrou a Inglaterra: Elizabeth tinha morrido, James I estava no trono e os católicos da nação esperavam que seu novo rei iria conceder-lhes liberdade religiosa depois que eles passaram décadas praticando sua fé em segredo, pois o anglicanismo havia se tornado a religião oficial do país. Mas James se recusou a assinar qualquer projeto de lei, e um grupo de católicos radicais decidiu empreender medidas extremas: explodir o Parlamento e matar o rei e seus filhos.

Do grupo de conspiradores, o mais conhecido era Guy Fawkes,(o mesmo da mascara de V de Vingança, utilizada hoje pelo grupo Anônimos) encontrou uma adega sob o edifício e escondeu 36 barris cheios de pólvora dentro. O plano era detonar os barris quando o Parlamento voltasse a sessão no início de novembro. Com James e seus filhos mortos, eles planejavam colocar sua filha Elizabeth Stuart no trono, mesmo sendo apenas uma criança.

Game Of Thrones - cersei

O plano deu errado, pois um dos conspiradores enviou um aviso secreto a seu irmão que notificou o Parlamento avisando que “um golpe terrível” se aproximava. A mensagem foi repassada para o Rei James que, intrigado, ordenou que fosse feita uma varredura precisa. A pólvora foi descoberta, o plano frustrado e os conspiradores mortos.

Assumindo que 36 barris de pólvora fossem suficientes para explodir o edifício. Se eles tivessem um tipo diferente de rei que não se importa com enigmas ou se eles não entendessem o recado, poderíamos ter tido o primeiro terrorismo para fins políticos.

Cersei que se cuide, pois tudo está se desenrolando para uma batalha épica entre ela e três dragões.

Revisado por: Bruna Vieira.

LOJA DC 4
Comments