Connect with us

#OMG

Livro com recurso de realidade aumentada é lançado na Bienal

Lorena Ávila

Published

on

LOJA DC 4

A Editora Digital do Brasil, startup de inovação em educação infantil, lançou seu primeiro livro com recurso de realidade aumentada (mesma tecnologia utilizada no Pokémon GO!) na 24ª Bienal Internacional do Livro. 

O livro infantil da série “Laurinha, a menina lobinha” do autor Luiz Iannicelli faz parte do projeto Ebooks Kids R.A., que visa inovar o mercado editorial com a publicação de livros infantis com realidade aumentada, para incentivar o contato com o livro físico por meio da interação digital. A tecnologia está fazendo sucesso no evento não apenas entre as crianças, mas também com os adultos e adolescentes que também se divertem com a mesma. A personagem ganha vida e formato quando a tela do celular, por meio de um aplicativo, é apontada para o livro, promovendo uma relação virtual com a realidade física.

Laurinha

Laurinha na minha mesa de trabalho da Bienal do Livro. *-*

Apesar do livro ser infantil, nada impede de que futuramente esse recurso seja utilizado em outras obras, tais quais do nosso querido universo nerd, já imaginou como seria ver algumas ilustrações de HQs ou livros como O Senhor dos Anéis em qualquer ambiente que você estiver? Simplesmente incrível!

A tecnologia de realidade aumentada já é um recurso muito utilizado atualmente em áreas da indústria, construção civil, comércio, arquitetura, medicina, games e engenharias para finalidades diversas, como a produção de objetos ou melhor visualização de um projeto, e é uma tendência mundial adotada cada vez mais por diversos setores.

A ideia da Startup é implementar a nova tecnologia na educação, o que pode melhorar e muito o desenvolvimento das crianças, incentivar a leitura e promover a interação com a era digital, algo que diverte enquanto ensina, assim como deve movimentar o mercado literário em todos os sentidos.

O CEO da Editora Digital do Brasil, Luiz Antonio Monteiro Junior, afirma:

“Nosso projeto é abrangente, temos outros recursos em inovação que vêm sendo desenvolvidos e testados, que vão além dos livros em formato digital. Também buscamos parcerias com autores iniciantes e experientes, e com escolas, núcleos de educação e outras editoras, tanto no Brasil como no exterior”, explica. “Queremos empoderar editoras e autores neste novo mercado de inovação”, completa.

Na Bienal, o estande da editora está localizado na Rua K, no Estande da Travessa Literária.

Revisado por: Bruna Vieira.

 

LOJA DC 4

Lorena S. Ávila, é sonhadora, mas principalmente realizadora. Futura Jornalista (e sabe-se lá as profissões que a vida lhe reserva). Ama o mundo das possibilidades. Nerd, fã de Tolkien, cinéfila, seriática e maníaca por livros. Blogueira no Penso, Logo Assisto. https://www.facebook.com/Pensologoassisto/

Comments