Connect with us

Livros

Livros X Adaptações: Destino de Maze Runner

Rachel Guarino

Published

on

LOJA DC 4

Um dos maiores sonhos de qualquer leitor é ter todo aquele cenário que ele imaginou ao ler um livro realmente existindo. Deve ser por isso que alguns diretores e produtores cinematográficos resolvem comprar os direitos das obras literárias para tornar esse sonho realidade. Porém, algumas vezes, esses sonhos podem virar verdadeiros pesadelos.

Não é todo diretor que segue à risca tudo que está na obra, a adaptação de Percy Jackson foi um exemplo. O roteiro fugia completamente da temática central, além de tirar o foco do principal objetivo da trama. Porém, Harry Potter está aí como uma das melhores adaptações cinematográficas, claro que houve modificações, mas sem perder a essência do enredo, que é o que o leitor mais deseja de um livro que se torna filme.

Resultado de imagem para maze runner

Focando em Maze Runner, as adaptações dos livros da saga são como uma montanha russa, pois temos o primeiro filme diferente da obra literária, já o segundo chega a ser um pouco mais parecido, apenas com algumas partes modificadas. Porém temos o terceiro, que lança hoje nos cinemas. com o desejo dos leitores de ter um desfecho surpreendente. Explicando por parte:

O primeiro livro é diferente da adaptação, porém, a essência é a mesma. O que isso quer dizer? Significa que a trama central permanece no filme, mas o formato é diferente, inclusive as características dos personagens também fogem um pouco. Por exemplo, o que no livro leva-se dias, semanas e até meses para acontecer, com vários eventos acontecendo simultaneamente, estratégias bem pensadas, no filme leva-se apenas dias. Ou seja, muita coisa é deixada de fora, além de detalhes modificados.

Já no segundo livro, só alguns detalhes são deixados de fora. A trama já vem bem desenhada desde o primeiro filme, mas certas partes do livro são deixadas de fora, como por exemplo, ao longo da obra, há muitos eventos sangrentos, e os produtores do longa optaram por deixar essas cenas de fora. Características de alguns personagens também foram modificados, como por exemplo Tereza, que é retratada como vilã no livro e no filme essa característica passou desapercebida à personagem. Fora isso, o final também foi modificado para se adequar ao longa.

Resultado de imagem para maze runner livros

Agora, para o terceiro, e último, filme da saga, tem os leitores que almejam uma mudança de final na adaptação. Durante toda a obra, perdeu-se um pouco o rumo da trama, além de deixar várias dúvidas no ar. Já que está em uma visão mais focada nos filmes, e com um universo todo construído baseado nas adaptações anteriores, espera-se então que o terceiro filme crie um final alternativo, que não necessariamente se siga o livro, pois do contrário, teremos mais um ‘Jogos Vorazes’ nas mãos.

Confira também a nossa crítica do filme Maze Runner: A Cura Mortal

LOJA DC 4
Comments