Connect with us

Livros

Mitologia Nórdica: resenha do novo livro de Neil Gaiman

Esqueça toda aquela baboseira de Thor loiro e lindo, de mulheres amedrontadas e indefesas do cinema ou as mudanças entre os mundos contínuas dos deuses. Mitologia Nórdica, mais um livro que promete do consagrado escritor Neil Gaiman, vem para documentar e te permitir entender de forma simples a grande cultura e variedade da Mitologia dos antigos e temidos Vikings, a qual se espalhou junto com as suas viagens e tem muito de si enraizada na nossa cultura até hoje.

A leitura deste novo livro pode ser feita de duas formas distintas, mas ambas proveitosas; você pode ler o livro todo em 1/2 dias – e, acredite em mim quando digo que é possível, porque a escrita é tão gostosa e fluída que você não para – e entender tudo como uma narrativa contínua de uma grande história sobre o inicio e fim da era dos deuses, ou você pode ler um conto por dia, tendo tempo para mastigar a informação e perceber as grandes semelhanças destes contos com a realidade e até mesmo em religiões ainda existentes.

No primeiro capítulo temos uma explicação de Neil, pois muitas coisas no livro são informações controversas (principalmente nas histórias sobre o inicio de tudo), e o autor já se explica de antemão que, por serem histórias passadas de boca em boca e nunca documentadas, ele pode ter informações erradas, mas que infelizmente nunca poderão ser esclarecidas.

O livro num todo é maravilhoso. O mais fascinante de tudo é você ler e enxergar contos que você já ouviu falar, ou expressões ainda faladas como quando você elogia um poeta dizendo que ele “recebeu o presente de Odin” e finalmente entender o porque de tudo, a forma como os deuses e erram e tentam consertar assim como nós mortais, que já vinha da Mitologia Grega/Romana, mas que se acentua na Nórdica, e é impressionante perceber como tudo na visão dos mais sábios caminha para um único destino, o Ragnarök, o temido fim dos Deuses.

Aos poucos, no decorrer dos contos, vamos percebendo as personalidades de cada um; a ética de Tyr, a teimosia e até mesmo um pouco de burrice de Thor (desculpa grandão, não vou com sua cara!), o mistério e personalidade perspicaz de Odin, o Pai de Todos, o orgulho e altivez de Freya e a humildade de amabilidade de seu irmão, Frey, a personalidade traiçoeira e esperta de Loki, e como cada personagem tem seu pequeno papel para o decorrer de destino de Asgard.

Depois de todos os 15 contos, que Neil teve a delicadeza de colocar mais ou menos em ordem cronológica para facilitar as referências e os entendimentos, reconhecemos as referencias em séries e quadrinhos que já fizeram muito sucesso (mas esse é um assunto para outro post).

O livro acaba e você fica com um gostinho de quero mais, e tenho a impressão que esse é exatamente o objetivo de Gaiman, trazer mais mentes curiosas para o lado Nórdico da Mitologia.

Mitologia Nórdica é um livro da Editora Intrínseca e já esta nas livrarias, corra e garanta o seu!

Continue Reading
Click to comment

Basta usar o cupom CDLLOJADCCOMICS

O CDL é hospedado pela DreamHost

Copyright © 2018 Cabana do Leitor.