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cinema

O Castelo de Vidro “Woody​ ​Harrelson​ ​em um dos personagens mais marcantes de sua carreira”

Isa Fernandes

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LOJA DC 4

Apesar​ ​de​ ​ser​ ​um​ ​tema​ ​comum​ ​no​ ​cinema,​ ​o​ ​diretor​ ​​Destin​ ​Cretton (“Temporário​ ​12”,​ ​“I​ ​Am​ ​Not​ ​a​ ​Hipster”)​ ​fez​ ​da​ ​biografia​ ​da​ ​​escritora​ ​e​ ​jornalista Jeannette​ ​Walls​ ​um​ ​longa​ ​digno​ ​de​ ​fazer​ ​todo​ ​mundo​ ​refletir​ ​sobre​ ​suas​ ​relações familiares.​ ​Ele​ ​conta​ ​a​ ​história​ ​de​ ​uma​ ​família​ ​pobre,​ ​não​ ​conformista​ ​que​ ​se​ ​apoia na​ ​figura​ ​paterna,​ ​Rex​ ​(Woody​ ​Harrelson​ ​​ ​-​ ​“Jogos​ ​Vorazes”,​ ​“Onde​ ​os​ ​Fracos​ ​Não Tem​ ​Vez”)​ ​um​ ​engenheiro​ ​que​ ​tenta​ ​incentivar​ ​a​ ​imaginação​ ​e​ ​o​ ​sentimentos​ ​de esperança,​ ​a​ ​fim​ ​de​ ​distraí-los​ ​das​ ​dificuldades​ ​diárias.

O​ ​longa​ ​utiliza​ ​a​ ​ótica​ ​de​ ​Jeannette​ ​para​ ​narrar​ ​essa​ ​trajetória​ ​e constantemente​ ​compara​ ​o​ ​passado​ ​e​ ​presente​ ​da​ ​personagem​ ​para​ ​explicar​ ​sua personalidade​ ​e​ ​motivações.​ ​Na​ ​primeira​ ​cena​ ​Jeannette​ ​(​Brie​ ​Larson​ ​-​ ​“O​ ​Quarto de​ ​Jack”,​ ​“Kong​ ​-​ ​A​ ​Ilha​ ​da​ ​Caveira”)​ ​e​ ​seu​ ​noivo​ ​David​ ​(​Max​ ​Greenfield​ ​-​ ​“A​ ​Grande Aposta”)​ ​jantam​ ​em​ ​um​ ​luxuoso​ ​restaurante​ ​a​ ​negócios.​ ​Seu​ ​marido,​ ​um​ ​rico banqueiro,​ ​tenta​ ​fechar​ ​contrato​ ​com​ ​um​ ​figurão​ ​da​ ​alta​ ​sociedade.​ ​Em​ ​meio​ ​a conversa,​ ​Jeannette​ ​é​ ​questionada​ ​sobre​ ​sua​ ​família​ ​e​ ​muito​ ​encabulada​ ​em​ ​revelar sua​ ​origem​ ​humilde,​ ​opta​ ​por​ ​sustentar​ ​uma​ ​história​ ​falaciosa.

Ao​ ​fim​ ​do​ ​jantar,​ ​Jeannette​ ​pega​ ​um​ ​táxi​ ​para​ ​casa,​ ​quando​ ​é​ ​surpreendida no​ ​meio​ ​do​ ​caminho​ ​por​ ​aparentes​ ​moradores​ ​de​ ​rua​ ​que​ ​obstruem​ ​a​ ​passagem​ ​do veículo.​ ​Para​ ​sua​ ​surpresa​ ​as​ ​figuras​ ​rotas​ ​eram​ ​seus​ ​pais.​ ​Ela​ ​os​ ​observa​ ​com certa​ ​surpresa​ ​e​ ​vergonha​ ​enquanto​ ​o​ ​veículo​ ​consegue​ ​passagem​ ​e​ ​se​ ​afasta.​ ​Mas antes​ ​que​ ​possamos​ ​sentir​ ​qualquer​ ​sentimento​ ​negativo​ ​pela​ ​conduta​ ​omissa​ ​da personagem,​ ​somos​ ​catapu​ltados​ ​para​ ​vinte​ ​anos​ ​antes,​ ​para​ ​enfim compreendermos​ ​seu​ ​comportamento​ ​sintomático​ ​e​ ​o​ ​que​ ​levou​ ​os​ ​pais​ ​a​ ​esta situação.

A​ ​narrativa​ ​que​ ​se​ ​sucede​ ​mostra​ ​diversas​ ​situações​ ​em​ ​que​ ​reafirmam​ ​as dificuldades​ ​enfrentadas,​ ​mas​ ​em​ ​contrapartida​ ​a​ ​união,​ ​a​ ​persistência​ ​e​ ​a​ ​forte filosofia​ ​entranhada​ ​na​ ​base​ ​familiar.​ ​Diversas​ ​vezes​ ​o​ ​diretor​ ​faz​ ​questão​ ​de​ ​nos guiar​ ​a​ ​sentimentos​ ​contraditórios,​ ​que​ ​ora​ ​compreendem​ ​parte​ ​da​ ​loucura​ ​vivida, mas​ ​em​ ​outros​ ​momentos​ ​nos​ ​questionamos​ ​se​ ​aquilo​ ​realmente​ ​pode​ ​dar​ ​certo.​ ​Os pais​ ​de​ ​Jeannette,​ ​Rex​ ​e​ ​Rose​ ​Mary,​ ​são​ ​geniosos,​ ​temperamentais,​ ​relapsos, egoístas,​ ​negligentes​ ​e​ ​completamente​ ​disfuncionais.​ ​Ao​ ​longo​ ​da​ ​história​ ​as crianças​ ​da​ ​família​ ​Wall​ ​são​ ​submetidas​ ​à​ ​todo​ ​tipo​ ​de​ ​risco,​ ​abandono​ ​e​ ​perigo, muitas​ ​vezes​ ​naturalizado.

Além​ ​de​ ​Jeannette,​ ​nas​ ​mesmas​ ​condições​ ​vivem​ ​outros​ ​três​ ​filhos​ ​do​ ​casal: Brian​ ​(Josh​ ​Caras​ ​-​ ​“Três​ ​Vezes​ ​Amor”),​ ​Lori​ ​(Sarah​ ​Snook​ ​-​ ​“Steve​ ​Jobs”)​ ​e Maureen​ ​(Brigette​ ​Lundy-Paine​ ​-​ ​“O​ ​Homem​ ​Irracional”),​ ​que​ ​também​ ​enfrentam​ ​os mesmos​ ​dramas.​ ​Como​ ​se​ ​já​ ​não​ ​bastasse​ ​a​ ​pobreza,​ ​os​ ​problemas​ ​tornam-se ainda​ ​piores​ ​com​ ​o​ ​alcoolismo​ ​enfrentado​ ​por​ ​Rex,​ ​um​ ​homem​ ​inteligente​ ​que​ ​não gosta​ ​de​ ​seguir​ ​regras,​ ​mas​ ​sente​ ​necessidade​ ​de​ ​impor​ ​suas​ ​próprias​ ​normas​ ​sem enfrentar​ ​nenhuma​ ​objeção,​ ​além​ ​de​ ​mudá-las​ ​conforme​ ​seus​ ​interesses. Constantemente​ ​submete​ ​seus​ ​filhos​ ​a​ ​algum​ ​tipo​ ​de​ ​prova,​ ​obrigando-os​ ​a​ ​lidar precocemente​ ​com​ ​as​ ​circunstâncias​ ​mais​ ​adversas​ ​da​ ​vida,​ ​como​ ​as​ ​constantes mudanças​ ​de​ ​cidade,​ ​as​ ​brigas​ ​violentas​ ​com​ ​a​ ​esposa,​ ​sua​ ​instabilidade emocional,​ ​sua​ ​embriaguez​ ​e​ ​até​ ​mesmo​ ​com​ ​a​ ​falta​ ​de​ ​comida​ ​em​ ​casa.​ ​Rex​ ​faz muitas​ ​promessas​ ​que​ ​não​ ​cumpre,​ ​gerando​ ​em​ ​seus​ ​filhos​ ​uma​ ​grande​ ​frustração e​ ​uma​ ​das​ ​mais​ ​importantes,​ ​que​ ​deu​ ​nome​ ​ao​ ​longa,​ ​é​ ​de​ ​um​ ​dia​ ​construir​ ​uma casa​ ​quase​ ​toda​ ​em​ ​vidro,​ ​assunto​ ​que​ ​ele​ ​toca​ ​diversas​ ​vezes​ ​na​ ​tentativa​ ​de trazer​ ​esperança​ ​e​ ​o​ ​perdão​ ​de​ ​Jeannette,​ ​que​ ​sonha​ ​em​ ​vê-la​ ​pronta.

Como​ ​a​ ​narrativa​ ​vai​ ​e​ ​volta​ ​no​ ​tempo​ ​com​ ​frequência​ ​é​ ​possível​ ​ir desvendando​ ​o​ ​pano​ ​de​ ​fundo​ ​dos​ ​personagens​ ​e​ ​até​ ​do​ ​próprio​ ​pai,​ ​que​ ​em​ ​um determinado​ ​instante​ ​da​ ​história​ ​se​ ​vê​ ​obrigado​ ​a​ ​voltar​ ​a​ ​casa​ ​de​ ​sua​ ​mãe​ ​e​ ​lá descobrimos​ ​a​ ​origem​ ​de​ ​suas​ ​perturbações​ ​e​ ​desequilíbrio.

​O​ ​título​ ​da​ ​obra​ ​funciona​ ​como​ ​a​ ​grande metáfora​ ​da​ ​relação​ ​entre​ ​Rex​ ​e​ ​Jeannette.​ Sob​ ​os​ ​aspectos​ ​técnicos,​ ​o​ ​filme​ ​se​ ​mostra​ ​eficiência,​ ​a​ ​fotografia​ ​de Brett​ ​Pawlak​ ​não​ ​deixa​ ​a​ ​desejar​ ​e​ ​uma​ ​trilha​ ​sonora​ ​que​ ​não​ ​é​ ​tão​ ​marcante,​ ​mas que​ ​funciona​ ​na​ ​sua​ ​forma​ ​sutil.​ ​A​ ​direção​ ​das​ ​cenas​ ​junto​ ​a​ ​construção​ ​do​ ​roteiro também​ ​foi​ ​bastante​ ​feliz,​ ​pois​ ​mesmo​ ​se​ ​tratando​ ​de​ ​um​ ​tema​ ​corriqueiro​ ​no cinema,​ ​o​ ​diretor​ ​soube​ ​dar​ ​bastante​ ​importância​ ​a​ ​construção​ ​dos​ ​personagens sem​ ​deixar​ ​que​ ​o​ ​pano​ ​de​ ​fundo​ ​afetasse​ ​esse​ ​processo.​ ​

A​ ​história​ ​que​ ​começa​ ​nos anos​ ​60​ ​​no​ ​auge​ ​publicitário​ ​do​ ​​american ​ ​way, passando​ ​pelo​ ​período​ ​dos​ ​​baby boomers, ​​consegue​ ​aproximar​ ​bastante​ ​o​ ​espectador​ ​da​ ​narrativa​ ​com​ ​uma​ ​pegada bastante​ ​geracional​ ​norte​ ​americana.​ ​A​ ​pegada​ ​confessional​ ​utilizada​ ​por​ ​Jeannette mantida​ ​no​ ​filme,​ ​gera​ ​ainda​ ​uma​ ​maior​ ​aproximação,​ ​evitando​ ​um​ ​olhar distanciado,​ ​gerando​ ​ainda​ ​mais​ ​empatia. Outro​ ​grande​ ​êxito​ ​de​ ​​Destin​ ​Cretton​​ ​é​ ​utilizar​ ​personagens​ ​densos​ ​e representativos​ ​sem​ ​parecer​ ​caricatos.​ ​Não​ ​se​ ​trata​ ​daquela​ ​família​ ​clichê,​ ​com frases​ ​e​ ​problemas​ ​prontos,​ ​mas​ ​um​ ​nicho​ ​de​ ​características​ ​dramáticas, preocupantes​ ​e​ ​complexas​ ​o​ ​suficiente​ ​para​ ​não​ ​se​ ​limitarem​ ​em​ ​vilania​ ​e​ ​virtuose. Por​ ​vezes​ ​as​ ​atitudes​ ​dos​ ​personagens​ ​dividem​ ​o​ ​público​ ​em​ ​situações​ ​de consternação​ ​e​ ​afeto,​ ​dando​ ​um​ ​um​ ​“quê”​ ​totalmente​ ​orgânico​ ​ao​ ​enredo,​ ​como uma​ ​família​ ​da​ ​vida​ ​real.

Com​ ​um​ ​elenco​ ​não​ ​menos​ ​habilidoso​ ​que​ ​seu​ ​diretor,​ ​quem​ ​mais​ ​se​ ​destaca é​ ​Woody​ ​Harrelson​ ​em​ ​um​ ​dos​ ​melhores​ ​papéis​ ​de​ ​sua​ ​carreira,​ ​ele​ ​vive​ ​Rex​ ​com uma​ ​categoria​ ​tão​ ​autêntica​ ​e​ ​parece​ ​compreender​ ​que​ ​seu​ ​personagem​ ​é​ ​a​ ​total representação​ ​do​ ​homem​ ​trágico​ ​e​ ​dramático,​ ​que​ ​atravessou​ ​todas​ ​as transformações​ ​e​ ​problematizações​ ​de​ ​sua​ ​época​ ​sem​ ​evadir​ ​dos​ ​traumas, consequentemente​ ​os​ ​transferindo​ ​de​ ​alguma​ ​forma​ ​para​ ​a​ ​história​ ​de​ ​sua​ ​família. Woody​ ​Harrelson​ ​faz​ ​de​ ​Rex​ ​um​ ​personagem​ ​que​ ​vai​ ​de​ ​sonhador​ ​à​ ​um​ ​frágil desesperado​ ​sem​ ​medo​ ​de​ ​se​ ​mostrar.

Castelo de Vidro esta em exibição nos cinemas.

LOJA DC 4
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