Connect with us

Livros

O Castelo Rá Tim Bum vai virar livro!

LOJA DC 4

Já imaginou se tivesse um livro que contasse a história do Castelo Ra Tim Bum? Pois é, foi o que fizeram os estudantes de Jornalismo Diogo e Catherine que idealizaram em seu projeto de conclusão de curso. Foi daí que surgiu a ideia para o livro reportagem Castelo Ra Tim Bum: Bastidores. A publicação reúne documentos, entrevistas, fotos e a história dos 20 anos do programa exibido pela primeira vez no dia 9 de maio de 1994 pela tv Cultura. O projeto já foi apresentado e aprovado pela banca, mas ainda não tem data prevista para lançamento, visto que é uma produção completamente independente e ainda está em busca de apoiadores. “Queremos ainda conseguir publicar através de uma editora vendo que, mesmo depois de 20 anos, o Castelo Rá-Tim-Bum ainda gera fascinação.” afirma Catherine.  Confira a entrevista completa do Cabana do Leitor com um dos autores:

 castelo1

CDL: Como surgiu a ideia de escrever um livro sobre o Castelo Rá tim Bum?

Catherine: A ideia partiu, inicialmente, no ano passado quando um de nós (Catherine) assistiu a um episódio do programa e descobriu que neste ano iria fazer 20 anos desde a primeira exibição. Naquela época, nós éramos em quatro pessoas e todas tinham topado fazer o tcc sobre o Castelo. O grupo acabou mudando de tema por motivos, por exemplo, de achar que os atores não seriam acessíveis e como estávamos com outra fonte já firmada como tema pra um vt, decidimos fazer o tcc sobre a mesma coisa. Este ano o grupo se tornou duas duplas e o tema continuou conosco (Catherine e Diogo). Uma semana antes das aulas voltarem nós decidimos que deveríamos mudar de tema, pois o antigo não estava seguindo muito bem. Ou seja, a ideia é antiga, mas a realização é super recente.

CDL: Como foi o processo de escrita e edição?

Catherine: A ideia desde o inicio foi abrir o livro falando da nossa ida a exposição e depois voltar lá pros anos 90 falando primeiro do Rá-Tim-Bum e do Mundo da Lua e logo em seguida falando da criação e produção do Castelo. A escrita aconteceu a partir de entrevistas, pesquisas em jornais, sites e depoimentos antigos das pessoas envolvidas. Nosso intuito era abordar o Castelo Rá-Tim-Bum de maneira profunda, a construção do cenário nos interessava tanto quanto a construção de um personagem.

CDL: Quais foram as maiores dificuldades enfrentadas?

Catherine: Certamente houveram duas: a primeira era o desencontro de informações que para nós seriam essenciais pra construir e dar continuidade ao texto. Por exemplo, uma fonte dava uma informação completa e com confiança, mas a próxima fonte dava a mesma informação de uma forma diferente. Eram informações desencontradas. A segunda dificuldade foi mais física. Muitas fontes nos encontraram em locais longe de onde nós frequentemente estávamos. Várias vezes nós saímos de uma entrevista a noite e ainda fomos pra faculdade trabalhar em texto. O cansaço físico as vezes atrapalha o desenvolvimento.

CDL: Durante o processo, conseguiram algum tipo de apoio ou parceria?

Catherine: Gostaríamos de ter conseguido, mas acabamos não indo atrás. O projeto é totalmente independente.

 

CDL: Qual foi a influência da Exposição no MIS em comemoração aos 20 anos do castelo para o projeto?

Catherine: A exposição apenas facilitou o processo de pesquisa. Na escolha do tema, não houve muita influência já que era um tema já pensado anteriormente. E porque, também, quando decidimos voltar ao primeiro tema, nós ainda não tínhamos ido na mostra.

CDL: Como vai ser o lançamento e o que podemos esperar desse livro?

Catherine: Ainda não sabemos ao certo, o momento ainda é de produção e divulgação do projeto. Ainda temos muito o que fazer para espalharmos o projeto de boca em boca. Nós queremos a principio que falem e saibam que algo do Castelo está pra sair.

CDL: O que vocês esperam do futuro?

Catherine: Em relação ao livro, nós pretendemos entrevistar mais algumas pessoas mesmo depois da banca. Há ideias ainda de construção de texto e mais algumas pessoas poderiam acrescentar e muito com algumas informações.

autores

Catherine e Diogo

Para contribuir com informações ou apenas acompanhar os próximos passos do projeto, basta acessar a página no Facebook.

Esperamos que o livro saia logo!

LOJA DC 4

Futura jornalista e escritora de gaveta que usa seus textos para fugir um pouco desse mundo louco. Música, cultura, cinema e relacionamentos. Quer saber mais? Segue no twitter @cacaurocks

Comments