Connect with us

Livros

Os Cinco livros mais nerds da Editora Intrínseca

Edi

Published

on

LOJA DC 4

Nossa série de postagens chega agora a uma das editoras mais comentadas e reconhecidas do Brasil, a editora Intrínseca, que vem de uma tradição de bons livros e grandes séries trazidas para o nosso país.

De 50 Tons de Cinza a Percy Jackson são apenas algumas das séries mais importantes e influentes da cultura pop trazidas pela editora. Com isso, fizemos uma lista dos livros mais importantes para a cultura nerd e geek. Vamos a lista.

1 – Mitologia Nordica – Neil Gaiman

Ser nerd e não conhecer Neil é a mesma coisa de jogar futebol e não saber quem é Batistuta (claro que alguns apenas fingem que jogam não é mesmo?). Fascinado por essa mitologia desde a infância, o autor amplamente conhecido por também escrever Deuses Americanos (o livro foi adaptado para uma série de mesmo nome que estreia dia 30 de abril nos EUA e dia 01 de maio no Brasil) compôs uma coletânea de quinze contos que começa com a narração da origem do mundo e mostra a relação conturbada entre deuses, gigantes e anões, indo até o Ragnarök, o assustador cenário do apocalipse que vai levar ao fim no mundo.

Às vezes intensos e sombrios, outras vezes divertidos e heroicos, os contos retratam tempos longínquos em que os feitos dos deuses eram contados ao redor da fogueira em noites frias e estreladas. Pra quem acha que mitologia nórdica e Marvel se confundem, o livro é um divisor de águas no assunto.

Além disso, Neil criou uma das historias em quadrinhos mais emblemáticas, debatidas e elogiadas de todos os tempos: Sandman.

 2 – Buracos Negros: Palestras da BBC Reith Lectures – Stephen Hawking

A nossa existência é puramente baseada no fato de que simplesmente existimos, mas talvez pensar demais sobre o assunto pode nos levar a um novo Menino do Acre. Sempre imaginei que imaginar e pensar muito sobre o que nos torna existentes e da onde vem nossa consciência neste vasto universo, pode nos deixar completamente loucos. Mas felizmente, existem homens que ousam questionar, inclusive, o que é hoje inexplicável.

Em duas exposições memoráveis, um dos maiores gênios da atualidade, Stephen Hawking, argumenta que, se pudéssemos compreender como os buracos negros funcionam e como eles desafiam a natureza do espaço e do tempo, seríamos capazes de desvendar os segredos do universo. Insights de toda uma vida são apresentados com a lucidez e a já conhecida verve cômica de Hawking, acrescidos de notas explicativas que situam o leitor nos trechos mais cruciais.

Enquanto a maioria dos especialistas se conforma com o fato de trabalhar com temas praticamente ininteligíveis para o público geral, Stephen Hawking tomou para si o papel de grande paladino da divulgação científica – e nesse pequeno livro, mais uma vez, extrapola todas as expectativas.

3 – S. – J.J. Abrams e Doug Dorst

Impossível não falar de um dos livros mais emblemáticos lançados no Brasil. S. foi originalmente pensado por um dos criadores da série LOST e diretor do filme Star Wars: O Despertar da Força, um dos produtores de Star Wars: Os Últimos Jedi de J.J. Abrams. S. é um livro que não se limita apenas a sua escrita, com ele pistas são espalhadas em podcasts, vídeos, áudios pela internet… Na verdade é complicado até mesmo chamar ele apenas de livro.

S.

É um jogo de detetive, aonde você além de ler uma historia, ainda precisa resolver o mistério por trás da obra, sobre seu autor, os motivos do seu desparecimento através de pistas deixadas dentro do próprio livro. E não falo de palavras, falo de cartões, guardanapos, selos de correspondência, mapas, fotos, cartas…

Uma jovem encontra numa biblioteca um livro com anotações de um estranho. As margens repletas de observações revelam um leitor inebriado pela história e pelo misterioso autor da obra.

Ela responde os comentários e devolve o livro, que o estranho volta a pegar. Ele é Eric, ela é Jennifer, e o inesperado diálogo dos dois os faz mergulhar no desconhecido. É esse velho exemplar típico de biblioteca – consultado, anotado, manuseado – intitulado O Navio de Teseu, de V. M. Straka, que o leitor encontrará dentro da caixa preta e selada de S.

S. é um dos melhores livros lançados nos últimos anos no Brasil que remete a qualquer gênero literário.

4 – Orgulho e Preconceito e Zumbis – Seth Grahame-Smith

Os filmes e séries sobre Zumbis existem a cerca de mais de 50 anos, mas hoje podemos entender que além de The Walking Dead e Guerra Mundial Z, podemos olhar que eles também invadiram com grandes livros na literatura.

O autor Grahame-Smith transfigura as famosas passagens do texto de Jane Austen, em uma deliciosa comédia de costumes. Além dos embates civilizados e repletos de cortesia entre o casal de protagonistas, inclui batalhas violentas, em confrontos cheios de sangue e ossos quebrados. Orgulho e Preconceito e Zumbis transforma uma obra-prima da literatura mundial em outra história que você realmente terá vontade de ler.

5 – Matéria Escura – Blake Crouch

Matéria Escura mistura ação, suspense e física quântica. No livro, conta a história de Jason, um físico medíocre que teve há alguns anos, uma grande oportunidade: viver uma vida medíocre ao lado da mulher que ama ou ser um físico famoso. Ele não poderia escolher os dois, pois um atrapalhava o outro e ele escolheu ser um professor de física em uma faculdade comum. O que ele não esperava, é que em outra realidade alternativa, pudesse existir outro homem igual a ele, que optou pelo caminho contrário ao dele e então, rouba-lhe sua vida e o envia para outra realidade alternativa.

Matéria Escura é um livro eletrizante do início ao fim e, em breve, teremos uma adaptação cinematográfica. Ainda sem previsão de lançamento e sem elenco definido, mas sei de uma coisa: com certeza estarei na estreia desse filme (ou quem sabe na pré, né?)

E aí, o que achou das nossas dicas?

LOJA DC 4
Comments