Connect with us

Colunistas

Por que os fãs da Marvel são mais “cabeça aberta” que os fãs da DC Comics

LOJA DC 4

Depois de um longo período de tempo sem escrever artigos de opinião, eu voltei e sempre, como sempre é pra levantar questionamentos. Infelizmente, vivemos em uma era que a internet deu voz a todos e assim surgem vários críticos “especializados” de cinema e estes críticos maravilhosos e super formados na escola, Facebukeana Cinematic Universe, estão quase em suma maioria entre os fãs da DC Comics, quando falamos de filmes de heróis no cinema.

O pior destes tipos de críticos é que eles pesam a mão em cima daquilo que supostamente conhecem e abrem mão daquilo que não sabem e não leem e elogiam sem saber o que basicamente era aquela obra original. Não me surpreende ouvir de um administrador de um grande grupo no Facebook, sobre a Marvel e DC, aonde a frase que ouvi foi: “Não gostei deste Batman, esse Bat está velho…”, pasmem ouvir isso, mas foi dito sim. Quando um filme chamado Guerra Civil, por mais que em critério de diversão tenha cumprido seu papel, foi o mesmo mamão com açúcar da Marvel, como todos os anos.

Mas ai que está, enquanto um filme é a mesma coisa, com a mesma fórmula ano em ano, Batman vs Superman: A Origem da Justiça, veio quebrar este paradigma e mostrar um filme sério e mais realista para esta obra que, na versão estendida, está impecável. Porém, ele foi diferente de tudo aquilo que vimos antes, e Snyder queria dar este toque, talvez Batman vs Superman: A Origem da Justiça seja o filme de heróis mais comentado dos últimos tempos e se engana quem pensa que a Warner fica triste com essa divisão, ela, na verdade, ama, na boa, que filmes ruins ate hoje são comentados pela “ruindade”, mas os clássicos são comentados por justamente ter uma opinião forte e até mesmo dividir as mesmas.

Claro, os fãs da Marvel querem ver os filmes da empresa e saírem dos cinemas satisfeitos, já Batman vs Superman pelo menos tenta fazer você amar ou odiar, ele não tenta uma fórmula, ele quer que você tenha reações. Infelizmente, os fãs da DC ainda não sabem o que querem, se a DC faz um filme Marventino “que lixo de filme, pior do ano” se a DC faz um filme com estilo próprio e defendendo um cinema mais contemplado em si mesmo e dentro da sua própria, inédita, estética para o gênero “O Batman é velho…”. Ou seja, qual a fórmula ideal para a DC Comics?

A fórmula ideal pode ser simplesmente entregar o público o que ele não sabe que gosta ou precisa, esquecer basicamente um público dividido e se este quer mais filmes da Marvel feitos pela Warner (Esquadrão Suicida) ou se quer mais filmes da DC feitos pelo Snyder. Não estou aqui para dizer que os filmes são perfeitos, mas sim para tentar entender melhor o que vocês querem?

Por que, no fim, parece que alguns “fãs” só querem ver o circo pegar fogo.

LOJA DC 4
Comments