Connect with us

Colunistas

Por que os filmes da DC são sempre bombardeados por notícias desestimulantes?

LOJA DC 4

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.

Grande pergunta não é? Aristóteles já se debruçava sobre esta questão há séculos rs. Brincadeiras á parte, vemos os filmes da DC sempre sendo massacrados por notícias ruins, sejam no caso de refilmagens como recentemente foi noticiado pelo site sem expressão, Flickreel ou por notícias que até mesmo se confirmaram como verdadeiras, como o caso do site HitFix que havia alertado que o filme Batman vs Superman: A Origem da Justiça causaria grande controvérsia. Mas por que os filmes da DC sempre são o alvo preferido destes sites? Vamos a alguns pontos.

Público

Impossível não fazermos um contra peso com a Marvel, a empresa mal sofre com isso, na verdade não lembro de ter sofrido em nenhum momento, porém existe uma diferença de público gritante entre Marvel e DC nos cinemas, se você for fazer qualquer tipo de pesquisa em sites neutros, que tratam tanto da Marvel quanto da DC, verá que estes veículos possuem mais fãs da DC do que da Marvel. Isso para mim mostra que o público da Marvel é muito mais mainstream do que fãs necessariamente assíduos de HQ. A Disney percebendo isso, vende um filme para todos, com poucas referências fora do que já foi apresentado nos filmes do MCU, do que a DC que se desdobra através das folhas das HQs. Eu não estou dizendo que a Marvel não possui fãs de quadrinhos, ela possui muitos, milhares, mas o público que ver seus filmes e da dinheiro ao mesmo, não necessariamente estes fãs.

batman-vs-superman

Um exemplo disso é Vingadores: Era de Ultron, que foi classificado como mediano e péssimo pelos fãs, mas o público geral gostou, se fosse o caso do estúdio apenas ter pensado em agradar o público de HQs, ele naufragaria,  mas não foi o caso, Era de Ultron conquistou o público geral e levou mais de 1B ao estúdio novamente, notícias negativas do longa pouco influenciaram a bilheteria, porque o público do filme pouco se importou com elas.

Infelizmente ou felizmente, a DC é dominada majoritariamente por fãs de quadrinhos, um público mais sisudo, mais chato. Batman vs Superman: A Origem da Justiça foi a última tentativa da DC de fazer algo para os fãs, naufragou miseravelmente ao tentar agrada-los e por fim tivemos Esquadrão Suicida que simplesmente jogou para o alto a coerência e com isso agradou o público geral, resultado: Batman vs Superman: A Origem da Justiça não chegou a 1B como muitos pensavam e Esquadrão Suicida fez mais do que imaginaram. Filmes mais simples tendem a vender mais no boca a boca, filmes que tentam fazer um agrado para os fãs se perdem. Se Resident Evil tivesse tentando agradar fãs, acredito que nem a parte 2 teria.

Para minha tristeza, acredito que os filmes da DC não vão mais tentar essa profundidade de narrativa, onde um elo entre mães ficou como um ponto negativo em mundo em que os fãs de quadrinhos não se importam com o amor materno, não é mesmo?

Mídia

Para a mídia especializada no Brasil ou até mesmo sites de pequeno porte falarem mal de algo que está na boca do povo gera views, cliques, e alguém precisa pagar pelo leite das crianças, é claro leitor, que será você. 🙂 Entenda uma coisa: essas propagandas no CDL geram uma pequena remuneração para nós, seria mais simples para a gente pegar qualquer coisa da vida (de sites que lembram um tabloide carioca Meia Hora) e transformar em notícia, e para que eu fuja de qualquer problema colocar a palavra RUMOR. Isso é um código que diz “Não tenho nada com isso, estão dizendo por aí…”. Brincadeiras á parte, se deve filtrar o que você le, para que depois não venha projetar culpados por aí.

Nunca vou esquecer de um exemplo de um certo site muito POP... Eles noticiaram que Liga da Justiça Parte 2 tinha sido cancelado, para justificar a ideia atribuíram uma frase da Deborah Snyder ao Zack Snyder e uma do jornalista ao diretor, embolaram tudo para trazer a ideia de que o filme havia sido cancelado, mas como bem sabemos, a Liga da Justiça não será mais um filme dividido, mas um único filme, mas obviamente teremos Liga da Justiça, Liga da Justiça 2 etc…

Em outras palavras, caso queira parar de propagar spans deixe de seguir páginas que insultem a inteligência de vocês, eu indico duas páginas aqui O Mestre da HQ e Deposito Nerd e uma página de fãs da DC que é a DCnautas.

Fãs

Infelizmente para um lado, a DC possui muitos fãs de quadrinhos, estes fãs quando não veem uma coisa muito legal em algum filme ou algo relacionado a este universo vão fazer de tudo para que a produção seja punida. Frases de efeito destes “fãs” que mais ouço por aí: “Superman do Reeve é melhor que o Superman do Henry…” muitos do que dizem isso nem viram os filmes do Reeve, mas só querem falar e repetir o que ouvem por aí. “Superman sem carisma….” Quando escrevi um texto sobre isso, os “fãs” de Reeve simplesmente comentaram “Lixo de artigo…” argumento que é bom… Estou esperando até hoje.

Conversando com o Olavo Lima do blog HQ Fan, percebemos que basta conversar, pois pessoas simplesmente pensam diferentes. “Fãs” da DC ressentidos são como amigos de trabalho de escola, se o grupo faz o trabalho, mas se ele não for como um dos membros planeja, ele irá fazer de tudo para este trabalho dar errado, para dizer no fim “Eu falei, eu falei…”, obviamente compartilhando notícias negativas, sem ao menos questionar a fonte. A verdade é simples: muitas vezes os próprios fãs da DC sabotam o próprio estúdio, o maior inimigo da DC pode ser a WB, mas o segundo maior com certeza são os fãs.

suicide-squad-imax-poster-banner

A Warner infelizmente não respeita os fãs e se estes diretores lá presentes não tiverem o apoio necessário vamos ficar entregues ao simples poder capitalista do estúdio, nada errado de se pensar “Se os fãs não querem, o público em geral quer”. Tenha críticas, eu odiei Esquadrão Suicida pelo filme, mas pelo lado bom tinha personagens maravilhosos, razão da minha nota ao filme. Procure ver o que estiver ruim e questione, mas o que está bom exalte, não custa nada.

Assim, enquanto estes fatores estiveram atuando juntos, vamos ter mais notícias ruins relacionadas a DC, podendo até ter o fim dele ou a renovação do mesmo, infelizmente boa parte do que foi dito aqui, se ler com calma, vai perceber que é culpa dos próprios fãs.

Revisado por: Bruna Vieira.

LOJA DC 4