Connect with us

Colunistas

Porque a bilheteria de SS e as críticas de Lego Batman podem ser ruins para os fãs da DC

LOJA DC 4

Está ai, nossa crítica de Lego Batman sai a meia-noite desta segunda-feira, e já adianto que o filme é muito, muito legal, sem falar que as criticas até aqui soam muito positivas, até o momento, mas porque a bilheteria de Esquadrão Suicida e as críticas de Esquadrão Suicida podem ser ruins a própria DC? Bom, caros amigos, vamos ao texto.

Fãs da DC tem no geral um padrão de qualidade que se chama Batman: O Cavaleiro das Trevas, que segundo críticos e fãs é o melhor filme de quadrinhos de todos os tempos. Man of Steel, Batman vs Superman: A Origem da Justiça, apesar de serem na minha opinião bons filmes, não foram tão bons quanto o segundo filme da trilogia Nolan. Depois das críticas altamente negativas de Batman vs Superman: A Origem da Justiça, vem Esquadrão Suicida, que também foi altamente esmagado pela crítica, mas mesmo assim rendeu quase US 750 milhões de dólares em bilheteria, ai me vem Lego Batman: O Filme muito aguardado, e que já mostra sinais de que será um sucesso. Mas por que isso é ruim?

Dois dos filmes lançados pela DC foram um sucesso, tendo em vista o tom mais escrachado e mais engraçado. Esquadrão Suicida e  Lego Batman: O Filme. A crítica em Esquadrão Suicida não teve muito efeito, por que o filme é muito focado no publico mainstream, que em suma maioria gostou. Foi o longa da DC mais despretensioso em relação aos fãs e foi muito mais focado no público em geral. Ele não queria agradar os críticos e nem os fãs, mas aquele seu amigo que acha que o Coringa faz parte do Esquadrão Suicida. Em relação a Lego Batman: O Filme, não posso falar muito por que o embargo cai somente nesta segunda, mas adianto que o público em geral vai gostar e os fãs também.

Com isso, temos a seguinte situação, dois filmes que foram mais despretensiosos e mais divertidos, focados em atingir o público geral e não aos fãs ou críticos, foram bem, muito bem por sinal. Enquanto os outros que tentaram uma conotação mais séria, foram não tão bem quanto o esperado, como Watchmen e Batman vs Superman: A Origem da Justiça. Engana-se que o estúdio não observa estes parâmetros e talvez possa mudar ainda mais o tão transformista DCEU.

Se a Warner pensar que não foi culpa dos cortes feitos Batman vs Superman: A Origem da Justiça, que transformaram o filme em basicamente algo que ficou com pouco sentido no cinema (a versão estendida parece ser outro longa), ela pode continuar pisando em ovos, ou com a crítica ou com os fãs. A Warner precisa se achar, e tomara que estas bilheterias e as cíticas façam isso, do contrário, temo e muito pelo futuro do DCEU e pelo o que pode vir daqui pra frente. Como sabemos, a Warner sabe vender trailers, então não se guiem por ele, e espero que parem com as ideias de versão estendida.

Eu, como os fãs, quero o melhor para o DCEU e acredito que vocês também.

LOJA DC 4