Connect with us

Colunistas

Porque o mundo odiava o Superman em Batman vs Superman e o “ama” na Liga da Justiça

Edilson Cândido Rezende

Published

on

LOJA DC 4

Para os que entenderam de fato o filme Batman vs Superman, este artigo é dispensável, o que quero falar aqui é sobre uma coisa que leio ao vezes nos comentários das redes sociais e me da uma certa agonia, inclusive em video publicado pelo Cabana do Leitor, Thiago Romariz do Omelete destacada que “Todo mundo odiava o Superman no mundo de Zack Snyder, então ninguém deveria estar pedindo o seu retorno como vemos nos trailers da Liga da Justiça”

Thiago Romariz como todos os três do Omelete são tremendamente simpáticos e ótimos profissionais, disso não ha duvidas, mas o debate de ideias e de pensamentos é bom para a democracia, baseado nisso eu discordo da fala do Thiago e de muitas outras pessoas, explico o porque.

Uma parte da população odiava o Superman no mundo, não a população inteira. Podemos observar na cena do Capitolio, quando o Superman chega, que uma parte não estava protestando, mas apoiando ele, e também na cena que ele salva uma criança do incêndio. Por mais que o Superman se esforce para fazer o bem, seu personagem é culpado pela (segundo uma parte da população) destruição de Metropolis, resultando em milhares de mortes, segundo, uma parte desconfia da sua humanidade, pois não o consideram humano.

Batman representa estas duas ideias, e entende que o Superman é um risco em potencial, afinal, por onde ele passa ele causa destruição, observe que no inicio as mortes no deserto de moradores é atribuída ao Superman, a do Capitolio a mesma coisa (que foi a gota d’água  para Bruce Wayne), e anterior a esta a morte das pessoas de Metropolis.

Depois da cena do Capitolio, Superman desiste dele mesmo, a cena da Lois mostra isso, e a cena do pai dele que diz basicamente que não importa os esforços, “O Superman so foi um sonho de um fazendeiro do Kansas…”, Superman é a antítese da esperança que alguns davam. Tudo claro, um plano do Lex. A parte da população que ainda o defendia fica basicamente rendida a isso.

A cena que mostra um boneco do Superman remete a ideia de Jesus sendo considerado culpado, aonde os judeus o condenaram, essa cena só faz sentido por causa do final do filme, pois no final quando Superman enfrenta seu julgamento, e a morte o destrói, o mata, a população percebe quem estava do seu lado, pois o verdadeiro vilão foi revelado, Lex Luthor.

Sendo assim, a população percebe que o seu julgamento sobre o Superman estava errado, muitos dizem que foi “burrice” Superman ir ate o Apocalipse, pois se tivesse mandado Diana, esta imune a Kriptonita teria talvez mais exito. Porém meu caro ate esta opinião esta equivocada (mesmo, nao existe como você pensar desta forma pois a resposta esta no próprio filme) a Lois fala a ele “Não faça isso…” e ele diz “Ele é do meu mundo…” isso basicamente mostra que ele atribui a derrota do apocalipse a si, pois tanto Zod como Apocalipse são de Kripton, nada disso teria acontecido sem que existisse um Superman, pelo menos sem que ele tivesse vindo a terra, chamar a responsabilizabilidade, foi uma das cenas mais bem feitas do filme, e mesmo assim teve gente sendo levada pela mare de criticas em pensar que a cena nao faz sentido. Até no contexto bíblico faz sentido, uma vez que Jesus fala “Aonde eu vou vocês não poderão vir comigo”, ele morreu pela humanidade, os criticos se recolhem e  a população em si lamenta sua morte.

Batman era um destes criticos, mas suas cenas que são lineares as cenas do enterro do Superman remetem que ele como um dos criticos também reconhece que errou “eu errei com ele em vida, não errarei na morte”, admitindo que a terra precisa de protetores, ele faz uma promessa no seu enterro, muitos disseram “Já se tornou amiguinho…” não é questão de ser amigo, ele simplesmente reconheceu a falha que cometeu.

Liga da Justiça estreia dia 16 de novembro.

LOJA DC 4
Comments