Connect with us

Livros

Resenha: Para Todos os Garotos que Já Amei de Jenny Han

“Não são cartas que outra pessoa escreveu para mim. São cartas que eu escrevi. Uma para cada garoto que amei”.

Para Todos os Garotos que Já Amei, da autora americana Jenny Han, é o primeiro livro que narra as aventuras amorosas da Jovem Lara Jean. Além de ser um romance muito gostoso, a história também passa uma mensagem de amizade e principalmente a importância da família.

Logo no começo conhecemos os personagens que irão nos acompanhar. Lara Jean é a filha do meio com dezesseis anos, Margot é a mais velha e Kitty é caçula. A mãe das meninas faleceu quando Kitty ainda era um bebê, mas nem com toda dificuldade de criar 3 mulheres o pai fez um ótimo trabalho.

A história ganha forma quando de forma misteriosa as cartas que Lara Jean escreveu no passado para seus ex-amores acabam sendo enviadas a todos eles. É aí que o mundo dela desaba. Além da irmã ter acabado de mudar-se para outro país, ela vive o dilema de estar apaixonada, ou não, pelo ex-namorado de Margot. Conforme as cartas vão sendo entregue, Lara Jean se sente ainda mais confusa e em apuros nas questões sentimentais.

“Acho que comecei a gostar de você. ”

Sempre achei mega interessante o enredo do livro, mas achava que seria algo clichê de alguém que escreve cartas de amor. Porém, quando li o primeiro, tenho que confessar, me apaixonei e devorei. É muito mais do que uma história de cartas românticas, vai além do romantismo, trata de casos como amizade, a família e o respeito dentro dos relacionamentos.

Os personagens também são muito bem escritos, Jenny Han conseguiu deixá-los próximos da realidade para que qualquer um consiga identifica-los na vida real. As situações que ocorrem com Lara Jean acontecem ou já aconteceram com qualquer jovem de dezesseis anos. Afinal, quem nunca teve uma queda por aquele garoto do colegial, ou o nerd ou o popular? Ou quem não tem uma amiga louca ou uma irmã/amiga que gosta de ser a protetora? É por essas e outras razões que fica fácil se apegar aos personagens e se envolver na história.

O livro é escrito em primeira pessoa e narra com detalhe as coisas que acontecem, de forma que não torna a história cansativa e maçante. Entretanto, no início pode parecer uma leitura travada, você lê, lê, lê e parece que não sai do lugar. Porém, quando a história ganha forma, ela torna-se deliciosa e flui tão bem que quando você percebe já acabou o livro e quer mais.

Outro ponto muito divertido que me cativou foi como a autora conseguiu despertar o lado faminto do leitor nas cenas em que as irmãs Song estão cozinhando. A vontade que surge é de querer experimentar cada coisinha que ali está sendo narrado, de ir para cozinha e fazer cookie ou até mesmo waffle.

Para Todos os Garotos que Já Amei foi lançado no Brasil em maio de 2015 pela editora Intrínseca, que no ano seguinte lançou P.S.: Ainda te amo e, recentemente, o terceiro e último livro, Agora e Para Sempre, Lara Jean.

Apaixonada por histórias de época e com o sonho de viver em cada página que lê. Uma jornalista fascinada no mundo da literatura.

Continue Reading
Click to comment

Basta usar o cupom CDLLOJADCCOMICS

O CDL é hospedado pela DreamHost

Copyright © 2018 Cabana do Leitor.