Connect with us

Livros

Resenha: Se Eu Ficar

Lidiany Moraes

Published

on

LOJA DC 4

SE_EU_FICAR_1404309893P

Titulo: Se Eu Ficar

Autor: Gayle Forman

Editora: Novo Conceito

 

 

 

 

 

 

Mia é uma adolescente, nerd, tem como grande paixão o violoncelo e o namorado Adam, possui uma família moderna e tem tudo pra ser feliz, porém não é isso o que acontece. Numa manhã de neve, quando todos são dispensados dos seus afazeres, Mia e sua família saem para um passei de carro, que acaba em tragédia. O acidente ocorre de forma rápida e logo no começo do livro, deixando o leitor ainda mais envolvido na trama.

Após o acidente, Mia ainda consegue ver e ouvir tudo e passa a acompanhar o que acontece com o seu corpo – que fica em estado de coma após o acidente – e com seus parentes e amigos. O livro se passa basicamente em dois momentos: o primeiro com Mia narrando seus sentimentos e acompanhando os acontecimentos no hospital, e o outro, das lembranças dos momentos mais importantes de sua vida – a primeira vez em que saiu com Adam, o nascimento de Teddy (seu irmão mais novo), seu primeiro violoncelo… Gayle Forman vai nos conduzindo, delicadamente, pela vida e dia a dia de Mia, até que quando percebemos já estamos nos tornando parte da história.

Outro ponto interessante é que a autora traz os conflitos do dia a dia de um adolescente junto com uma intensa reflexão sobre a vida, o que acaba tornando o livro interessante para qualquer idade de leitor.

Me surpreendi muito com o amor descrito de uma forma tão simples e incrível nas páginas do livro, e também com a força de Mia, que apesar de tão jovem consegue enfrentar as peculiaridades da vida. Me apaixonei também por Adam, namorado de Mia e sua banda de rock, que dão um toque muito jovem à narrativa.

Se Eu Ficar nos faz refletir sobre como tudo em nossa vida é efêmero e passa num piscar de olhos, em como podemos perder tudo o que amamos de um dia para o outro, mas acima de tudo de como o amor pode nos fortalecer.

O livro é de uma escrita fácil de ler e que nos prende em frente as páginas por horas a fio sem que possamos perceber. No final do livro, da edição que foi lançada recentemente pela Novo Conceito, temos o primeiro capítulo da continuação: Para Onde Ela Foi, que é narrado por Adam e confesso que quando li fiquei louca para ler o livro completo (e tenho certeza que vocês ficarão assim também, quem avisa amigo é! Hahah)

LOJA DC 4
Comments