Connect with us

Livros

Resenha do livro “Os Treze Porquês”

 OS_13_PORQUES_1370299464PTitulo: Os 13 Porquês

Autor: Jay Asher

Editora: Àtica

 

 

 

 

 

 

Minha primeira resenha, decidir fazer sobre um livro não muito popular mas que eu adorei e acredito que vocês também vão gostar hahah. O livro ainda não é muito conhecido, mas tem de tudo para se tornar uma best seller. Há boatos que já tem uma adaptação para o cinema confirmada tendo nada mais nada menos do que Selena Gomes como protagonista. Os Treze Porquês tem uma daquelas histórias conquistadoras e envolventes, com um certo tom de mistério e drama.


A história é contada do ponto de vista de Clay, um jovem que tem sua vida mudada depois de receber uma caixa com 7 fitas cassetes. Quando ele põe as fitas para tocar, a voz mórbida de Hannah Baker invade seus ouvidos. A garota que havia se suicidado há alguns dias antes do mesmo receber as fitas, Hannah as gravou com o intuído de contar o motivo pelo qual se suicidou. Segundo a garota cada um que receber a caixa com as fitas teve algo a ver com a sua morte, e assim depois que ouvirem as fitas devem passar para o próximo da lista (13 motivos, 13 pessoas, daí o nome do livro). Quando as recebe, Clay fica confuso, não consegue pensar em nada que possa ter influenciado Hannah a se matar, afinal eles só haviam ficado juntos uma vez em uma festa que mudou a vida de muitos. Mas querendo ou não, Clay teve mais importância que muitos naquela fita. Enquanto caminha pela cidade e escuta a fita, ele descobre coisas sobre pessoas que conhece que mudam totalmente a imagem que ele tinha delas na cabeça. Ele descobre que apenas achava que conhecia Hannah, mas ela era mais complicada e escondia mais segredos do que todos poderiam imaginar.

O que surpreende no livro é que Hannah não faz o tipo de garota que costuma ser associada à ideia de suicídio. A garota sempre foi bonita, inteligente, popular e bastante sociável, porém escondia dentro de si aflições e medos que eram alimentados pelas pessoas que não a respeitavam e a julgavam de maneira incorreta. Os 13 Porquês conseguiu se manter infinitamente longe do clichê. Nenhuma história que eu tenha lido ou assistido até hoje mostrou tão bem como as razões para que uma pessoa cometa suicídio possam ser tão… simples. Muitas das situações contadas por Hannah são frequentemente vistas no nosso dia-a-dia sem que sequer percebamos o impacto que elas podem causar às pessoas que as vivem.

O autor conseguiu contar essa história de um jeito que quando acaba um capítulo (ou uma fita, como você preferir) você precisa virar a página para descobrir o resto. O livro parece um pouco com ‘Cidades de Papel’, do John Green, os dois envolvem uma garota que deixa pistas para o garoto apaixonado. Porém ‘Os 13 Porquês’ é mais dinâmico e a narrativa dupla o torna mais interessante. O autor tem uma escrita suave que faz o leitor sentir tudo que o Clay está sentindo, imaginar cada detalhe e pensar como ele. Esse é um daqueles livros que te transporta para o local onde tudo está se desenrolando, desses livros de romance que têm de tudo para fazer muito sucesso (e com razão).

Para completar, achei este fã trailer na internet, muito bom!

aquele q lê, narnia e ama publicidade escuta paramore, e ama J.K. Rowling, e faz tudo junto e escreve ^^ Contato: luciano.becher@cabanadoleitor.com.br

Continue Reading
Click to comment

Basta usar o cupom CDLLOJADCCOMICS

O CDL é hospedado pela DreamHost

Copyright © 2018 Cabana do Leitor.