Connect with us

HQs

Secret Wars – Saga Era do Apocalipse

LOJA DC 4

Era do Apocalipse a ( na minha opinião) melhor saga dos X-Men em termos de continuidade e coerência ganhará um tie-in durante Secret Wars. mais uma oportunidade de revisitar um universo que na boa, já se desenvolveu ao máximo porém sempre insistem em mexer para ver se estragam de vez.

A Era do Apocalipse original ocorreu no ano de 1995 nas revistas dos X-Men. Foram quatro longos meses nos quais o universo mutante passou por uma experiência inédita nos quadrinhos alterando mesmo os nomes das revistas mensais como um grande evento( e era já que nesse período X-men já era a cereja do bolo da editora).

apoc006

E a história? Vamos lá. Legião, o filho esquizofrênico do professor Xavier resolve matar Magneto viajando ao passado e assim acabar com qualquer oposição a Charles. Porém ele se dá mal e acaba matando Charles Xavier, alterando todo o futuro. E o cristal M’kraan do Imperio Shiar está refletindo as mudanças que Legião está provocando na realidade. Um grupo de X-Men viaja ao passado mas apenas Bishop por ser uma anomalia temporal consegue permanecer lá, mesmo que amnésico.

apoc001

A partir da morte do professor Xavier e da inexistência de Legião, magneto comovido promete a seu amigo que irá realizar o sonho do professor Xavier. mas como Erik não foi tão eficaz quanto Charles, Apocalipse se mostrou mais dcedo para a humanidade e iniciou a guerra entre humanos e mutantes, levando imensa vantagem até chegarmos ao ponto em que os humanos são caçados e os X-Men os párias que lutam contra o tirano Apocalipse e seus cavaleiros.

Muitas diferenças nesse mundo tais como um Ciclope que trabalha para o Sr. sinistro, um Fera ao estilo Mengele, Wolverine maneta dando certo com Jean Grey e muitas mudanças em relação ao universo tradicional que conhecemos. Até os títulos das revistas foram alterados durante a execução da saga. Cable virou X-Man( que virou título próprio), Wolverine virou Arma X e Excalibur virou X-Calibre.  E muitas mais.

apoc005

A história da saga original nos é apresentada  no momento em que os X-men encontram Bishop que afirma poder salvar aquela realidade fadada a destruição tanto de humanos e mutantes. Nisso, magneto aciona suas equipes principais e associados para providenciar uma viagem no tempo para Bishop e restaurar o mundo como o conhecemos.

apoc009

Muito bem desenvolvida, hoje em dia ela esbarraria em contradição de algumas coisas retconizadas pelos autores nos últimos anos, mas até a época em que foi escrita estava completamente coerente. Deu certo, mas tão certo que algumas mudanças da Era do Apocalipse tentaram ser aplicadas na nossa continuidade como o romance entre vampira e Magneto, Dentes de sabre herói , etc. Mas o bom senso prevaleceu. Algumas idéias da Era do Apocalipse foram feitas para aquela realidade em si e não para a continuidade do Universo 616. assim como algumas mudanças que filmes impõem aos quadrinhos não são adequadas de forma alguma.

apoc000

Era do Apocalipse  foi lançada aqui na íntegra inclusive com histórias inéditas ainda em uma série de 6 encadernados lançados pela Panini em 2011. Até hhoje algumas consequências desta saga permanecem nas hqs atuais como o Fera Negro, Nate Grey,o personagem Morfo ( criado no desenho dos X-men e aprimorado nesta saga para anos depois ser utilizado em Exilados)

apoc008

Nessa nova visita a saga estaremos em uma nova versão da Era do Apocalipse, um outro mundo no qual esta Era aconteceu e portanto os personagens principais desta saga estão vivos ainda. O melhor é que será escrito pelo autor original, Fabian Nicieza que escreveu muitos títulos X após a saída de Chris Claremont nos anos 90.

apoc002

LOJA DC 4

Físico, nerd, quadrinheiro e dono do Enquadrinhados - enquadrinhados.blogspot.com.br Sua frase preferida é “Só pode haver um”. Qualquer dia desses ele perde a cabeça.

Click to comment