Connect with us

Colunistas

Segundo maquiadora profissional Esquadrão Suicida não merecia o Oscar de melhor maquiagem

Uma das polemicas da noite era se Esquadrão Suicida merecia o Oscar de melhor Maquiagem, segundo muita gente, Star Trek: Sem Fronteiras merecia o premio, mas sob a alegação de que teria usado “muito CGI” os fãs da DC Comics justificaram a entrega do premio ao Esquadrão Suicida, e uma das defesas do filme era que “Killer Croc” foi uma bela maquiagem, tendo em vista o que parece ter tido uma complexidade maior por parte da equipe para desenvolve-la.

LOJA DC 4

Por isso, o Cabana do Leitor procurou Tainá Costa, do Tainá Costa Makeup Artist. Maquiadora há 4 anos, mas Formada pelo Senac-RJ em 2011. Atualmente trabalha na produção de Ana Cristina Soares, uma das Porta Bandeiras de uma das Escolas de Samba mais importantes do país, a Portela. Especializada em pele negra e camuflagem de imperfeições.

Para ela, não existem duvidas, esse Oscar não deveria ser entregue ao Esquadrão Suicida de maneira nenhuma:

“Não há dúvidas de que Star Trek deveria ganhar o Oscar de melhor maquiagem. A caracterização dos personagens exige não somente maquiagem, mas moldes previamente prontos que necessitam de perfeccionismo e horas de transformação para deixar o ator irreconhecível, como por exemplo, o personagem Krall interpretado por Idris Elba.”

Segundo ela a complexidade de Star Trek só pode ser visualizada por um profissional da área, pois exigem uma serie de técnicas extremamente complexas:

“Os moldes precisam ser adaptados ao rosto do ator, as suas feições, de forma que transmita realidade e um grande impacto visual, isso requer o uso de equipamentos que exigem muita técnica, por exemplo o airbrush.”

Em relação ao Esquadrão Suicida, Taina é enfática:

“Já em Esquadrão Suicida, tendo como exemplo os personagens Arlequina e Coringa, vemos apenas cores, um simples clown, (usado em maquiagens artísticas de palhaços) faz todo o trabalho. De modo grosseiro, uma criança conseguiria reproduzir as maquiagens de Esquadrão Suicida sem muita dificuldade” Ela finaliza esta questão dizendo “Prova disso são as inúmeras reproduções dessas maquiagens em vídeo tutoriais.”

Mas e Killer Croc? Afinal, uma das poucas justificativas dos fãs do Esquadrão Suicida seria a complexidade aparente do para fazer o personagem, então sem mais delongas Taina  deixa claro que a maquiagem não é tão “complexa assim como aparenta” pois não requer “muita técnica” para ser feita:

“Em relação ao Killer Croc de Esquadrão Suicida, a caracterização do personagem requer tempo, paciência, mas não muita técnica, a reprodução da pele poder ser feita a partir de slug (uma espécie de massinha que imita pele) e profissionais detalhistas, para criarem desenhos pequenos sobre o slug que deem a textura ou aparência de couro de jacaré” Ela completa dizendo “Um prêmio como o Oscar, não pode ser definido a partir de apenas um personagem”

E para vocês, Esquadrão Suicida merecia o Oscar?

Basta usar o cupom CDLLOJADCCOMICS