Connect with us

Colunistas

Semana Especial: Dia Internacional da Mulher | Personagens marcantes parte 1

LOJA DC 4

Essa é uma semana especial aqui para o blog, pois a maioria dos integrantes são mulheres e como dia 08 de março é o dia internacional da mulher, nós pensamos: por que não fazemos um especial e falamos sobre as personagens literárias? Temos um acervo enorme de personagens femininas que passaríamos horas discutindo sobre elas.

O especial que iremos fazer não é só para ressaltar o quanto as personagens são fortes, mas para falarmos de todas as qualidades e olha que são muitas, viu.

Anne Frank (Diário de Anne Frank):

Eu li o livro o Diário de Anne Frank quando tinha 15 anos. Foi o livro que me incentivou a ler mais, é óbvio que iria falar sobre ele. Annelies Marie Frank nasceu em 1929 e foi uma adolescente alemã de origem judaica, vítima da 2ª guerra.

Em 1933, com a ascensão dos nazistas ao poder alemão, começaram a ocorrer manifestações antissemitas, o que fez com que a família de Frank, dentre muitas outras, temessem o que aconteceria com eles desde então. No ano seguinte, mudaram-se para Amsterdã, onde viveram uma vida normal por seis anos, sobrevivendo com as empresas do pai de Anne.

Em 1940, quando os nazistas invadiram os Países Baixos, a população judaica foi perseguida e proibida de frequentar diversos locais. Dois anos depois, a família decidiu se esconder em cômodos secretos de um edifício comercial; dividindo-o com mais quatro pessoas. Próximo do fim da guerra, o grupo foi traído misteriosamente e transportado para campos de concentração. Anne e sua irmã, Margot Frank, foram levadas até o de Bergen-Belsen, onde morreram, provavelmente, de tifo epidêmico, num dia desconhecido de fevereiro de 1945.

Depois de sua morte, Anne tornou-se famosa no mundo inteiro por causa do diário que escreveu quando ainda estava escondida.

Katniss Everdeen (Trilogia Jogos Vorazes)

Katniss e sua família moram no Distrito 12, um distrito de mineração de carvão, que é um dos mais pobres e menos povoados da nação distópica fictícia Panem. No decorrer do primeiro livro, Jogos Vorazes, Katniss se voluntaria para substituir sua irmã, Primrose “Prim” Everdeen depois que esta é sorteada como tributo feminino durante o Dia da Colheita, um dia em que, anualmente, um menino e uma menina entre as idades de 12 a 18 são selecionados a partir de cada distrito para lutar até a morte em uma arena onde apenas um pode sair vivo, conhecido como Jogos Vorazes.

O que Katniss não imagina, é que no momento que se torna voluntária, no lugar da irmã, acaba de se transformar em uma heroína. No jogo, ela usa seus conhecimentos de caça e tiro com o arco para sobreviver e nesse jogo, a única coisa que ela faz é tentar se proteger e ao seu companheiro de distrito, Peeta.

Katniss é uma personagem diferente de muitas que estamos acostumados a ver tanto em filmes, séries e livros, diferente por que todos dependem dela e de sua força, quanto mais ela demonstra sua personalidade protetora e sua inteligência, mais as pessoas gostam dela e acaba se tornando um símbolo de liberdade diante de toda a nação.

LOJA DC 4

Escritora e devoradora de livros seja ficção, comédia, fantasia e muitos outros gêneros, o importante é a história prender sua atenção.

Comments