Connect with us

Livros

Semana Especial Os Legados de Lorien | Por dentro do Universo da Saga

LOJA DC 4

Hoje damos início à Semana Especial de livros promovida pela Editora Intrínseca, dessa vez o escolhido para ser explorado em detalhes será ‘Os Legados de Lorien’, uma série juvenil de ficção científica criada por Pittacus Lore, composta por sete livros cujo primeiro é ‘Eu sou o número quatro’ e o último que finalizou recentemente a saga, ‘Unidos Somos Um’. Aqui irei abordar um pouco mais desse Universo no qual se passa a história, apresentando algumas características interessantes dos livros.

Lorien é um planeta distante da nossa galáxia, e seus habitantes são os Lorienos. Em Lorien alguns adolescentes são dotados de um poder especial chamado de Legados, o que os fazem serem membros Garde, garantindo a eles proteção mágica e o acompanhamento dos seus Cêpans (guardiões/mestres). No entanto outra raça alienígena, os Mogadorianos, destrói os seus lares e dominam o seu planeta. Nove desses jovens poderosos Lorianos são enviados ao Planeta Terra e salvos da catástrofe, porém não da perseguição. Cada um dos nove enviados tem o seu nome e um número, e estão sob o efeito de um encantamento que só permite que seus inimigos os matem em ordem numérica, enquanto todos eles permanecerem separados.

Tudo se passa obviamente em nosso Planeta, em diversas países do mundo, na América, na Europa e na Ásia, com o grupo separado, vivendo em lugares distantes, escondidos em pequenas cidades, conventos, e enfim, disfarçados com outra nacionalidade e formas. Mesmo assim isso não impede de serem encontrados e capturados pelos Mogs, seres do mal. Dessa forma três são mortos, e a trama se inicia com John Smiths, o Número Quatro que está disposto a lutar e defender não apenas os outros que restam de sua raça, como também os seres humanos, por quem criou grande afeição.

John chega à conclusão que apenas unindo os seus mestres e o seu grupo, que os Lorienos serão capazes de derrotar o seu maior inimigo, o governante e líder Mogadoriano, Sektrákus Ra. A partir disso grandes batalhas são travadas na Terra, de modo que todos os livros trazem uma luta definitiva entre as raças, algo que determina o desfecho da história e o futuro dos Gardes. A ideia é que cada Garde descubra o seu legado (que pode ser muitos) ao longo da vida, e não necessariamente quando nascem; no caso dos nove, todos eles vão desenvolvendo os seus poderes à medida que crescem e passam por experiências vitais, e então são preparados e treinados pelos seus Cêpans.

Cada Garde recebe uma arca de heranças dos seus Anciões Lóricos, e junto são orientados pelos seus mestres Cêpans. Cada uma dessas arcas podem possuir objetos fantásticos de magia que garantem mais habilidades ou suprem energia, como Macrocosmos (esferas que representam o sistema solar lórico, que se unem em um globo e se comunicam), Pedra da Cura (que cura os ferimentos mais terríveis provocados com a intenção de matar), Xitharis (uma pedra amarela que passa o legado temporariamente para outro), Sutento (cubo que produz água quando colocado na boca), Prisma (que pode anular os efeitos dos legados) e Óculos Escuros (que podem ser utilizados para ter uma visão de alguns segundos do futuro), entre outros inúmeros itens de poder.

Em meio a toda confusão e aventura que eles vivenciam a história também é incrementada com elementos e símbolos típicos da humanidade, como investigações do FBI e desenhos nas plantações, momentos em que os autores aproveitam para misturar a história com nossos próprios mistérios. Os sentimentos, assim como o conflito entre a razão e a emoção também fazem parte dos personagens, e toda história acontece com dilemas, traições, amor, amizade, vingança, típicos de qualquer enredo.

A narrativa varia de livro para livro, sendo que cada um pode ser narrado através do ponto de vista de determinado personagem, e você acompanha a história de diversos ângulos, o que é visto como um bom dinamismo pelos leitores da série. No entanto a extensão desse universo é imensa e para acompanha-lo você precisará de paciência. Pois existe uma quantidade enorme de coisas a serem conhecidas e desbravadas por quem se dispõe a ler.

Abaixo segue uma lista completa com os sete livros, todos já publicados pela Editora Intrínseca:

Por fim, temos ‘Os Arquivos Perdidos’ uma segunda série que é um Spin- Off de ‘Os Legados de Lorien’, totalmente digital que possui 16 volumes (no Brasil, 12 já foram publicados pela Intrínseca) e obviamente traz muito mais detalhes em riqueza de conteúdo sobre todo o Universo, o passado, os anciões, os legados e enfim, uma quantidade de informações para que os leitores sintam-se 100% imersos nessa realidade.

Revisado por: Bruna Vieira.

LOJA DC 4

Lorena S. Ávila, é sonhadora, mas principalmente realizadora. Futura Jornalista (e sabe-se lá as profissões que a vida lhe reserva). Ama o mundo das possibilidades. Nerd, fã de Tolkien, cinéfila, seriática e maníaca por livros. Blogueira no Penso, Logo Assisto. https://www.facebook.com/Pensologoassisto/

Comments