Connect with us

Colunistas

Superman de Zack Snyder deveria sair do Universo DC?

poe-na-roda-inscrevase

Isto viria a se tornar um vídeo, porém este será provavelmente o último artigo falando algo da Warner, pois estamos próximos da estreia de Doutor Estranho da Marvel nos cinemas, dia 26 inclusive fui convidado pela Disney para estar presente na cabine de imprensa para conferir o longa.

Esta semana publiquei uma notícia – tratando-a de maneira imparcial, pois ao noticiar algo devemos sempre ser assim, já que temos o espaço de colunistas, onde podemos manifestar nossas opiniões livremente – a matéria fora o artigo de John Ostrander, no qual ele detona o Superman do Cavill e enaltece o Superman da TV.

Para quem não sabe, John Ostrander é o criador da formação clássica do Esquadrão Suicida, este elogiou o filme de Esquadrão Suicida, e até então não se sabia das críticas do mesmo – pelo menos eu não – ao Superman desenvolvido por Zack Snyder.

Bom, agora sabemos.

Para Ostrander, Cavill além de ser um ator inferior, não faz jus ao personagem do Superman como Tyler Hoechlin faz. Mas há um problema que ele não esclarece muito bem ao longo do artigo, ao dizer que o Superman do Snyder é mais humano e realista.

Penso que isso é um elogio, pois foi de uma coragem sem igual, e o que eu espero de um diretor, que ora dizem ser “visionário”.

Entretanto, não estou aqui para fazer uma opinião contra o John, aliás, quem sou eu perto deste mito?

Já me acusaram de ser fã de Wikipedia, pela nota 9 que dei para Esquadrão Suicida em determinada critica (esta fora para os personagens que eu amei, e não para o roteiro, que é um lixo, enfim, águas passadas). Mesmo partindo da ideia de que posso discordar de tudo e de todos, ficarei aqui com a minha opinião sobre o artigo de Ostrander, até porque está claro o porquê dele pensar assim. Tem muitos fãs de quadrinhos de 30, 40, 50 anos atrás que jamais superaram a perda de Reeve. Quanto a isso, é perda de tempo discutir.

batman-vs-superman

Mas vamos lá! Se tem alguém para ser culpado, este é o Snyder, pois o Superman do cinema é dele. Seu conceito e ideia do personagem partiram dele, e podemos dizer que o Nolan também tem “culpa no cartório”, pois Man of Steel foi um roteiro inicialmente dele. Para John, um Superman sendo retratado mais perto da realidade é um perigo, porém penso que como existem duas editoras de quadrinhos produzindo filmes á rodo, então por que uma não deve fazer os filmes mais perto da realidade do que a outra? Afinal, devemos ficar felizes em não vermos mais do mesmo, Marvel ou DC estão construindo sua própria essência.

Em Justiça e Batman: Silêncio, que são HQs –  que eu amo – lembradas pela sua magnitude sombria e pessimista, então que seja assim nos cinemas também. Além destes arcos serem algo totalmente diferente do que a Marvel faz, é uma coisa que realmente combina com o Universo DC, acredito que o otimismo de Geoff Jhons, ao resgatar a editora com o Rebirth, seja mudar as histórias e não transformar os personagens do Universo DC em palhaços que salvam gatos de árvores e que tenham uma cueca por cima da calça como termômetro para que os fãs possam saber que a editora respeita o passado. Ela respeita, mas também deve observar o futuro.

Se Superman fosse retratado em uma HQ dos X-Men, este seria uma aberração, por que não podemos aceitar que pessoas com poderes espetaculares sejam tratadas como um problema para a sociedade em uma história e não podemos fazer o mesmo em outra? Alguns dirão que são HQs diferentes, e são mesmo, mas estas não são também um ambiente onde vivem os personagens? Pelo menos desenhados, dando de certa forma vida a eles? Não foi X-Men que quis transmitir dentro das HQs um ambiente hostil a gays, negros e a todas as minorias que temos no mundo, que são vistas pelo resto da sociedade como uma ameaça ao nosso bom modo de vida? Por que nos cinemas o Snyder não poderia fazer igual?

Morte do Superman

Se desejam um Superman pronto e estabelecido, leiam as HQs. Ademais, se não entendem que o Superman ainda está em desenvolvimento e que este tende a se transformar no maior herói do mundo – pois ainda não é – então não existe motivo para Zack Snyder permanecer no Universo DC, pois infelizmente as pessoas compram o que querem, e estas não compram imperfeições.

Não querem comprar um Superman que ainda não se achou, e se ele estivesse nos X-Men ou em qualquer outra HQ que fosse retratar a sociedade como de ela é, Superman jamais se encontraria como personagem.

SUPERMAN É O SER MAIS PODEROSO DO MUNDO, MAS ZACK SNYDER APENAS QUIS VENDER UMA COISA: QUE ELE É TÃO HUMANO E SUJEITO AS MESMAS FRUSTRAÇÕES QUE EU E VOCÊ, O HOMEM É DE AÇO, MAS O CORAÇÃO É DE CARNE. 

Não discordo do mestre John, apenas disse o que penso, e isso não é discordar, é apenas pensar.

Revisado por: Bruna Vieira.

Continue Reading
7 Comments
  • Clodoaldo Guilherme Costa

    Pelo título, me preparei para contra atacar. Ao ler o texto devo enaltecer sua coragem por ser o único (ao menos que eu tenha lido) que entoou fora das notas compostas por uma crítica covarde e parcial, que escreve temendo magoar leitores emocionalmente imaturos. Ademais, o simples fato de até hj MoS e BvS estarem em debate (acrescente à prateleira esquadrão suicida), reflete a riqueza filosófica, antropológica, sociológica, dentre outras, dos dois filmes do Snyder. Nada de textos prontos para descer guela a baixo dos fãs como os costumeiros filmes da marvel.

  • Fernando Menucci

    Concordo com o Clodoaldo, que, por sinal, esgotou boa parte dos comentários que eu pretendia fazer. Rs
    Sempre observo que os filmes de Snyder mantêm-se em pauta, enquanto que os elogiados que apenas seguem uma fórmula ficam com boas “notas”, mas são quase esquecidos.
    Belo texto. Típico de quem realmente analisou e pensou, indo contra o que a maioria faz. Parabéns!

  • BRICK : O Morto-Vivo Feliz

    Adorei o texto.
    O comentário do Clodoaldo G. Costa foi perfeito.

  • NãoConhecioOutroMundoPorQuerer

    Concordo Superman com falhas iniciando sua carreira como super herói com trauma vilão do mesmo nível que o seu, e por conta de sua inexperiência acabou ocasionando uma grande tragédia, que ele carrega nas costa até BvS começar.
    A crítica já queria um Superman feliz otimista, sorridente, preparado o herói perfeito pura incoerência deles, criticaram a destruição de Metrópoles dizendo cadê o peso tinham razão mais criticar esse Superman por ser depressivo estão errados, é óbvio ele ser desse jeito inicialmente ele está vindo de uma tragédia pior que 11 de setembro.
    Mais aí vem as incoerências do próprio roteiro que diminuem o herói Superman que pra mim tinha que ter evoluído com o andamento da trama, mais ele acaba sendo o mesmo herói falho do primeiro filme matando um cara o atravessando 5 paredes afora, tudo para renascer sem passar por um processo real de evolução pura preguiça de roteiro.

    A morte do Superman é uma das piores Idéias que esse filme tem.
    Primeiro: o Superman não tem nem dois ano em atividade sendo um Herói incontestável para a humanidade, muitos não o aceitam e o questionam vinde Batman e Lex Luthor, Superman não fez quase nada de significativo no Mundo e Carrega o peso nas Costas de Uma Cidade destruída e seus habitantes, não faz sentido aquela estátua existir, ainda mais sendo em Metrópoles;
    Segundo: o Superman tem um filme e meio muito pouco pra já matarem ele num filme em que ele tem que dividir o protagonismo com outros heróis e personagens importantes;
    Terceiro: o Apokalipse do Filme diferente dos quadrinhos não fez nada de Importante algo catastrófico a nivel mundial pra ter o peso do Sacrifício do Superman.
    Quarto: Lex o concebeu, e com 30 minutos de vida foi morto pelos Heróis, ficou irrelevante para o Mundo foi um ato isolado em que os Heróis deram conta, o roteiro tenta dar peso pro ato com os mísseis mais acaba sendo superfluo só uma referência de cavaleiro das trevas a mais;
    Quinto: isso tudo foi puro capricho do diretor de querer queimar um cartucho antes da hora adaptando a morte do Superman em um filme cheio de referências/easter eggs e sub tramas para agradar fanáticos, que na maioria das vezes não chegam a lugar nenhum, imaginem Superman consolidado um herói mais maduro com 3 a 4 filmes solos mais os da Liga, dai sim valeria a pena adaptar a morte dele com todos os heróis carregando seu caixão um enterro épico digno de um herói de verdade não aquilo que a gente viu no filme sem peso nenhum digno fazer Supermerda que ele é.

    • JOCILEN SILVA

      faço suas minhas palavras cara tudo que vc escreveu e o que os verdadeiros fãs acham

      • NãoConhecioOutroMundoPorQuerer

        Valeu cara nem me lembrava mais desse comentário, agora ele volta como símbolo de esperança palavras do próprio Batman, é chamar a gente de burro mesmo, argumento incoerente de roteiro mais é torcer pra funcionar.

  • JOCILEN SILVA

    o superman do snyderbosta é muito ruim coitado do cavil

Basta usar o cupom CDLLOJADCCOMICS

O CDL é hospedado pela DreamHost

Copyright © 2018 Cabana do Leitor.