Connect with us

Colunistas

Superman de Zack Snyder deveria sair do Universo DC?

Edilson Cândido Rezende

Published

on

LOJA DC 4

poe-na-roda-inscrevase

Isto viria a se tornar um vídeo, porém este será provavelmente o último artigo falando algo da Warner, pois estamos próximos da estreia de Doutor Estranho da Marvel nos cinemas, dia 26 inclusive fui convidado pela Disney para estar presente na cabine de imprensa para conferir o longa.

Esta semana publiquei uma notícia – tratando-a de maneira imparcial, pois ao noticiar algo devemos sempre ser assim, já que temos o espaço de colunistas, onde podemos manifestar nossas opiniões livremente – a matéria fora o artigo de John Ostrander, no qual ele detona o Superman do Cavill e enaltece o Superman da TV.

Para quem não sabe, John Ostrander é o criador da formação clássica do Esquadrão Suicida, este elogiou o filme de Esquadrão Suicida, e até então não se sabia das críticas do mesmo – pelo menos eu não – ao Superman desenvolvido por Zack Snyder.

Bom, agora sabemos.

Para Ostrander, Cavill além de ser um ator inferior, não faz jus ao personagem do Superman como Tyler Hoechlin faz. Mas há um problema que ele não esclarece muito bem ao longo do artigo, ao dizer que o Superman do Snyder é mais humano e realista.

Penso que isso é um elogio, pois foi de uma coragem sem igual, e o que eu espero de um diretor, que ora dizem ser “visionário”.

Entretanto, não estou aqui para fazer uma opinião contra o John, aliás, quem sou eu perto deste mito?

Já me acusaram de ser fã de Wikipedia, pela nota 9 que dei para Esquadrão Suicida em determinada critica (esta fora para os personagens que eu amei, e não para o roteiro, que é um lixo, enfim, águas passadas). Mesmo partindo da ideia de que posso discordar de tudo e de todos, ficarei aqui com a minha opinião sobre o artigo de Ostrander, até porque está claro o porquê dele pensar assim. Tem muitos fãs de quadrinhos de 30, 40, 50 anos atrás que jamais superaram a perda de Reeve. Quanto a isso, é perda de tempo discutir.

batman-vs-superman

Mas vamos lá! Se tem alguém para ser culpado, este é o Snyder, pois o Superman do cinema é dele. Seu conceito e ideia do personagem partiram dele, e podemos dizer que o Nolan também tem “culpa no cartório”, pois Man of Steel foi um roteiro inicialmente dele. Para John, um Superman sendo retratado mais perto da realidade é um perigo, porém penso que como existem duas editoras de quadrinhos produzindo filmes á rodo, então por que uma não deve fazer os filmes mais perto da realidade do que a outra? Afinal, devemos ficar felizes em não vermos mais do mesmo, Marvel ou DC estão construindo sua própria essência.

Em Justiça e Batman: Silêncio, que são HQs –  que eu amo – lembradas pela sua magnitude sombria e pessimista, então que seja assim nos cinemas também. Além destes arcos serem algo totalmente diferente do que a Marvel faz, é uma coisa que realmente combina com o Universo DC, acredito que o otimismo de Geoff Jhons, ao resgatar a editora com o Rebirth, seja mudar as histórias e não transformar os personagens do Universo DC em palhaços que salvam gatos de árvores e que tenham uma cueca por cima da calça como termômetro para que os fãs possam saber que a editora respeita o passado. Ela respeita, mas também deve observar o futuro.

Se Superman fosse retratado em uma HQ dos X-Men, este seria uma aberração, por que não podemos aceitar que pessoas com poderes espetaculares sejam tratadas como um problema para a sociedade em uma história e não podemos fazer o mesmo em outra? Alguns dirão que são HQs diferentes, e são mesmo, mas estas não são também um ambiente onde vivem os personagens? Pelo menos desenhados, dando de certa forma vida a eles? Não foi X-Men que quis transmitir dentro das HQs um ambiente hostil a gays, negros e a todas as minorias que temos no mundo, que são vistas pelo resto da sociedade como uma ameaça ao nosso bom modo de vida? Por que nos cinemas o Snyder não poderia fazer igual?

Morte do Superman

Se desejam um Superman pronto e estabelecido, leiam as HQs. Ademais, se não entendem que o Superman ainda está em desenvolvimento e que este tende a se transformar no maior herói do mundo – pois ainda não é – então não existe motivo para Zack Snyder permanecer no Universo DC, pois infelizmente as pessoas compram o que querem, e estas não compram imperfeições.

Não querem comprar um Superman que ainda não se achou, e se ele estivesse nos X-Men ou em qualquer outra HQ que fosse retratar a sociedade como de ela é, Superman jamais se encontraria como personagem.

SUPERMAN É O SER MAIS PODEROSO DO MUNDO, MAS ZACK SNYDER APENAS QUIS VENDER UMA COISA: QUE ELE É TÃO HUMANO E SUJEITO AS MESMAS FRUSTRAÇÕES QUE EU E VOCÊ, O HOMEM É DE AÇO, MAS O CORAÇÃO É DE CARNE. 

Não discordo do mestre John, apenas disse o que penso, e isso não é discordar, é apenas pensar.

Revisado por: Bruna Vieira.

LOJA DC 4
Comments