Connect with us

cinema

Um Lugar Silencioso “Qualquer suspiro pode ser fatal”

LOJA DC 4

Um Lugar Silencioso é o terceiro filme do também ator John Krasinski (The Office) e com certeza o melhor até agora. O longa é sonhado cartão de visitas que o diretor precisava para emplacar a nova carreira nos cinemas.

O elenco é relativamente pequeno, com o único núcleo formado pela família Abbot. Mas a atuação dos quatro atores é impecável e foge da mesmice. Lee, o personagem de Krasinski, é um pai que tem a dura tarefa de sobreviver com os filhos e a mulher, Evelyn, interpretada por Emily Blunt, num mundo pós-apocalíptico.

A química do casal funciona muito bem, o que já era de se esperar – Krasinski e Blunt são casados também na vida real. Mas, se não fosse a carga dramática trazida pelos jovens atores Noah Jupe e Millicent Simmonds, o filme não teria o mesmo impacto. A dupla interpreta Marcus e Regan, os filhos do casal.

Logo na cena de abertura, o diretor deixa bem claro o seu recado: qualquer suspiro pode ser fatal. Sem medo de chocar o público e fugindo de alguns clichês no gênero do terror/suspense, Um Lugar Silencioso mostra logo a que veio e não fica escondendo os verdadeiros vilões do filme, os monstros.

O longa tem pouquíssimas falas. Apenas em alguns momentos onde há barulho externo, como o som de cachoeiras, por exemplo. Além de usar a língua dos sinais, a família Abbot aprendeu a sobreviver no meio desse cenário caótico. Seja por meio de pegadas feitas com areia ou por não usar talheres para comer, tudo para abafar ou evitar qualquer tipo de barulho.

A mensagem do filme é passada de forma tão angustiante que o telespectador facilmente se vê transportado pra dento da tela. Não é difícil ficar colado na cadeira, roendo as unhas e com os olhos e, principalmente, os ouvidos bem atentos a tudo que acontece. Cada descuido dos personagens dá um susto verdadeiro na plateia.

Algumas situações são tão angustiantes que só de serem insinuadas já causam arrepio. Ao longo da jornada da família temos um salto temporal. Quando voltamos ao momento atual, Evelyn aparece grávida (a atriz ficou realmente grávida durante as gravações). O simples fato de imaginar um bebê nascendo e chorando nesse mundo é assustador.

Com uma história simples, mas que amarra todos os seus pequenos detalhes do ótimo roteiro pra lá no final apresentar um plot twist bem interessante e original.

Um Lugar Silencioso está em cartaz nos cinemas de todo país.

 

 

Um Lugar Silencioso

Um Lugar Silencioso
8.8

Roteiro

9.0 /10

Direção

9.0 /10

Fotografia

8.5 /10

Pros

  • Elenco
  • Trilha
  • História
LOJA DC 4

Formando em Jornalismo, cinéfilo fanático pelas franquias Star Wars e Batman. Eclético e buscando atualizar o gosto pelo cinema constantemente. Na TV, fã das séries The Walking Dead, Mr Robot, Westworld Rick and Morty.