Connect with us

Tempo

Uma viagem as origens do Funk com “Uptown Funk”

Assistir o clipe da música Uptown Funk de Mark Ronson ft. Bruno Mars é como entrar em uma máquina do tempo e ter uma grata surpresa de notar muitos elementos das raízes do funk em Memphis e Detroit na segunda metade da década de 60 e dos anos 70.

LOJA DC 4

A música é a principal aposta do álbum “Uptown Special” do artista e produtor musical inglês Mark Ronson, conta com a participação do cantor norte americano Bruno Mars, e foi lançado nos EUA dia 13 de janeiro de 2015 e no Reino unido dia 19 de janeiro de 2015. O álbum vem recebendo muitas críticas favoráveis dos críticos de música.

Uptown Funk foi o primeiro single deste álbum lançado anteriormente em 10 de novembro de 2014, e já completa mais de dez semanas no topo da parada de singles da Billboard, a Hot 100, e bate o recorde de ambos os artistas em primeiro lugar desta lista.

No programa de televisão “The Ellen DeGeneres Show”, a primeira dama Michelle Obama, 51 anos, dançou esta música em celebração do quinto aniversário da campanha Let’s Move idealizada por ela mesma. Durante a entrevista ela pede a todos para usar a hashtag #GimmeFive para as pessoas mostrarem como levam um estilo de vida saudável.

 

Saindo de toda boa forma e glamour da digníssima Michelle que arrasou com sua dança e o estilo elegante de sempre, e voltando as raízes musicais, me lembro de um jargão usado pelos músicos de jazz nas Jam Sessions pedindo para “apimentar” o modo que se toca. Dizendo “Now, put some stank (stink/funk) on it! (Referir se “funk” no meio do jazz também tem haver com “voltar as origens”.)

Esta música de riffs dançantes contagiantes ganhou uma versão remix com grooves ainda mais marcantes produzido pelo rapper Trinidad James. O DJ vencedor do prêmio Coca-cola Viewers Choice Award na categoria BET Award no ano de 2014. Trinidad resolveu colocar muito mais “Now, put some funk on it!” e surpreendeu na versão da música que já era originalmente muito alucinante. Confira o resultado:

Continue Reading
Click to comment

Conheça nossa comunidade no G+