O novo filme do Thor dirigido por Taika Waititi chegou aos cinemas e dividiu opiniões. O filme recheado de comédia e que introduz novos cenários para o telespectador, também está cheio de referência aos quadrinhos, mitologia nórdica, easter eggs e ligações com a nova fase do MCU.
- Jane Foster sofreu com o Blip de Thanos
Quando Thor e Jane se reencontram, ela menciona que estão sem se ver após o término apenas por “três ou quatro” anos. E Thor a corrige dizendo que, na verdade, são oito anos. Mas por que Jane teria uma percepção tão diferente de tempo em relação ao deus do trovão? A única explicação é que ela sofreu com o blip de Thanos, ficando ausente da linha temporal do MCU por cinco anos.
2. Será que pagaram algum ator mirim?
Ouvimos que os filhos de Chris Hemsworth, Natalie Portman, Christian Bale e Taika Waititi em Thor: Amor e Trovão , mas em que cena eles aparecem? Os filhos de Portman, os filhos de Bale e as filhas de Waititi estão entre os sequestrados por Gorr, o Carniceiro de Deuses (aliás você notou que o poder que Thor empresta pra eles se espalha entre os mesmo criando a forma de Yggdrasil? ). A filha de Hemsworth, Sasha, se juntou a eles, enquanto seu irmão gêmeo Tristan interpreta o jovem Thor na cena inicial. O maior papel, no entanto, vai para India Rose. Ela interpreta a filha de Gorr e eventualmente se junta ao Deus do Trovão como a superpoderosa, filha da Eternidade, Love.
3. Nick Furry
Durante o flashback narrado por Korg que mostra o relacionamento entre Jane e Thor, pudemos ver, em uma cena de jantar, Odinson receber uma chamada de Nick Fury, no entando, há uma brincadeira. Aparentemente, Thor salvou seu nome como “Nick Furry” que quer dizer “nick fofinho” ou “nick peludo”.
4. Cidade da Onipotência
O ponto de encontro de todos os Deuses do universo foi introduzido em Thor: God of Thunder #3 em 2012. Há muitos deuses nessa cena entre a multidão,aliás, queria muito ver visto o Khonshou do Cavaleiro da Lua por ali. Mas se você prestar bastante atenção, conseguirá identificar Bast, a Deusa da tribo do Pantera Negra em Wakanda.
5. As Cabras
No início do filme, Thor e os Guardiões da Galáxia são “presenteados” com duas cabras pelo Rei Yakan. Na mitologia nórdica, a carruagem de Thor é puxada por Tanngrisnir (rosnador de dentes) e Tanngnjóstr (moedor de dentes). O nome delas na Maarvel é Toothgnasher e Toothgrinder, ambas estão presentes nos quadrinhos, porém Taika deu seu toque cômico em ambas. Desde que elas chegam em cena, você já escuta os gritos que me fizeram rir o filme inteiro. Esse som/grito pode ser de fácil reconhecimento para alguns que estão familiarizados com os memes da internet. De acordo com Taika, os sons das cabras gritando foram inspirados por um vídeo meme viral da música de Taylor Swift “I Knew You Were Trouble”. O vídeo em questão substitui a queda do refrão da música por um vídeo de uma cabra gritando como os do filme.
6. Celestiais
Enquanto a equipe de Thor foge com o raio de Zeus, dois Celestiais gigantes observam sua fuga bem na janela atrás de Zeus. Os Celestiais tiveram suas histórias mais exploradas em eternos e pudemos ter mais uma palhinha desses seres presentes em várias partes do universo Marvel. Aliás, no hall de entrada para a sala da Eternidade, podemos ver também estátuas que lembram personagens que já vimos ou podemos ver em algum momento no MCU. Podemos ver o que parece ser Arishem, o Juiz, The Watcher (introduzido em What If…? ), The Living Tribunal (o poder autoritário do multiverso e Morte.
7. Hércules do bem?
A cena de crédito final do filme mostra Zeus (Russell Crowe) enviando seu filho Hércules (Brett Goldstein) para lutar contra Thor e fazer os humanos temerem os deuses novamente. Nos quadrinhos, Hércules começa como um inimigo de Thor, mas rapidamente se torna um aliado e um coadjuvante na Marvel Comics, inclusive sendo um membro dos Vingadores. Ele até namora Jennifer Walters, a She Hulk, gente.
8. Dr. Selvig
Stellan Skarsgard faz uma breve aparição como Dr. Erik Selvig através de uma chamada de vídeo para Jane enquanto a dupla analisa seu exame de sangue e ele oferece suas condolências pelo diagnóstico de câncer. Ele não é visto no MCU fora das referências fotográficas desde Vingadores: Era de Ultron ( 2015).
9. A Necroespada e mais referências a Eternos
Gorr se depara com a Necrosword, uma lâmina antiga originária do início dos tempos que tem o poder de matar deuses. Esta é a arma tradicional de Gorr nos quadrinhos, ligada a Knull, o Deus dos Simbiontes (sim, tem relação com venom) , um ser que governou o cosmos antes da luz e da vida. Irritado com o Big Bang e o trabalho dos Celestiais para criar galáxias, Knull criou a Necrosword como uma arma para matá-los.
10. Team Thor é canônico?
Enquanto filmava Thor: Ragnarok , Taika Waititi produziu vários curtas em que Thor Odinson morava com um colega de quarto chamado Daryl (interpretado por Daley Pearson). Estes não são considerados cânones; eles são deliberadamente omitidos da linha do tempo do MCU no Disney +. Surpreendentemente, Pearson reprisa o papel de Daryl em uma participação especial em Thor: Love and Thunder , onde ele interpreta um guia turístico.
Bônus: A ída de Jane para Valhala
Durante uma cena onde Sif pede para que Thor a deixe para morrer no campo de batalha para que ela possa descansar em Valhala, Thor diz para a amiga que ela só poderia conquistar seu lugar no pós vida dos vikings caso morresse em batalha, lutando, e não no campo de batalha. Mas… então, como Jane Foster conseguiu seu lugar lá? Que ela ganhou poderes e foi declarada viking, a gente sabe, porém ela não morreu lutando, certo? Ela morreu nos braços de Thor. Bom, é ai que você se engana, Jane passa o filme inteiro em batalha, até em sua morte. A sua batalha é contra o câncer.
Thor: Amor e Trovão está em exibição nos cinemas.