Connect with us

séries

5 curiosidades científicas sobre o universo que a série Cosmos explica

Nova temporada de Cosmos estreia dia 06 de junho, no National Geographic.

Avatar

Published

on

Considerada uma das séries científicas mais importantes da televisão mundial, #Cosmos foi criada e lançada em 1980 pelo astrônomo e cientista Carl Sagan com o título de Cosmos: Uma Viagem Pessoal. Sucesso de público, estima-se que a série foi assistida por quase meio bilhão de pessoas ao redor do mundo desde sua criação.

Após três décadas da sua estreia, a série voltou a ser exibida em 2014 em Cosmos: Uma Odisseia no Espaço – um remake da primeira temporada, apresentado pelo Neil DeGrasse Tyson – um seguidor de Sagan. Agora, em 2020, a franquia científica ganha uma nova temporada intitulada Cosmos: Mundos Possíveis, que estreia no dia 06 de junho, às 22h30, no National Geographic, também apresentada por Tyson. 

Composto por treze episódios, Cosmos: Mundos Possíveis transportará o público através de uma jornada pela evolução da vida, o cosmos, átomos e até a análise do futuro que nos espera dentro 20 anos, sendo uma ótima fonte para quem se interessa por ciência, astronomia e o universo em geral. 

E para esquentar a estreia, confira abaixo curiosidades científicas que a série #Cosmos explicou em suas temporadas passadas.

O começo de tudo

No episódio “O Limiar da Eternidade”, de Cosmos: Uma Viagem Pessoal, Sagan aborda as origens do universo explicando desde o Big Bang, até a formação de galáxia, mostrando o que as crenças populares falam sobre o tema. De forma didática, apresenta as noções básicas de física do universo, como o conceito das três dimensões – tudo o que existe tem comprimento, largura e profundidade – e a possível quarta dimensão (altura) para simbolizar a ideia de que o universo pode ter um tamanho oscilante.

A vida e morte das estrelas

No nono episódio de Cosmos: Uma Viagem Pessoal, o “A vida as Estrelas”, Sagan fala a respeito da vida e morte das estrelas, descrevendo seus estágios. As estrelas nascem a partir de uma nebulosa, se transformam nas gigantes vermelhas, depois em anãs brancas quando já perdem sua luz e, por fim, se transformam em estrelas de nêutrons ou buracos negros quando já possuem grande massa.

Calendário cósmico 

Em As Origens da Vida”, episódio de Cosmos: Uma Viagem Pessoal, Sagan apresenta aos espectadores o seu calendário cósmico, um método criado por ele para visualizar o tempo de vida do universo. Este calendário tem como objetivo abreviar os mais de 13 bilhões de anos de história do universo dentro do período de um ano, sendo o Big Bang no primeiro dia de janeiro, exatamente à meia-noite, e o começo da cultura moderna no dia 31 de dezembro. Entre o primeiro e o último dia do calendário, Sagan inclui outros fatos que marcaram a ciência e humanidade.

O mundo microscópico

No episódio “Aprofundando”, de Cosmos: Uma Odisseia no Espaço, Neil daGrasse Tyson apresenta o mundo além do que os humanos enxergam. A bordo da nave da imaginação, DeGrasse viaja para o interior de uma gota de orvalho, onde observa a batalha entre dois protozoários. Também acompanha animais microscópicos e analisa como tais teriam sobrevivido às cinco grandes extinções em massa do planeta Terra.  Dando continuidade, fala da importância das plantas e da clorofila, reduzindo ainda mais o tamanho da nave da imaginação para explicar o processo em termos bioquímicos. 

Cientistas esquecidos

Tanto em Cosmos: Uma viagem Pessoal, quanto em Cosmos: Uma Odisseia no Espaço, Sagan, DaGrasse e os roteiristas da série dão vida, nomes e rosto há uma dezena de cientistas que fizeram descobertas importantes para o mundo da ciência, mas que foram esquecidos e não tiveram o reconhecimento devido. Em “As Irmãs Sol”, DaGrasse apresenta Annie Jump Cannone Henrietta Swan cujos trabalhos foram fundamentais para a atual classificação estelar. Já Cecilia Payne foi desacreditada pelo próprio orientador em relação ao trabalho intitulado “Atmosferas Estelares”, atualmente considerado um dos principais estudos de astronomia no século XX.

Advertisement
Comments

séries

Atriz Naya Rivera, de Glee, é reportada como desaparecida

Seu filho de 4 anos foi encontrado sozinho em um lago da Califórnia

Avatar

Published

on

A atriz Naya Rivera foi reportada como desaparecida pelas autoridades do condado de Ventura, na Califórnia, após ir nadar no Lago Piru com seu filho de 4 anos.

How Naya Rivera Balances Her Show and Her 3-Year-Old Son Josey
Naya Rivera e seu filho

O departamento do Xerife informou que um barco foi alugado por Rivera às 13h da última quarta-feira (08) e três horas depois a criança foi encontrada sozinha por outros navegadores, que notificaram os oficiais. Uma busca pela atriz foi iniciada com o uso de helicópteros, drones e equipes de mergulho.

A criança não estava machucada e contou aos investigadores que os dois estavam nadando, mas a mãe nunca retornou para o barco. Ele utilizava um colete salva-vida, porém Rivera não. As autoridades estão trabalhando para reunir o menino com outros membros da família.

Naya Rivera é uma atriz e cantora estadunidense mais conhecida por seu papel na série Glee, de Ryan Murphy como Santana. Seu papel mais recente foi na produção original do YouTube Premium, a série Step Up: High Water, baseada na franquia de filmes Step Up, que durou duas temporadas.

Continue Reading

séries

O Mundo Sombrio de Sabrina é cancelado pela Netflix

O Mundo Sombrio de Sabrina terá apenas mais uma temporada.

Avatar

Published

on

By

A Netflix está encerrando outra série.

A Netflix anunciou que o drama baseado nos quadrinhos e personagens da Archie-verso Sabrina, terminará quando voltar no final deste ano para a “parte quatro”.

“Trabalhar em Sabrina foi uma honra incrível desde o primeiro dia. O elenco, começando com Kiernan como a bruxa adolescente favorita de todos, tem sido uma alegria absoluta. Sou muito grato à equipe, escritores, editores, assistentes e a todos que derramaram tanto amor nesse sonho sombrio de uma série”, disse o apresentador Roberto Aguirre-Sacasa.

“Também sou grato aos nossos parceiros da Netflix, Warner Bros., Berlanti Television e Archie Comics por nos deixar contar a história que queríamos contar, da maneira que queríamos contar. Mal podemos esperar para que todos vejam a quarta parte. ”

Originalmente desenvolvida na The CW como companheira de Riverdale, Sabrina acabou se mudando para a Netflix, onde obteve 20 episódios diretamente para a primeira temporada da série. Ela estreou em outubro de 2018. Uma segunda temporada de 16 episódios foi encomendada posteriormente, sendo que os oito primeiros foram lançados em janeiro.

Sabrina está indo para a sua quarta parte, e última, a série é um dos maiores sucessos da Netflix.

Continue Reading

séries

Série de comédia “Perfect Harmony” estreia no Fox Premium

A série estrelada por Bradley Whitford estreia na próxima semana

Avatar

Published

on

O canal Fox Premium vai estrear na segunda-feira (13), a série de comédia Perfect Harmony, estrelada por Bradley Whitford de The Handmaid’s Tale com direito a episódio duplo, a partir das 21h25. Após, os episódios serão exibidos semanalmente no mesmo horário.

No enredo, o ex-professor de música de Princeton Arthur Cochran (Withford) acaba encontrando inspiração nos lugares mais improváveis. Inesperadamente, ele se depara como diretor de um coral em uma igreja rural na pequena cidade de Conley Fork, no Kentucky (EUA), onde os cantores estão desafinados em mais de um sentido.

O coral, cujo membro principal é a garçonete Ginny (Anna Camp, de “Pitch Perfect”; “The Good Wife”), entretanto não acredita que a presença de Arthur ali seja necessária. Apesar do total embate de sensibilidades, Arthur e seus novos companheiros de coral podem ser a combinação perfeita de indivíduos para ajudar um ao outro a se reinventar e redescobrir um pouco de felicidade, exatamente quando todos mais precisam.

Com 13 episódios de 30 minutos cada, “Perfect Harmony” tem Lesley Wake Webster como roteirista e produtor executivo, Jason Winer como diretor e produtor executivo. 

Perfect Harmony estreia dia 13 de julho no Fox Premium, às 21h25.

Continue Reading

Parceiros Editorias