Connect with us

cinema

6 MOTIVOS PARA AMAR STEVEN SPIELBERG

Susu Oliveira

Published

on

LOJA DC 4

Steven nasceu dia 18 de dezembro em Cincinnati, Ohio. Enquanto outras crianças praticavam esportes, Steven inventava coisas para filmar. No Dia dos Pais de 57, Leah, mãe de Steven, deu a seu pai uma filmadora. Spielberg a pegava emprestada com frequência para gravar os momentos em família, tais como acampamentos, passeios de verão… Foi aí que Arnold descidiu dar a filmadora para Steven.

Em 1967, Steven conheceu George Lucas. Em 1992, usou CGI pela primeira vez, em Jurassic Park. Em 2002, formou-se em cinema pela Universidade do Estado da Califórnia, Long Beach (para quem não sabe, Steven, apesar de ter dirigido filmes de sucesso, formou-se com 55 anos).

Bom, vamos agora ao que realmente interessa! Fiz uma lista de 6 filmes de grande sucesso de 1975 à 2012.
Acredito que vocês já tenham assistido alguns filmes dele, mas para quem quer relembrar ou conhecer mais Spielberg, esse é o primeiro passo.

Tubarão  –  1975
Em 1973, Steven começou a ler um romance escrito por Zanuck/Brown. Se apaixonou pela história e no verão de 75 havia arrecadado uma quantia de 260 milhões de doláres, tornando Tubarão seu primeiro blockbuster da vida e do verão.

E.T. – O Extraterrestre – 1982
O filme mostra os sentimentos que Steven teve quando era menino. Como vivia se mudando de uma cidade para outra, ele sempre se imaginava fazendo amizade com um E.T. Steven começou a escrever a história quanto estava na locação de Os Caçadores da Arca Perdida. E.T. arrecadou mais dinheiro do que qualquer outro filme da história, ultrapassando Tubarão e até mesmo Guerra nas Estrelas.

Night Gallery – 1983
Era uma série de programas de assombração com meia hora de duração com finais de reviravoltas surpreendentes. Steven encantou Joan Crawford, uma estrela de cinema , que podia se comportar como Cruella Cruel se quisesse, e ela mostrou uma grande atuação. Steven dirigiu muitos episódios para a TV e uma série de filmes de uma hora, também feitos para a TV.

Jurassic Park – 1993
Assim como Tubarão, Jurassic Park era um romance, escrito por Michael Crichton. Cientistas acham insetos que tinham se alimentado de sangue de dinossauro, presos dentro de uma pedra de âmba, preservando o DNA dos dinossauros. Jurassic Park, o nome dado por Hammond, dono da ilha, logo se tornaria a maior atração turística de todos os tempos. Antes da inauguração, três cientistas e os netos de Hammond vão à ilha para conhecer o parque. Só não contavam que os dinossauros escapariam. O mais assustador é o Tyrannosaurus Rex. Steven usou CGI (imagens de cinema e efeitos especiais criados no computador) pela primeira vez em Jurassic Park.

O Resgate do Soldado Ryan – 1998
O Resgate do Soldado Ryan, para Dream Works foi para seu pai, que em 1942 foi enviado para lutar em Mianmar, um pequeno país asiático. Uma das primeiras cenas do filme é do dia 6 de junho de 1944, quando as tropas americanas lideravam um ataque surpresa chamado Dia D, contra os alemães, na costa da França. O Resgate do Soldado Ryan foi um tributo aos soldados americanos que arriscaram suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.

Lincoln – 2012
Steven começou a trabalhar no filme em 2011, o ano que marcou o aniversário de 150 anos do início da Guerra Civil Americana. Lincoln se passa em 1865, durante os últimos meses de vida do presidente. No filme, Lincoln encara três obstáculos. Deve unir conselheiros do seu gabinete, que não concordam entre si para ficarem ao seu lado. Lincoln precisa de apoio para uma emenda da Constituição que abolirá a escravidão. O longa mostra o charme e a força de vontade do ex-presidente americano. É uma poderosa reflexão do interesse que Steven teve por muitos anos por Abraham Lincoln.

Estes são apenas alguns dos muitos filmes de sucesso da história de Steven e da nossa, é claro. Entre eles, você pode assistir também A.I.: Inteligência Artificial,  As Aventuras de Tintim, Indiana Jones e a Última Cruzada.
São filmes que marcaram época, que mostram atos de coragem que podem mudar a história. Filmes que nos fazem sorrir, chorar e ficar sem ar.

Isso me faz querer agradecer aos pais de Steven, especialmente a seu pai, que em 1957 emprestou Brownie para seu filho.

Susu Oliveira
Sou um Terra de Siena natural com queimada e um tantinho de amarelo ocre.
Comments