A lista de indicados ao Oscar é a mais inclusiva da história,e traz mulheres, negros e latinos com representatividade em alta na Academia. E para quem esperava um segundo “OscarWhite”, após a última edição de 2016, neste ano, o que se observa é um banho de representatividade.
Os indicados a 90° edição neste domingo(4),que será transmitido pelo TNT (Tv paga), estão recheados de filmes com muita técnica e arte. Os grandes nomes da premiação mais diversa dos últimos tempos são:
Corra: O filme foi indicado nas categorias Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme, transforma Jordan Peele, Diretor do longa, no primeiro Negro da história a concorrer aos maiores prêmios do Oscar no mesmo ano.
Lady Bird: A Hora de Voar – O filme marca a décima terceira vez que um longa dirigi do por uma mulher(GretaGerwig),ganha destaque na indicação,para o prêmio de melhor filme.
A Forma da Água: Octavia Spencer, indicada na categoria de melhor atriz coadjuvante.Sendo,a segunda mulher negra depois de Viola Davis,a conseguir a marca de três indicações em dois anos seguidos.
Lágrimas sobre Mississipi – Onde Rachel Morrison é a primeira mulher a ser indicada em Melhor Direção de Fotografia. Temos também e de forma merecida a Diretora De Reeseaatriz Mary J.Blidge, sendo indicadas a Melhor Direção e Melhor atriz coadjuvante, neste caso Rees é a primeira mulher negra a fazer parte desta categoria e Mary Blig de à primeira mulher negra a conquistar duas indicações no mesmo ano.
Strong Island: O documentário dirigido pelo diretor Yance Ford,tornando-se o primeiro diretor trans a ser indicado a um Oscar.
Me Chame Pelo Seu Nome: O filme baseado no romance masculino. Possui indicação em quatro categorias do Oscar: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator, Melhor Filme e Melhor Canção Original. Vale ressaltar que o longa tem uma presença nacional, o Produtor Brasileiro Rodrigo Teixeira.