degeneradocapa

Resenha | Degenerado

Mylla Martins
Por
Mylla Martins
Tatuadore, amante de artes, jogadore de LoL nas horas vagas e leitore compulsive.

A obra de Chloé Cruchauted veio para o Brasil através da editora Nemo, que sempre busca novidades muito interessantes e importantes dentro do atual mercado de quadrinhos. Degenerado não fica nada longe disso.

- Anúncios -
degenerado 7

O livro foi inspirado em um outro título de nome La Garçonne et L’ assassin, de Fabrice Virgili e Daniéle Voldman. Ambos contam a história de Paul e Louise, um casal que viveu na década de 1910. A Primeira Guerra é o cenário da história e Paul, um dos soldados escalados para proteger seu país nas temíveis trincheiras.

SIGA O CABANA DO LEITOR
Cabana do Leitor Google Discover

Google Discover é do Google. Os cabaneiros podem nos seguir por lá.

Seguir

O inferno não dá tréguas e, após ver a forma brutal com que foi tirada a vida de seu amigo, o homem preferiu o perigo de viver como desertor à estar abeira de uma morte tão horrível como a que havia presenciado. Foi Louise quem o ajudou a esconder-se do exército, condenado à permanecer em um quarto de hotel até que a guerra tivesse fim. Mas a solução veio antes e Paul teve a grande ideia de mudar sua identidade, transformando-se em Suzzane.

- Anúncios -
degenerado 2

A guerra trouxe à tona problemas muito maiores que a prisão de um desertor. A confusão de gênero, o trauma e o conflito entre o casal acaba com um final cheio de surpresas.

A medida que Chloé vai mais a fundo, seus diálogos ficam mais viciantes, senão excitantes. A cada descoberta,uma emoção. Os quadros da autora são excelentes, passam muito bem o clima que os personagens se encontram.

- Anúncios -
degenerado4

Apesar de preto e cinza, tirando as cenas que a importância está atribuída à alguém, todo o quadrinho leva um ar mais monótono, talvez para afirmar o peso da guerra aos parisienses. Mas a riqueza de detalhes em cada página precisa ser reconhecida, seus traços particulares também agregam beleza à obra, que aparenta abusar das técnicas com grafite e nanquim.

A delicadeza, até nas partes mais quentes, servem para balancear o drama que vem forte para além do início dessa história de amor. Ao final do livro, informações extras são apresentadas, revelando um estudo de uma biografia .

- Anúncios -
degenerado 3

Degenerado rendeu dois prêmios à autora, como o Prêmio da edição 2014 do Festival de Angoulême na categoria de Melhor Albúm, e o Grande Prêmio da Associação de Críticos e Jornalistas de Quadrinhos Francesa, em 2013. A HQ é o fruto de um trabalho incrível de pesquisa. Uma releitura fantástica, sem defeitos.

Uma leitura chocante de uma grande artista.

Compartilhe este artigo
Seguir
Tatuadore, amante de artes, jogadore de LoL nas horas vagas e leitore compulsive.