Com direção, roteiro e produção de Nick Bilton, jornalista veterano da área de tecnologia fazendo também sua estreia como diretor, a obra Fake Famous aborda a indústria dos influenciadores digitais e conta com um experimento social inovador.
O documentário propõe uma verdadeira imersão nesse universo, através do desejo e busca pela fama e por essa vida perfeita das redes sociais.
O experimento que o documentário acompanha consiste na tentativa de tornar três pessoas comuns de Los Angeles, e com relativamente poucos seguidores nas redes sociais, em influenciadores famosos. Assim, inicialmente por meio da compra de seguidores e ensaios fotográficos falsos, logo os “recém-criados” influenciadores se deparam com as maravilhas, mas também todas as dificuldades da vida que sempre sonharam em ter.
A experiência de cada um dos três selecionados – a aspirante a atriz Dominique, o estilista Chris e uma funcionária do mercado imobiliário Wylie – foi extremamente diferente. Na medida em que o experimento foi dando resultado em número de seguidores, os influenciadores fake começaram a chamar a atenção de diversas marcas, que os procuravam para trabalhos de publicidade e divulgação, ganhando verdadeiras fortunas.
Abordando temas como efemeridade do mundo da fama e influência digital, obsessão da sociedade com as aparências e números de curtidas, e a fabricação do nosso mundo virtual, Fake Famous conta também com algumas entrevistas e presenças como Taylor Lorenz, repórter da área de tecnologia do The New York Times, Liz Eswein, do superpopular @newyorkcity, bem como a repórter da área de tecnologia da Bloomberg Sarah Frier e a autora de Fame: The Hijacking of Reality, Justine Bateman.
Mas mais do que isso, o documentário foi inspirado em questões fundamentais para as quais Bilton procurava uma resposta e que serviram de guia, especialmente “o que define fama e influência na era digital?” e a indagação sobre a relação entre a fama e o número de seguidores de uma pessoa nas redes sociais.
O novo filme da HBO é uma parceria com a Consolidated Documentaries e conta com a produção de Annabelle Dunne e Mary Recine, produção executiva de Graydon Carter e produção executiva pela HBO de Nancy Abraham e Lisa Heller, e Sara Rodriguez é a produtora sênior.