O governo Bolsonaro parece ter se equivocado na divulgação do lançamento do satélite brasileiro, o Amazônia 1.
No Twitter ao lado do ministro da tecnologia Marcos Pontes, o presidente Bolsonaro, divulgou o lançamento do projeto que visa monitorar a floresta Amazônica contra o desmatamento, porém ao lado da imagem dos dois homens de estado, também tinha a imagem do satélite, que não lembra em nada o projeto oficialmente lançado.
Segundo o site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o satélite tem uma forma bem diferente do divulgado oficialmente pelo presidente..
Colocamos o satélite de verdade (primeira imagem) em paralelo com o publicado no perfil oficial do presidente (segunda imagem).
Sim, este satélite publicado pelo presidente é um da Liga da Justiça, historia em quadrinhos com personagens que como sabemos, não existem na vida real.
O SATELITE
Segundo o G1, o equipamento é o terceiro a formar o Deter, sistema que monitora alertas de evidências de alteração desmatamento na região da Amazônia.
O satélite possui 4 metros de comprimento e 640 kg, o Amazônia 1 vai ficar a 752 quilômetros acima da superfície da Terra em uma órbita entre os polos norte e sul e vai capturar imagens em alta resolução. As fotos começaram a ser tiradas cinco dias após o satélite se estabilizar na órbita.