Recentemente anunciado, o mais novo FIFA 22 já pode decepcionar algumas pessoas, visto que o jogo não terá upgrade gratuito para a nova geração de consoles.
Explicando melhor, se tornou comum nesse momento de transição de geração em que estamos, onde a maioria das pessoas ainda possuem Playstation 4 e Xbox One, mas estão aos poucos migrando para o Playstation 5 e Xbox Series, os jogos serem lançados para ambas as gerações, com as pessoas os adquirindo na geração antiga e, quando migram para a nova, receberem os upgrades com os benefícios dos novos consoles de forma gratuita para o jogo.
Porém esse não será o caso de FIFA, onde será necessário comprar a versão “Dual Entitlement“ para poder ter acesso ao jogo nas duas gerações, versão essa que faz parte do pacote Ultimate Edition, o mais caro disponível. Caso não seja realizada a compra do pacote, será necessário comprar o jogo novamente para a outra geração desejada. Esse pacote também só pode ser comprado de forma online, visto que de forma física seriam necessárias duas mídias, uma para a versão de cada console.
Além disso, jogadores de um determinado consoles só poderão jogar online contra jogadores do mesmo console, sem intercâmbio de gerações.
Basicamente, FIFA 22 para PlayStation 4/Xbox One é um jogo diferente do FIFA 22 de PlayStation 5/Xbox Series, da mesma forma que, por exemplo, o FIFA 10 de PlayStation 2 era diferente do FIFA 10 de PlayStation 3.
A grande questão ética que se levanta agora é se as versões das duas gerações possuem diferenças substanciais para que esse modelo seja válido, ou se é apenas uma jogada de marketing da EA para gerar mais lucro em cima dos consumidores. Usando o exemplo passado, o FIFA 10 era bastante diferente nas duas gerações, tanto em gráficos como em mecânicas, sendo de fato dois jogos diferentes. Porém, esse pode não ser o caso de FIFA 22, algo que não é possível definir sem o jogo ter sido lançado, mas não são raras as polêmicas nas quais a EA se vê envolvida por causa do título ao se utilizar de estratégias não éticas para fazer o consumidor gastar mais dinheiro.