Quando pensamos em jogos eletrônicos, associamos a diversão e entretenimento. Mas na última década, esse termo também foi associado a trabalho, já que o cenário de jogos competitivos se tornou uma das profissões mais rentáveis do mercado de entretenimento, dominando legiões de players pelo mundo.
Com esse crescimento na indústria de jogos e no cenário competitivo, as possibilidades aumentam, logo que a maioria destes grandes títulos são fáceis de consumir e são completamente gratuitos, como é o caso de Free Fire e League of Legends.
Por isso, os esports se tornaram tão forte no meio eletrônico, que até mesmo redes de entretenimento para estes jogos foram criados, já que o cenário acolhe a comunidade, onde os profissionais atuam como atletas de alta performance e todos os fãs podem acompanhar ao vivo, sem precisar sair de suas casas, por meio de plataformas de streaming e canais dedicados a esta modalidade.
Por isso, criamos uma lista para você que se interessa por jogos e quer conhecer um pouco mais do cenário de esports.
6. Fortnite
Um dos jogos mais versáteis dos últimos tempos (podendo ser jogado em consoles, computadores e celulares) e com alta popularidade, Fortnite pode não ter sido o primeiro “Battle Royale” mas é certamente o mais querido da comunidade. O título não só promete vários modos de jogo e rankings, mas também é gratuito e conta com parcerias de grandes franquias, como Star Wars, Marvel e DC, além dos shows ao vivo que acontecem, mais uma vez, de forma totalmente gratuita, como o de Travis Scott e Ariana Grande.
Mas nem só de skins e 4-fun se faz um jogo, o cenário competitivo de Fortnite também é muito forte. Fortnite World Cup, Fortnite Champion Series (FNCS) além dos torneios semanais, únicos e Copas de Criador, com várias modalidades, integram na cena de esports pelo mundo.
5. Call of Duty: Warzone/ COD Mobile
Uma franquia extensa e já conhecida pelos gamers, Call of Duty criou uma base sólida na comunidade e tem vários títulos no cenário competitivo. Com grandes nomes como o mais novo Call of Duty Black Ops: Cold War, Call of Duty: Warzone e sua versão mobile, o COD Mobile.
Warzone é um Battle royale que bate de frente com PUBG, Free Fire ou Fortnite, já mencionado anteriormente na lista, é um jogo gratuito da franquia que também é muito forte no cenário competitivo. Além disso, sua versão Mobile não fica para trás, tendo uma comunidade a parte, com a volta do Call of Duty: Mobile World Championship 2021 que contou com um prêmio total de mais de US$ 2 milhões.
4. Valorant
Talvez um dos jogos de maiores sucesso dentro dos FPS táticos, Valorant, recente aposta da já conhecida no cenário competitivo, Riot Games, vem crescendo a cada dia, não só na modalidade comum mas também com o cenário feminino.
O jogo que consiste em plantar a “spike” na base inimiga e proteger seu time, com 5 jogadores que precisam não só pensar em estratégias, mas alinhar as balas com suas skills que podem virar o game. Por ser um jogo gratuito e fácil de jogar, que mistura o FPS com o carisma de League of Legends, Valorant “nasceu” nos esports, já que pouco depois do seu lançamento, recebeu três indicações ao The Game Awards e já figurou entre os 50 títulos que mais premiaram no cenário competitivo, segundo o site Esports Earnings.
3. CS:GO
Counter-Strike: Global Offensive é um títulos mais jogados nos últimos anos e configura um dos maiores cenários de esports do mundo. Com a mesma premissa dos jogos antigos que fizeram a infância de gerações, o jogo consiste na mesma fórmula básica, contra-terroristas e terroristas lutando pelo espaço no mapa.
A jogabilidade imprevisível de CS:GO e sua comunidade tão unida monta um cenário gigantesco, tendo destaques como jogadores e influencers brasileiros que tem seu nome muito estabelecido fora do país, como é o caso de FalleN e Gaules.
2. League of Legends
Nos últimos anos, quem não ouviu falar sobre League of Legends? Os MOBAs vem de uma modificação de Warcraft III chamada Defense of the Ancients, que passou a ser comumente conhecido como Dota. Mas a partir daí foi que League of Legends nasceu. Carro-chefe da desenvolvedora Riot Games, o jogo gratuito e leve criou uma legião de jogadores pelo mundo. Com a fórmula mágica, construiu uma comunidade gigantesca, estando no mercado há mais de 10 anos, transformando nossa forma de ver o cenário de jogos eletrônicos, levando os jogos também para a televisão, e sendo reconhecido consistentemente como um dos jogos mais populares do mercado, além de liderar as visualizações na Twitch e outras plataformas por vários anos consecutivos.
O jogo consiste em dominar a base inimiga e destruir o seu nexus, levando a vitória de Summoner’s Rift. E conta com torneios regionais como LCK, LPL e CBLOL, além do Mundial de League of Legends, que une os maiores times das regiões, todos os anos, em um confronto de tirar o fôlego.
1. Free Fire
O battle royale exclusivo para celulares pode ser considerado hoje, um dos jogos mais acessíveis e queridos do meio de esports. Free Fire começou com a fórmula simples dos tão conhecidos jogos de sobrevivência, onde consiste em dominar o mapa e seus inimigos e ser o último a sobreviver. Tudo isso, podendo rodar em celulares com baixo desempenho e sendo reconhecido por ser acessível para todos, se tornando uma febre no Brasil (e talvez, mundial). Além disso, o jogo ainda abriu portas para novos “talentos” no meio, que antes não tinham condições de um computador de última geração para alcançar o novo sonho da década, ser um profissional de esports.
Free Fire conquistou públicos de todas as idades, plataformas de streaming e várias organizações de esports. Com grandes números, vieram grandes responsabilidades e hoje, o cenário competitivo é tão grande quanto sua fama em todos os cantos do Brasil.