Cativante e viciante, você precisa assistir.
Kimihiko Kimitsuka, um adolescente colegial, explica a sua habilidade investigativa como uma tendência peculiar em resolver mistérios que, desde a infância, o coloca em cenários de crime intuitivamente. Em uma viagem, conheceu a detetive misteriosa cujo codinome era Siesta, enquanto ocorria um sequestro do avião.
A detetive o convidou para ser o seu assistente investigativo e, sendo assim, trabalharam juntos por três anos lutando contra organizações secretas. Apesar desse longo período lado a lado, Kimihiko não conhecia quase nada sobre a sua parceira, e antes mesmo que pudesse conhecer, ela morreu.
Mesmo tentando fugir da habilidade intrínseca de investigação, Kimihiko retoma uma vida normal de estudante, ainda solucionando pequenos mistérios e crimes nas redondezas mas tendo como objetivo não se comprometer com esse estilo de vida novamente. Porém, conheceu uma garota que estuda em sua escola chamada Nasiga Natisunagi, que pede a sua ajuda para descobrir quem é a pessoa que acredita não se lembrar mais.
Tantei wa Mou, Shindeiru (cujo título em Inglês é conhecido como The Detective is Already Dead) é a primeira obra de light novel de Nigojuu, ilustrada por Umibouzu que, inicialmente, publicou-o no site Kakuyomu e mediante à crescente popularidade, fora publicada pela KADOKAWA sob o selo da MF Bunko, com sua primeira compilação publicada no Japão em 21 de novembro e vencedor do 15° prêmio anual MF Bunko J. Rookie.