A ESL está trabalhando com a Valve para sediar o segundo Counter-Strike Major de 2022 na cidade brasileira do Rio de Janeiro, uma vez que já havia sido anunciado em 2020 porém a pandemia não deixou acontecer. Muitos dizem que existem planos provisórios para um ESL Major, chamado IEM Rio Major, a ser realizado de 31 de outubro a 13 de novembro.
Em setembro, a ESL anunciou que o IEM Rio Major estava “sob consideração com a Valve para 2022”. Inicialmente, o evento deveria ser realizado em maio de 2020 sob o nome de ESL One: Rio Major antes de ser adiado e cancelado em meio à crise global da saúde.
Ainda não está claro qual local está na mente da ESL para sediar a Champions Stage do IEM Rio Major. Em 2020, os playoffs do torneio seriam realizados na frente de uma platéia ao vivo na Jeunesse Arena, uma arena multiuso coberta que sediou o League of Legends Mid-Season Invitational de 2017 e as finais da 8ª Temporada da Pro League de Rainbow Six Siege de 2018.
Conforme relatado pelo HLTV.org em maio de 2021, a Valve planeja realizar dois Majors de CS:GO em 2022. O operador do torneio do primeiro Major, programado para 9 a 22 de maio, permanece incerto.
A renomeação do Rio Major de ESL One para IEM ocorre após a renovação “histórica” da longa data da ESL com a Intel. Como parte do novo acordo, que começou em 2022 e vai até o IEM Katowice 2025, todos os torneios de CS:GO do circuito ESL Pro Tour que não são da liga serão realizados sob a marca IEM.
Muito ainda se especula pela forma e o andamento dos protocolos a serem realizados, mas a expectativa é positiva para o mundo dos E-sports, basta agora a espera e resposta perante o estado mundial que estamos passando.