Um dia depois de dar um tapa em Chris Rock no palco do Oscar, Will Smith está se desculpando diretamente com o comediante.
“A violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. Meu comportamento no Oscar de ontem à noite foi inaceitável e imperdoável”, escreveu ele em um post no Instagram na segunda-feira.
O momento veio depois que Rock fez uma piada sobre a esposa de Will Smith, Jada Pinkett Smith, enquanto apresentava o Oscar de melhor documentário. Rock fez uma piada sobre Pinkett Smith se preparando para filmar uma sequência de G.I. Jane — o que aparentemente era uma referência à cabeça raspada da atriz. (Pinkett Smith foi aberta sobre sua queda de cabelo devido à alopecia.)
Will Smith subiu ao palco e deu um tapa em Rock. Voltando ao seu lugar, ele gritou para Rock: “Mantenha o nome da minha esposa fora da sua boca!”
Aceitando o Oscar de melhor ator mais tarde por seu papel em King Richard, no qual ele interpreta Richard Williams, pai das lendas do tênis Venus e Serena, ele se desculpou por suas ações, mas não se desculpou diretamente com Rock. Seu post de segunda-feira no Instagram incluiu um pedido de desculpas ao humorista.
“Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada foi demais para eu suportar e eu reagi emocionalmente”, escreveu ele. “Eu gostaria de pedir desculpas publicamente a você, Chris. Eu estava fora da linha e eu estava errado. Estou envergonhada e minhas ações não indicavam o homem que quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e bondade.”
Ele passou a se desculpar com a Academia, os produtores do show e as pessoas que estavam assistindo da plateia pessoalmente e em casa, além da família Williams e “minha família King Richard“.
“Lamento profundamente que meu comportamento tenha manchado o que tem sido uma jornada maravilhosa para todos nós”, escreveu ele. “Eu sou um trabalho em progresso.”